20 de fev. de 2009

Terceira linguagem do amor: PRESENTES

Um presente é algo que você pode segurar nas mãos e dizer: Ele pensou em mim! ou Ela se lembrou de mim!
Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo desse pensamento. Não importa se foi caro ou barato, o importante é que ele seja a prova desse desejo. Não é somente a intenção mental que conta, mas o pensamento concretizado pelo presente que se torna uma expressão de amor.
Muitas mães contam que seus filhos lhe deram de presente flores colhidas no quintal de casa. Elas se sentem amadas, mesmo que o presente seja uma simples flor do jardim delas, que não gostariam de ver ser arracanda. Desde muito pequenas as crianças sentem-se inclinadas a presentear os pais, o que é uma boa indicação de que dar presentes é fundamental para o amor.
O presente é um símbolo visual do amor.
Existe um tipo de presente intangível que muitas vezes fala mais alto do que qualquer outro que você tenha nas mãos. Eu denomino presente da presença ou presente de si mesmo.
Alguns pais tentam fazer por seus filhos o que os pais não puderam realizar por eles. Compram para eles coisas que desejaram quando crianças e não ganharam. A menos que Presentes seja realmente a primeira linguagem de amor de seu filho, os presentes terão pouco significado emocional para eles. Os pais podem até ter boas intenções, mas nem sempre é pelo presente que a necessidade emocional do seu filho é satisfeita.
Se os brinquedos que você dá ao seu filho logo são postos de lado, se ele raras vezes lhe agradece, se ele não valoriza o que recebeu, há grandes indícios de que Presentes não seja a sua primeira linguagem do amor dele. No entanto, se ele lhe agradece efusivamente, se mostra pelo presente ganho aos outros e diz como você dá bons presentes, se ele é cuidadoso com seus brinquedos e os guarda em lugar de honra no quarto, os mantém limpos e brinca bastante tempo com eles, talvez Presentes seja a primeira linguagem de amor dele.
O que fazer se a primeira linguagem de amor de seu filho for Presentes e você não tem dinheiro suficiente para comprar vários brinquedos para ele? Tenha em mente que não é a qualidade ou o custo do presente que conta. Muitos presentes podem ser feitos manualmente e, as vezes, as crianças gostam mais desse tipo do que dos sofisticados. Você já reparou como as crianças pequenas brincam mais com a caixa do que com o presente. Outra possibilidade é trabalhar com brinquedos quebrados e reconstitui-los. Reformar um brinquedo pode ser um projeto e tanto para os pais como os filhos.
Você não precisa ter muito dinheiro para dar presentes a seu filho.
Gary Chapmam - Livro : As cinco linguagens do amor
Para você comentar: Você gosta de receber presentes? Você gosta de presentear as pessoas? Essa pode ser a sua forma de se sentir amado, ou amar as pessoas.


Deus abençoe


Tia Tininha - Departamento Infantil Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!