16 de fev de 2009

Primeira linguagem do amor: PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Uma forma de expressar o amor emocional é utilizar palavras que edificam. Elogio e palavras de afirmação são poderosos comunicadores de amor.
Monsenhor Jonas nos ensina que somos restaurados a partir do nosso positivo.
O objetivo do amor não é você conseguir algo que deseja, mas fazer alguma coisa pelo bem-estar de quem ama. No entanto, sabe-se que, quando recebemos elogios, ficamos mais dispostos a retribuir gentileza.
Esse conceito das cinco linguagens do amor também são aplicados aos nossos filhos. Quando os filhos são muito pequenos não há como saber a primeira linguagem do amor deles. Uma dica é observar o comportamento de seus filhos, será possivel verificar, mais facilmente, a primeira linguagem do amor deles.
Para uma criança cuja primeira linguagem do amor são palavras de afirmação, se ela só recebe palavras negativas, criticas e desanimadoras, isso faz com que ela se retraia e isso afeta a sua auto estima. Se pelo contrario, ela recebe um elogio de algo bom que tenha realizado, ela se motiva a ser ainda melhor.
Ao educarmos os filhos, temos a tendência de criticar as falhas deles. Se essa atitude for extremada, pode gerar consequência nefastas na vida adulta de seu filho. Elogie por toda atitude correta que ele(a) tiver feito. Dois elogios, no minimo, ao dia é uma boa meta.
Pense bem se para nós que somos adultos um elogio sincero pode causar em nós um impacto tão grande, imagine isso para uma criança.
Lembro-me que quando escrevi o meu primeiro livro: Uma história de Natal - Tia Tininha conta a verdadeira história do Papai Noel, recebi um elogio do Eto que é o administrador dessa linda Obra de Deus a Canção Nova, que foi um grande impulso para investir nesse dom que Deus me deu para evangelizar. O Elogio sincero faz potencializar as nossas qualidades, os nossos dons naturais.

Livro: As cinco linguagens do amor
Autor: Gary Chapman

Para você refletir e comentar:

Você tem elogiado seus filhos pelas coisas boas que realizam?
Você já recebeu um elogio que fez a diferença na sua vida?

Deus abençõe você e sua familia.
Tia Tininha - Departamento Infantil Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!