21 de mar. de 2013

Noveninha das Mãozinhas Ensangüentadas de Jesus - 3º dia

Essa novena foi adaptada para crianças pela Josiele Correa, de Capão Bonito/SP.

3° dia: O perdão

Palavrinha: João 8, 3-11

Os escribas e fariseus, querendo colocar Jesus numa situação difícil, levaram uma mulher até ele, pois haviam pegado em adultério. Todos tinham pedras na mãos para matá-la(pois era a punição para quem fosse casada e ficasse com outro homem) .Queriam que Jesus desse sua opinião.Jesus  com suas mãos começou a desenhar no chão com o dedo,nem olhou para eles e disse:
- “Quem não tem pecado, atire a primeira pedra.”
Todos os homens, do mais velho para os mais novos foram largando as pedras e indo embora.
A mulher ficou sozinha com Jesus,que se ergueu,olhou para ela e perguntou:
- Mulher, ninguém te condenou?
Ela respondeu:
-Ninguém, Senhor!
Jesus então disse:
-Nem eu te condeno, vai e não torna a pecar!
(pregação com as palavras do evangelizador)
Oração

Oração: “Amiguinho Jesus, como essa mulher, preciso muitíssimo do teu perdão, com tuas mãozinhas benditas toca agora e transforma meu coraçãozinho que muitas vezes é tão duro como pedra ,me ensina a perdoar. Amém!”

Jaculatória: (repetir muitas vezes neste dia)
“Amiguinho Jesus pelo poder do teu sangue me perdoa e me ensina a sempre perdoar!” (pode ser feita num coração vermelho e colar a oração)



Dinâmica da pedra:

É uma brincadeira para que as crianças percebam o que acontece quando guardamos mágoas, ressentimentos, quando não nos perdoamos por algo que fizemos de errado.

Pedir que as crianças usem a imaginação e façam o que o evangelizador pedir.

1 - Começar pedindo às crianças que imaginem que alguém atirou uma pedra neles e cada uma resolveu ficar com a pedra para devolvê-la quando a pessoa aparecer. Só que essa pedra não pode ser largada nunca. Assim, todas as atividades que eles realizarem devem estar carregando a pedra em uma das mãos.


2 - O evangelizador deve levar pedras de acordo com o número de crianças (não muito grande e nem muito pequena) e distribuir uma pedra para cada criança.



3 - Com uma das mãos sempre segurando a pedra, realizar as seguintes atividades:
  • Bater palmas;
  • Fazer um círculo de mãos dadas.
  • Fazer de conta que estão tomando banho (lembrar que a pedra não é o sabonete);
  • Fazer de conta que estão jogando vídeo-game;
  • Levar uma bola e solicitar que passem um para o outro, lembrando sempre que não podem largar a pedra e nem deixar ela cair.

Após a dinâmica pedir que todos guardem a pedra no mesmo lugar que o evangelizador as trouxe e então perguntar:

  • Foi fácil ou difícil fazer as atividades segurando a pedra?
  • E se a gente guardar a pedra para descontar na pessoa que atirou e ela nunca mais aparecer? Adianta guardar a pedra?

Assim acontece quando guardamos uma ofensa, uma mágoa que não foi perdoada. 

Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega? Sim. Será um peso, como a pedra. Machuca como a pedra, impede quem a carrega de fazer uma porção de coisas boas.


Como perdoar? Esquecendo a ofensa. Não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal. Se relembramos, sofremos de novo. Perdoar com o coração.

Quando perdoar? Sempre. Lembrar da passagem em que Pedro se aproxima de Jesus e lhe pergunta: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando pecar contra mim? Será até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não vos digo que apenas sete vezes e sim setenta vezes sete vezes (Mateus 18, 21-22). O que Jesus quis dizer com essas palavras? Que não há limites para o perdão. Jesus nos ensina a perdoar sempre. E Ele também sempre, sempre mesmo, nos perdoa.
Se houver tempo, repetir as atividades sem a pedra na mão para que eles percebam a diferença. Salientar que o mesmo acontece quando perdoamos alguém ou nos perdoamos (ficamos mais leves, mais felizes).

Distribuir a atividade abaixo e papéis coloridos contendo os sentimentos que inundam quem perdoa. Solicitar que as crianças desenhem e colem as palavras ao redor do desenho. 



Sentimentos utilizados: AMOR, PERDÃO, FÉ, CARINHO, PAZ, COMPREENSÃO, ALEGRIA, RESPEITO, BONDADE. A criança poderá escrever outros exemplos como: SAÚDE, AMIZADE.


Também podemos distribuir um papel sulfite branco para eles desenharem em que precisam do perdão de Deus.


Oração final para todos os dias da noveninha:
“Amiguinho Jesus, coloca as tuas mãozinhas ensanguentadas sobre mim nesse momento. Sinto-me completamente sem forças. Preciso que a força e o poder de tuas mãozinhas que sentiram tanta dor ao serem pregadas na cruz, curem-me agora Jesus. Não peço só por mim, mas também por todas as pessoas que eu amo.
Eu reconheço, apesar dos meus pecados, que és Deus Misericordioso para agir e realizar o impossível! Com fé posso dizer: Mãozinhas ensangüentadas de Jesus, mãozinhas feridas lá na cruz! Vem tocar em mim, Vem Senhor Jesus!”

Concluir cada dia, rezando um Pai Nosso e um glória


Um comentário:

  1. que maravilhosa oração eu já faço mas para criança é muito bom sou catequista e amei
    paraben

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!