17 de fev. de 2009

Segunda linguagem do amor: TEMPO DE QUALIDADE

Ao dizer Tempo de Qualidade, afirmo que você deve dedicar a alguém sua inteira atenção, sem a dividir.
O aspecto central do Tempo de Qualidade é estar próximo. Não quero simples proximidade…Estar junto quer dizer prestar atenção.
Quando um Pai esta sentado e brinca de bola com o seu filho de 2 anos, sua atenção esta focalizada na criança e não na bola. Naquele momento, por mais breve que seja, enquanto durar, eles estão juntos. Se, no momento, o pai fala ao telefone enquanto chuta a bola para o filho, sua atenção esta dividida.
Dedicar Tempo de Qualidade não significa olhar nos olhos um do outro o tempo todo. Quer dizer fazer as coisas juntos e conceder atenção total a quem esta conosco. A atividade com a qual nos envolvemos é secundária.
O importante no fato de o pai chutar a bola para o filho de 2 anos não é a atividade em si, mas as emoções suscitadas entre os dois.
Investir o tempo juntos em uma atividade em comum significa que nos importamos um com o outro, gostamos de estar próximos e de fazer as coisas juntos.
Tempo de Qualidade significa dedicar aos filhos atenção total.
Para uma criança pequena, a forma de falar essa linguagem é sentar- se no chão com ela e rolar uma bola pra lá e pra cá. Estamos falando de brincar de carrinhos, de bonecas, ajuda-lá a construir castelo, devemos penetrar no mundo da criança.
São muitos os adultos que, ao olharem para trás, para a sua infância, não se lembram do que seus pais disseram, mas se lembram do que lhes fizeram.
Se Tempo de Qualidade for a primeira linguagem do amor de seu filho e você usar esta linguagem para comunicar-se com ele, haverá grandes chances de que, mesmo na adolescência, permita que você passe mais tempo com ele.
Se você não dedicar esse tempo, provavelmente ele procurará os amigos da turma e se afastará dos pais, em um tempo tão importante em que os pais precisam estar ainda mais proximos dos filhos.


Livro: As Cinco Linguagens do Amor - Gary Chapman
Diante desse texto cada um pode se rever:
Você tem gastado tempo com os seus filhos? Não é somente estar perto deles mas com eles.

Deus abençoe você e sua familia.

Tia Tininha - Departamento Infantil Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!