29 de set. de 2015

Projeto Noite com os Anjos

Mais um dos workshops do ENEC, esse desenvolvido pelo Ministério para Crianças – Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES.
  
 PROJETO NOITE COM OS ANJOS


“Não é de agora que invocamos a proteção dos santos anjos. Isso não é uma moda ou lançamento, trata-se de uma devoção milenar. Alvo da fantasia das crianças, os anjos são personagens de diversas histórias infantis; são usurpados em sua importância por crendices modernas e por uma onda de esoterismo que quer esvaziar e empobrecer a força da devoção aos santos anjos. Nos textos sagrados, a presença dos anjos sempre foi marcante e tem um caráter de proteção e zelo pelos filhos de Deus.
Atuando em nome de Deus, os anjos nos guardam e zelam pela realização dos desígnios de Deus a nosso respeito.”
(Devocionário a São Miguel)

O catecismo da igreja diz que: a existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. (nº 328) Nenhum católico pode, então, negar a existência dos anjos.
Eles são criaturas pessoais e imortais, puramente espirituais, dotados de inteligência e de vontade e superam em perfeição todas as criaturas visíveis (cat. nº 330).
Portanto eles não são história e nem conto de fadas, mas sim um espírito celeste e com personalidade própria. Eles são muitos e diferentes uns dos outros, exatamente como nós que, como pessoas, somos diferentes. “Os anjos existem, são enviados pela Divina providência para que nos ajudem a alcançar a santidade da vida” (São João Paulo II).

Quantos existem?

A bíblia fala de milhões, Jacó em seu misterioso sonho da escada que apoiada na terra, tocava o céu, viu uma “multidão de anjos que subiam e desciam”. Jesus, no início de sua paixão diz a Pedro que se quisesse, o Pai colocaria a sua disposição doze legiões de anjos. Todas as frases levam a entendermos que são inumeráveis.

Eles têm nomes?

A bíblia revela apenas o nome de quatro:
- Miguel: o anjo guerreiro defensor.
- Gabriel: o arcanjo anunciador.
- Rafael: o anjo da cura.
- Anjo da Guarda: Nenhum mal te atingira, pois, o Senhor mandou teus anjos para guardarem teus caminhos. (Salmo 90, 10-11)

Os demais nomes que vimos ou ouvimos além desses não são de procedência Cristã Católica por isso não devemos propagar.
A tradição da igreja acredita que nosso Anjo da guarda tem a tarefa de oferecer a Deus as nossas orações, apoiar-nos e proteger-nos dos ataques do demônio, que tenta nos fazer pecar e perder a vida de intimidade com nosso Anjo da Guarda, invocá-lo constantemente e colocar-se debaixo de sua proteção.
Então o melhor a fazer é não fazer nada sem pedir a luz e proteção do nosso Anjo da Guarda, pois temos um guarda desde o batismo até a morte.

Objetivo Geral

Levar a criança a conhecer os anjos e suas funções e ter intimidade com eles através de conversas e orações.

27 de set. de 2015

Veja 17 atitudes inconvenientes comuns nos grupos de WhatsApp

FICA A DICA!

FONTE: UOL Notícias
Ainda que o WhatsApp tenha se tornando uma ferramenta importante para unir famílias, amigos e até colegas de trabalho, o aplicativo muitas vezes é um grande inconveniente. Seja pelo excesso de mensagens, pelo recebimento de notificações em situações nada convencionais ou mesmo pelo consumo do plano de internet.
Problemas que poderiam ser evitados diante da mudança de comportamento dos usuários. Veja abaixo 17 atitudes inconvenientes comuns nos grupos de WhatsApp. 

Chateações nos grupos de WhatsApp
  • Reprodução
    1. Mensagens em horários inconvenientes
    Não é nada agradável ser acordado pelo toque do WhatsApp, ainda mais quando se trata de uma mensagem sem qualquer importância. Evite mandar mensagens muito cedo ou muito tarde ao menos que seja algo importanteFoto: Reprodução
  • Reprodução
    2. Assuntos pessoais
    Como é chato ser espectador de discussões familiares, amorosas ou cobranças. Portanto, se o assunto não interessar ao menos um terço do grupo, opte por conversas individuaisFoto: Reprodução

A história de Jesus com o alfabeto

Tradução autorizada pela autora das imagens. 
Postagem original: El Rincón de las Melli
Por CARIDADE, ao compartilhar cite a fonte!






