9 de mai. de 2009

MARIA E O PLANO DE DEUS PARA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE



"Se Jesus Cristo derramou o Seu Sangue precioso para nos salvar, quem produziu este sangue adorável? Não foi Maria?"

Cura D'Arns


Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, "Adão e Eva foram constituídos em estado de santidade e de justiça original. Esta graça da santidade original era uma participação da vida divina. Pela irradiação desta graça, da santidade original era uma todas as dimensões da vida do homem eram fortalecidas" (Catecismo da Igreja Católica - CIC 375). Deus criou a Terra para que o homem usufruísse de la e possuísse vida plena. A única condição era o homem se subordinar a Deus: obedecer ao seu projeto de vida e fraternidade e não querer decidir por si mesmo o que é bem e o que é mal, para não ser causa de espécie alguma de opressão e morte (Gn 1, 26 - 2, 25). No entanto, com a pretensão de ser auto-suficiente, o homem desobedece, se rebelando contra o projeto de Deus e faz seu próprio projeto: liberdade e vida só para si. O homem sonha possuir liberdade e vida plena; porém, na sua auto-suficiência, ele produz o contrário: escravidão e morte ("Pois a morte é o salário do pecado" - Rom 6, 23).

Tudo estava perdido? Não. "Depois da queda, o homem não foi abandonado ´por Deus, ao contrário, Deus o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda (Gn 3, 15). esta passagem de Gêneses foi chamada de Proto-Evangelho, por ser o primeiro anúncio do messias redentor, a do combate entre a serpente e a mulher e a vitória final de um descentende desta última.

A Tradição cristã vê nesta passagem um anúncio do 'novo Adão', o qual, pela sua obediência até a morte de cruz (Fl 2, 8), repara com superabundância a desobediência de Adão. De resto, numerosos padres e doutores da Igreja veem na muher anunciada no Proto-Evangelho a Mãe de Cristo, Maria, a 'nova Eva'. Foi ela que, por primeira e de forma única, se beneficiou da vitória sobre o pecado, conquistada por Cristo: "ela foi preservada de toda mancha do pecado original e durante toda a vida terrestre, por uma graça especial de Deus, não cometeu nenhuma espécie de pecado" (CIC 410-411).

Quando Deus diz à serpente: "porei inimizade entre ti e a mulher significa que Deus estava separando totalmente a serpente que criou o mal e o pecado da mulher e sua descedência. Maria (Mulher) neste momento estava sendo separada de todo mal e pecado, pois Deus necessitava de uma pessoa sem pecado, para ser a mãe do Salvador que Deus prometera (Descendência).

Maria foi escolhida por Deus e era Seu plano que o Salvador viesse ao mundo por meio dela. Deus preparou Maria para que ela nascesse santa, pura, imaculada, sem manchas, realmente pronta para receber um Deus dentro de si.

Um local onde Deus se faz presente, onde Deus toca, é um local santificado (Ex 3, 2-6; 40, 1-10), assim, Maria foi santificada pela presença de jesus em seu ventre. O sangue de Maria corria em jesus, por isso ela jamais poderia ter pecado em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!