26 de mar. de 2013

Páscoa do Senhor Jesus


Evangelho

Domingo bem cedo, quando ainda estava escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Então foi correndo aonde estavam Pedro e o outro discípulo que Jesus estimava muito, e disse:
_ Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
Então Pedro e o outro discípulo foram ao túmulo. Os dois correram, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Quando se abaixou para olhar, viu os lençóis de linho, mas não entrou. Pedro, porém, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali, e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas enrolada ali ao lado. O outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu. (Eles ainda não tinham entendido as Escrituras Sagradas, que dizem que era preciso que Jesus ressuscitasse.)

Orientação

Desenvolvimento do Evangelho
Domingo é o Dia do Senhor, o mais importante da semana do cristão, pois é o dia em que ele vai à casa do Pai para se encontrar com o seu Senhor. É o dia da ressurreição de Jesus que está vivo no meio de todos os que crêem.
E, foi neste dia, no terceiro depois da morte de Jesus, que Maria Madalena, mulher símbolo da comunidade convertida, foi até o lugar onde Ele estava sepultado para limpar o Seu corpo. Essa higienização era comum acontecer antes do sepultamento, porém, não foi possível pelo fato de Jesus ter morrido e ter sido sepultado às pressas na sexta-feira à tarde. Aos sábados os judeus não podem trabalhar.
Quando Maria Madalena chegou ao tumulo, encontrou o lugar aberto sem Jesus presente. Diante desta cena ela pensa que haviam roubado o corpo de Jesus, mas o fato mostra que não houve violação do sepulcro e nem roubo do cadáver, porque os ladrões não teriam se preocupado em dobrar o sudário (nome que se dá ao tecido que envolve o cadáver).
Maria Madalena representa a comunidade sem a perspectiva de fé, incapaz de assimilar a morte de Jesus, mas que mesmo assim, vai até Seu túmulo, sintetizando a busca dos cristãos pela vida e pelo amor. Ela ficou assustada porque não tinha entendido a mensagem que Jesus havia deixado durante a Sua vida, sobre a Sua morte e ressurreição, e foi correndo contar a Pedro o que tinha visto.
Os discípulos estavam descrentes, sem entender o que havia acontecido e, o fato de Maria Madalena encontrar Pedro e João sozinhos, mostra como os cristãos haviam se dispersado após a morte de Jesus.
Nesta passagem, pode-se verificar como João teve fé na ressurreição no momento em que não viu o corpo de Jesus no sepulcro. A ressurreição do Senhor era algo inusitado e, neste momento, só o discípulo que ama é capaz de descobrir e torná-la objeto de sua fé: Jesus não estava preso à morte. Ele estava vivo!
Tanto Pedro como João vêem os mesmos sinais, porém, aquele que ama é quem chega primeiro à descoberta do que é a verdade, porque o amor é mais forte do que a morte.

Falando para os pequeninos

Hoje estamos em festa! É um dia de muita alegria, pois comemoramos a Ressurreição de Jesus.
O que significa Ressurreição? Significa nascer de novo no céu. Jesus, hoje, nos dá a certeza de que um dia, depois da nossa morte, todos nós viveremos junto Dele, no céu.
Vamos agora ouvir o Evangelho para saber como as pessoas descobriram que Jesus tinha ressuscitado (ler o Evangelho).
Muitas pessoas ganham, hoje, um ovinho de chocolate, sabem por quê? Porque o ovo representa a vida, isto é, na natureza, dos ovos nasce uma vida nova. E esses ovos, que são feitos de chocolate, nos mostram como Jesus é doce e nos ama muito.

Atividades para o Encontro

Compromisso da semana
O compromisso desta semana é contar para as pessoas como Jesus está vivo, Ele ressuscitou!
Oração
“Jesus querido, que alegria saber que está vivo no meio de nós!”
Sinal da Cruz, Pai-Nosso, Ave-Maria e uma oração espontânea da criança e do catequista sobre o tema do dia ou uma necessidade.
Material de ilustração
Jesus vive!
Material para Atividade
Colorir a ilustração.
Preparação para a Atividade
Tirar cópia dos desenhos para as crianças.
Dinâmica: “Caça ao tesouro da vida”
Mensagem: Jesus ressuscitou e nos trouxe uma mensagem de fé, esperança e vida eterna! Essa mensagem deve estar viva dentro de nós, a todo instante.
Esta dinâmica constitui-se numa caça ao tesouro, em que as crianças vão achando pistas de onde está o tesouro, até encontrá-lo. Somente chega ao tesouro quem responde corretamente às perguntas (pistas) que são deixadas ao longo do caminho… A cada resposta correta, uma nova pista é dada.
Passo a passo da caça ao tesouro:
- O voluntário irá explicar como será a caça ao tesouro e fazer a primeira pergunta;
- se as crianças acertarem a resposta, ele dará a pista de onde se encontra a próxima pergunta
(Ex: o lugar da próxima pergunta é um espaço pequeno, em que geralmente outros seres vivos se desenvolvem – resposta seria vaso). Se as crianças não encontrarem o voluntário dará dicas para ajudar;
- ao encontrar a próxima pergunta, devem avisar a todos e se reunirem num local determinado do espaço para ler a pergunta (caso ainda não saibam ler o voluntário deve ajudar) e encontrarem juntos a resposta;
- quando acertarem a resposta o voluntário dará a nova dica;
- a última pista levará ao tesouro.
Esta dinâmica geralmente é desenvolvida dentro de uma proposta lúdica (alegre) e desafiadora, sendo muitas vezes proposta com caráter competitivo (em que as equipes competem para ver quem chega primeiro ao tesouro).
Devido ao enfoque de nossa dinâmica ser para crianças pequenas, faremos esta proposta de uma maneira coletiva, sem competição.
Caso o grupo de crianças seja muito grande, deve haver uma divisão em grupos (cada catequista coordena um grupo), e aí, as pistas devem ter cores diferentes (cada cor corresponde a uma equipe), ou seja, no mesmo local haverá mais de uma pista, e para cada equipe a ordem das perguntas e pistas de locais devem ser diferentes.
Preparação para a Dinâmica
- preparar as perguntas retiradas do Evangelho (Ex: Quais foram as 3 pessoas que foram limpar e perfumar o corpo de Jesus? Quais discípulos foram chamados para ir ao túmulo de Jesus por Maria Madalena? Qual o significado de Jesus ressuscitado?) que devem ser escritas em uma tira de papel e numeradas (as tiras de papel devem ser dobradas com o no. da pista para fora e dentro a pergunta;
- escolher onde esconder as pistas (ter em mãos uma lista de onde cada pergunta está para melhor orientar as crianças);
- o baú do tesouro: uma caixa (de papelão amarela ou de sapatos) enfeitada, um baú de madeira, etc, que tenha dentro uma linda imagem de Jesus ressuscitado (mensagem de alegria, esperança, vida) ou um espelho (todos vão se olhar e a mensagem é que Jesus está vivo dentro de nós).
Observação:
O tesouro não deve ter uma conotação material e sim espiritual – JESUS, VIVO EM NÓS, por esta razão caso as crianças forem receber qualquer tipo de lembrancinha de páscoa (ovinho de chocolate, bombom, adesivo etc), que seja entregue no final quando estiverem indo embora, para que não achem que é uma recompensa por encontrarem o tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!