26 de set. de 2015

Parábola do Semeador para colorir

Tradução autorizada pela autora da imagem. 
Postagem original: El Rincón de las Melli
Por CARIDADE, ao compartilhar cite a fonte!


Os 7 hábitos diários das pessoas que querem ser santas

Para quem quer realmente ser "outro Cristo" nesta vida


Ninguém nasce santo. A santidade é alcançada com muito esforço, mas também com a ajuda e a graça de Deus. Todos, sem exceção, são chamados a reproduzir em si mesmos a vida e o exemplo de Jesus Cristo, caminhar seguindo seus passos.
Se você está lendo isso, é porque tem interesse em levar a sua vida espiritual com mais seriedade de agora em diante.
O segredo da santidade é o contato contínuo com Deus. Falaremos aqui de alguns pontos que podem nos ajudar a conhecer, amar e servir Jesus, e que nos capacitam para amar e doar-nos às outras pessoas, na caridade.
Antes de expor quais são os 7 hábitos, é preciso lembrar de três aspectos que nos ajudam a vivê-los:
– Primeiro: lembre-se de que o crescimento neste hábitos é como um programa de exercícios físicos, uma academia, uma dieta, ou seja, é um trabalho de processo gradual. Não tente fazer tudo desde o começo; trabalhe um a um, e vá acrescentando mais hábitos ao longo do tempo.
– Segundo: Procure viver estes hábitos como um firme propósito, mas contanto sempre com a ajuda do Espírito Santo e dos seus intercessores especiais, para fazer dos hábitos de santidade uma prioridade na sua vida.
– Terceiro: Viver os hábitos não é uma perda de tempo. Muito pelo contrário: com eles, você ganha tempo. Nenhuma pessoa que os vive diariamente vai ser menos produtiva em seu trabalho, nem vai comprometer sua vida familiar ou social. Deus sempre recompensa aqueles que o colocam em primeiro lugar.
Os 7 hábitos da santidade
1. Oferecimento do dia pela manhã
Você pode fazer uma breve oração simples, com suas palavras, oferecendo todo o seu dia para a glória de Deus. O mais difícil aqui é conseguir fazer disso um hábito: levantar-se pontualmente, ter um momento fixo para este oferecimento, não deixar espaço para a preguiça.
2. Quinze minutos de oração em silêncio
Dedique pelo menos 15 minutos a conversar com Deus no início do dia. Esta é a sua hora da verdade e seu momento superior. Abra-se com Ele e fale daquilo que ocupa sua mente e seu coração; tente ouvir a voz de Deus em seu interior e conhecer sua vontade.
3. Quinze minutos de leitura espiritual
Você pode dividir este tempo em: 5 minutos lendo um trecho do Evangelho, para identificar-se com a Palavra e ações de Jesus, e outros 10 minutos lendo algum livro clássico de espiritualidade católica, recomendado pelo seu diretor espiritual.
4. Participar da Missa e comungar
Este é o hábito mais importante de todos. A Eucaristia é o centro da nossa vida interior e, consequentemente, do nosso dia. É o ato mais íntimo do ser humano, um encontro com Cristo vivo.
5. Rezar o Ângelus (ou Regina Coeli, no período pascal) ao meio-dia
Rezar esta breve oração é um costume católico muito antigo. O ideal é rezar três vezes ao dia (6h, 12h, 18h), mas fazer uma pausa ao meio-dia para honrar Nossa Senhora ajuda especialmente a recordar o sentido da nossa vida no meio da nossa jornada.
6. Rezar o terço
Meditar diariamente nos mistérios da vida de Jesus é um hábito que, uma vez adquirido, é difícil de abandonar. Maria é um ótimo atalho rumo a Jesus e um dos melhores exemplos que Deus nos deu a imitar.
7. Exame de consciência antes de dormir
Você pede luz ao Espírito Santo e dedica alguns minutos a revisar seu dia na presença do Senhor, identificando se seu comportamento foi digno de um filho de Deus ao longo da jornada. Depois disso, você faz um ato de gratidão pelas graças recebidas nesse dia, e um ato de contrição pelas falhas cometidas voluntariamente.
Você diante de Deus
Seja honesto com você mesmo e com Deus. Estes hábitos, se bem vividos, nos capacitam para vivenciar a segunda parte do grande mandamento de Deus: amar o próximo como a nós mesmos.
Estamos nesta vida para amar a Deus e imitar Jesus no amor ao próximo. Para isso, precisamos nos transformar em outro Cristo, por meio da oração e dos sacramentos. Vivendo estes sete hábitos, chegaremos a ser pessoas santas e apostólicas, como Deus espera de nós.

