27 de fev de 2009

Quinta lingugem do amor: TOQUE FÍSICO

Toda criança pequena precisa de contato fisico. Parece que muitos pais não estão conscientes de quanto seus filhos necessitam ser tocados fisicamente e de quanto é fácil para eles usar estes meios e manter os tanques emocionais de seus filhos bem abastecidos com o amor incondicional.
Esta linguagem não esta restrita somente nos atos de abraçar e beijar seus filhos, mas inclui qualquer tipo de contato fisico como afagar seu filho nas costas, nos braços, na cabeça, nos ombros… Quando colocamos nossos filhos no colo para ler um livro infantil.
Os bebês cujos pais os seguram no colo, abraçam e beijam desenvolvem uma vida emocional mais saudavel que aqueles que permanecem sozinhos no berço por longos periodos sem nenhum contato fisico.
O contato fisico é uma das mais potentes vozes do amor.
Muitas pessoas tem evitado as formas saudaveis de contato fisico com seus filhos com medo de ultrapassar os limites e aproximar-se do abuso sexual. Isso é desastroso. Talvez seja necessário observarmos alguns cuidados, mas não devemos permitir que o medo nos impeça de beijar, abraçar nossos filhos, sobrinhos, netos e pessoas que estão inseridos em nossa realidade.
Quanto mais os pais mantiverem o tanque emocional de seus filhos cheios, mais saudavel será a auto estima e a identidade sexual deles.
Um abraço afetuoso transmite amor a qualquer criança, mas para aquelas que se sentem mais amadas, será como um grito “Eu te amo”.
Um tapa no rosto é prejudicial a qualquer criança, mas terá um efeito devastador para as crianças cuja linguagem principal seja o contato fisico.
Qualquer pessoa é capaz de aprender a linguagem do contato fisico, e se esta for a linguagem de amor principal de seu filho, então valerá a pena dar o máximo de você para aprendê-la.



Fontes: Livro: As cinco linguagens do amor das crianças
Livro: As cinco linguagens do amor
Autor: Gary Chapman - Ross Campbell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!