18 de mar. de 2013

Noveninha das Mãozinhas Ensangüentadas de Jesus - 1º dia


Essa novena foi adaptada para crianças pela Josiele Correa, de Capão Bonito/SP.
Vejam que maravilha!

Introdução: “O poder das mãozinhas ensanguentadas de Jesus

Jesus nasceu pobrezinho, em um estábulo (lugar onde ficam os animais: boi, vaca, carneiro, ovelha...), seu bercinho foi uma manjedoura, ele cresceu brincando, sempre obediente a seus pais e a Deus Paizinho. Cresceu, cresceu... Até que virou um homem grande!
Todos que se aproximavam de Jesus, tinham sua vida completamente transformada (quem sabe me dizer o que é ter a vida transformada?).
Ter a vida transformada é deixar para trás tudo aquilo que nos impede de sentir o amor de Deus Paizinho (o pecado): mentiras, brigas, desobediência... E recomeçar uma vida de amor, de amizade, de santidade.
As mãozinhas de Jesus só fizeram o bem. Quem sabe me dizer o que Jesus fez com as suas mãozinhas?
Multiplicou os pães, lavou os pés dos apóstolos, tocou e curou muitas pessoas, não foi assim?
Mas essas mãozinhas um dia foram injustamente perfuradas e pregadas na cruz (alguém sabe me dizer o por quê?)
Porque as pessoas não acreditavam quando Ele dizia ser o Filho do Papai do céu.
Dessas mãozinhas machucadas e ensangüentadas jorrou sangue redentor. Quem sabe me dizer o que é sangue redentor?
É o sangue que tem poder de nos salvar! E esse sangue também tem poder de nos curar, de nos abençoar, de nos libertar de todo mal. Através dessa noveninha, você pode implorar esse sangue redentor para sua vida, para vida do papai, da mamãe, e para todas as pessoas que você ama.
Milhares de pessoas já receberam um milagre pelas mãozinhas ensanguentadas de Jesus. E você, quer também receber um milagre?

Música: Mãos Ensanguentadas de Jesus (pode se cantar: Mãozinhas ensangüentadas de Jesus, mãozinhas feridas lá na cruz...)

1º Dia: A FÉ

Palavrinha: Mateus 14, 22-33
Sugestão: Pode-se fazer palitoches para proclamar o evangelho

“Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Pedro disse: Senhor, se é você mesmo, mande-me ir ao seu encontro, andando por cima da água.
E Jesus disse: Venha!
Pedro descendo do barco andou sobre as águas, mas sentindo o vento forte, teve medo, começou a afundar e gritou:
-Senhor, salva-me!
Jesus veio logo e estendeu a mão. Segurou-o e disse:
-Homem de pouca fé! Porque você duvidou?
O vento cessou, a tempestade se acalmou, e os outros que estavam no barco, ajoelharam-se e adoraram Jesus dizendo:
- O senhor é verdadeiramente o Filho de Deus.
(fazer a pregação com as palavras do evangelizador infantil)


Oração:
“Meu amiguinho Jesus, aumenta minha fé porque muitas vezes tenho medo. Como fez com Pedro, eu te peço, me estende tuas mãozinhas poderosas, e afasta de mim todo o mal agora e para sempre. Amém!”

Jaculatória: (repetir muitas vezes neste dia) Amiguinho Jesus, pelo poder do seu sangue, aumenta a minha fé” (pode-se recortar e fazer uma gota d’água com esta oração)




Dinâmica do medo:
Material: caixa, barra pequena de chocolate, bombom ou bala, aparelho de som.
Coloque o chocolate na caixa, com um bilhete: COMA O CHOCOLATE Forre a caixa com jornal para que não se possa saber o que tem dentro.
Pede-se a turma que faça um círculo. O evangelizador segura a caixa e explica o seguinte: "Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida. Vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa."
É importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa. E não poderá ficar triste se os outros rirem dele(a).
Começa a brincadeira, com a música ligada, as crianças devem ir passando a caixa uma para a outra. Quando a música for interrompida (o evangelizador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa... É importante que o evangelizador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense deixe que abra a caixa e encontre a gostosa surpresa.
O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em geral o medo maior está na nossa cabeça. Às vezes ela transforma coisas pequenas em coisas assustadoras. Podemos superar todos os desafios que são colocados à nossa frente, por mais que pareça tão desesperador, Jesus está conosco para nos ajudar.
Distribua outros bombons ao final do encontro a todos os participantes.

Oficina: pode-se fazer dedoches, palitoches ou bonecos para contar a história

Oração final para todos os dias da noveninha:
“Amiguinho Jesus, coloca as tuas mãozinhas ensanguentadas sobre mim nesse momento. Sinto-me completamente sem forças. Preciso que a força e o poder de tuas mãozinhas que sentiram tanta dor ao serem pregadas na cruz, curem-me agora Jesus. Não peço só por mim, mas também por todas as pessoas que eu amo.
Eu reconheço, apesar dos meus pecados, que és Deus Misericordioso para agir e realizar o impossível! Com fé posso dizer: Mãozinhas ensangüentadas de Jesus, mãozinhas feridas lá na cruz! Vem tocar em mim, Vem Senhor Jesus!”

Concluir cada dia, rezando um Pai Nosso e um glória

Alguns desenhos e atividades:




---------------------------------------------------

---------------------------------------------------







6 comentários:

  1. Oi Tia a paz do menininho Jesus, como faço para conseguir os outros dias da Noveninha, eu amei ficou muito boa, se tiver pode me passar, beijocas...

    ResponderExcluir
  2. Oi Tia Ana a paz do Menininho Jesus, gostaria de conseguir os outros dias da Noveninha, como faço, beijocas

    ResponderExcluir
  3. A paz de Jesus, Alessandra!
    Irei colocando aos poucos, é só ficar ligada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Meninas alguém já fez a Novena de pentecostes para os pequenos?

    ResponderExcluir
  5. Tem o livro Celebrando Pentecostes, da Editora Com Deus
    http://www.livrariacomdeus.com.br/celebrando-pentecostes-infantil-p62

    ResponderExcluir
  6. Estou encantada com essa noveninha
    Que o menininho Jesus possa continuar abençoando e iluminando todas as crianças, e os evangelizadores q nós ajudam neste caminho de evangelizar nossos filhos ...

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!