FONTE: ALETEIA


25 de set. de 2015

Ainda quero insistir nesse assunto

Quero insistir nisso porque tem muita gente que ainda não entendeu (o próximo passo será desenhar, pra ver se entendem).

Pessoas CRISTÃS, ou simplesmente HONESTAS, não necessitam do jugo da lei para fazerem o que é certo. Pensando nisso, vou lhe dar cinco bons motivos para NÃO COPIAR o material (livro, apostila, desenho, CD, DVD, postagem de blog, etc.) do seu irmão, SEM PERMISSÃO do possuidor dos direitos autorais. Ei-los:

1) O autor (do livro, do CD, do DVD, etc.) precisa do dinheiro obtido com sua venda para manter as obras de evangelização que o Senhor o tem chamado a assumir;

2) É desonesto com o autor que investiu grandes recursos financeiros para viabilizar o material;

3) É desonesto com relação aos autores que investiram tempo, que se desgastaram física, emocional e espiritualmente para colocar o fruto do seu trabalho à sua disposição;

4) É um furto denominado juridicamente plágio com punição prevista no artigo 184 do Código Penal Brasileiro, por constituir violação de direitos autorais (Lei 9610/98);

5) Não copiar material literal, artístico ou publicado é prova de MATURIDADE CRISTÃ  e oportunidade de exercer a SANTIDADE.

Irmãos, isso é muito sério! Nós temos ido na onda do mundão (como aquela música do Cosme que fala "Passeio de caranguejo depende da maréééé". Pra onde a onda leva, ele vai! Mas todo mundo sabe que caranguejo não anda pra frente, né?): "Eu só queria ajudar...", "Se todo mundo faz por que eu não posso fazer também?", "Eu não sei onde comprar...", "Meus evangelizadores não tem dinheiro pra comprar..." 

Hoje o Senhor deu uma Palavra para os EVANGELIZADORES DE CRIANÇAS (você é um?): 

"Semeai para vós segundo a justiça, e colhei conforme o amor" 
Oséias 10, 12a

JUSTIÇA no sentido religioso significa DE CONFORMIDADE COM A VONTADE DIVINA expressa em Sua Lei. Quando nós nos apossamos de algo como se fosse nosso e saímos copiando, compartilhando, por melhor que seja a nossa intenção nós estamos pecando contra Deus e contra o irmão. Vou colocar alguns depoimentos de uns irmãos a quem eu perguntei o que eles pensavam sobre ver suas músicas sendo compartilhadas em sites, em mensagens de celular ou no WhatsApp:

"As pessoas não tem noção do quanto é desgastante fazer um trabalho desses (partituras, registros, arranjos, fotos, capas)! O preço dos CDs é praticamente simbólico (R$ 15,00), pois o objetivo mesmo é evangelizar."

"As pessoas não entendem que nós temos que pagar a dívida da gravação, pois não temos patrocínio, apoio, temos que vender os CDs pra  repor o dinheiro que gastamos".

"Quando os próprios autores disponibilizam algumas músicas na web, aí é legal compartilhar porque é um meio de divulgar o trabalho. Mas salvar as músicas do CD no computador e compartilhar sem autorização do autor não é legal. O certo é comprar os Cds, as apostilas, os materiais e não multiplicá-los. É uma questão de ética e conversão."

"Por mais que o objetivo seja a evangelização, penso que é preciso educar as pessoas à adquirir os materiais, afinal são eles que nos ajudam a bancar fazer outros materiais, por exemplo um DVD com as coreografias".


E aí, vai continuar pirateando o material do seu irmão?!?!

Espero que não seja preciso o Senhor mandar uma jumenta falar conosco como fez com Balaão de tanto que ele teimava em fazer o que ele achava que estava certo (Números 22). 


Mais um CD do Ministério para Crianças!

Este é mais um CD que foi lançado no nosso Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças (ENEC)!
Tio Chico Assis Barbosa, do estado de Alagoas gravou este CD com muito carinho e unção!

"No colo do Pai e como criança
Eu vou me lançar sem medo algum
Tu és meu Papai, sou tua criança
Sou tão indefeso, preciso de ti       
Deixar-me embalar pra lá e pra cá
Nos braços de Deus Eu quero ficar
Refaz minha vida, me conta outra história
Me cura Senhor"

Essa é uma das músicas do CD que ainda inclui: Meu lugar é o Céu, Vem Espírito Santo, Louvor dos animais, Meu Papai, Jesus o Bom Pastor, A caminho de Emaús e Deus me ama do jeito que sou.

Imperdível e super barato! Só R$ 15,00!

Pedidos: 
e-mail: franciscosamuel2003@hotmaisl.com
Tel.: (82) 9.9607.3549
Facebook: Chico Assis Barbosa de Albuquerque
Blog: rcccriancasal.blogspot.com

24 de set. de 2015

Celebração durante a gravidez com Revestimento da Armadura de Deus

Aqui está mais um dos workshops apresentados no ENEC, realizado por Cristina Ferraciolli (Paraná) e Luciana Miguel Correa (São Paulo).
A celebração durante a gravidez é um projeto do Ministério para Crianças da RCC Brasil. Na primeira vez que quiseram aprovar o aborto no Brasil Deus disse: "Celebre a vida!", é nossa maneira de dar boas vindas ao bebê. O Ministério para Crianças da Diocese de Limeira, na pessoa da tia Lu, incorporou o revestimento do bebê com a armadura de Deus.
São convidados a participar os pais, avós, padrinhos e as crianças do Grupo de oração. Prepara-se o ambiente com Bíblia, vela, imagens de Jesus e de Nossa Senhora e o que mais desejar.


CELEBRAÇÃO DA VIDA DE (Nome da criança)

Rito Inicial (canto)
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Pais: Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador (o casal faz o sinal da cruz também na testa um do outro e os dois na barriga da mamãe)
Todos: Estamos diante de Deus que é Pai e nos faz gerar a vida
Homens: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome.
Todos: Estamos diante de Deus Filho que se encarnou.
Crianças: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.
Todos: Estamos na presença de Deus Espírito Santo, que tece no seio materno a nova vida.
Mulheres: O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.
Pais: Deus olhou para a humildade de seus servos, doravante as gerações nos chamarão de Bem-Aventurados.
Todos: O Todo Poderoso fez grandes coisas em nosso favor.  Seu nome é Santo!
Dirigente: Estamos reunidos para celebrar a vida de (NOME DA CRIANÇA).
Todos: Deus é vida.

Ato Penitencial (canto)
Dirigente: Nós cristãos geramos filhos para povoarem o céu, por isto clamamos pela misericórdia de Deus que perdura de geração em geração.  A resposta será: “Pai, perdoai as nossas ofensas e livrai-nos de todo o mal”.

15 de set. de 2015

Mesa Redonda sobre Missa com Crianças - ENEC

Perguntas que não foram respondidas na mesa redonda sobre Missa com Crianças:

1 - A presença da casinha de fantoche não interfere na questão da sacralidade do altar? onde posicioná-la?
Resposta: Tudo depende da organização litúrgica da comunidade e a posição do sacerdote à liturgia da Missa com crianças.

2 - Como abordar uma criança, que não obedece nem mesmo aos pais, na Missa?
Resposta: Nenhuma criança deve ser excluída da Missa. Para tudo há seu tempo e esta. criança precisa ser compreendida e acolhida.

3 - Como falar com o nosso pároco sobre a importância da Missa com crianças? E com os catequistas?
 Resposta: Precisamos todos de formação. (a mesa sugeriu o seguinte documento: Diretório para Missas com Grupos Populares / Anexo: Diretório para Missa com crianças
e o livro: Celebrar Eucaristia com Crianças - Autor: José Aldazabal - Ed. Paulinas

4 - Fantoche usado para evangelização pode ser tratado como um boneco qualquer?
Resposta: O fantoche é instrumento de evangelização e como tal precisa ser tratado com cuidados. Um mau exemplo dado a uma criança através do uso de um fantoche pode interferir no seu crescimento espiritual.

5 - Evangelizador de criança pode usar boina/boné na Santa Missa?
Resposta: Nenhuma pessoa, incluindo o evangelizador, pode usar boinas ou boné na Missa.

6 - Com as mudanças litúrgicas não é "anti-litúrgico" o uso de fantoches na Missa?
Resposta: Não houve mudança e sim novas orientações nas quais não foram mencionadas nenhuma proibição de uso de fantoches e teatros nas Missas com crianças.

14 de set. de 2015

Sobre pirataria

O QUE É PIRATARIA?
Pirataria, também chamada de pirataria moderna, é a prática de REPRODUZIR (xerocar, gravar, copiar), DISTRIBUIR, ou mesmo VENDER produtos sem autorização dos proprietários de um produto ou de uma marca. De acordo com a legislação vigente no país, a pirataria é crime, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão e multa.


Diante do que tenho visto já faz algum tempo e para não cometer o pecado da OMISSÃO, vou fazer algumas colocações de maneira bem clara e espero não ser mal interpretada:

Estamos numa época em que pra tudo se dá um "jeitinho", onde passar o outro pra trás é "normal". Infelizmente essa atitude EGOÍSTA tem se tornado comum até mesmo entre nós, evangelizadores de crianças. Sei que nós gastamos muito, não temos a ajuda financeira de nosso grupo de oração, que os recursos saem do nosso próprio bolso, mas isso não justifica o fato de copiar o CD que nosso irmão de ministério levou meses (até mesmo anos) pra gravar à custa de muito suor, muitas lágrimas, muita batalha espiritual e muito dinheiro também! Isso é um pecado grave contra ele e contra Deus! E não são somente os CDs, mas também os livros, as apostilas, os desenhos e tantas outras coisas. No caso do blog, às vezes passo uma manhã, ou uma tarde, às vezes um dia inteiro preparando algo pra postar aqui. Levo dias pra fazer os moldes de algum material de E.V.A. São horas que deixo de passar com minha família, de fazer um passeio, de cuidar da minha casa pra fazer uma postagem e fico muito triste quando vejo que alguém veio aqui, fez um "Ctrl C + Ctrl V" pro seu blog, pra sua página ou perfil do
Facebook e nem sequer cita a fonte ou que fez um material de E.V.A. a partir de uma postagem minha e está vendendo esse material.

Claro! Tudo vem de Deus e a Ele pertence, mas devemos honrar os esforços dos nossos irmãos.

Como disse nossa coordenadora nacional, nós somos guardiões de um grande tesouro, somos guardiões do Menino Deus! Neste ENEC o Senhor nos chamou para maturidade e santidade. Para evangelizar crianças precisamos ser maduros na fé, precisamos ter coração de criança, mas não podemos ser infantis! Precisamos ser testemunhas, dar testemunho, caso contrário nossa pregação será vã. E as pequenas coisas tem tanta importância quanto as grandes. 

Que daqui pra frente prestemos mais atenção em nossas atitudes para que nossas crianças cresçam sempre mais em estatura graça e sabedoria diante de Deus e dos homens!

* IMPORTANTE: O conteúdo do blog pode ser copiado e utilizado livremente em seu grupinho, sua catequese e em suas reuniões, mas não deve ser usado para fins comerciais (venda). 


Projeto Bate Lata Natalino - Diocese de Uruaçu/GO

Esse é um dos workshops que foram apresentados no nosso Encontro Nacional. Vou postar aqui aqueles que me enviaram para publicar.

BATE LATA NATALINO

O Projeto Bate Lata Natalino busca resgatar o verdadeiro sentido do Natal mobilizando as crianças e toda a comunidade para uma caminhada nas ruas no período do Advento. Além da conscientização sobre o nascimento do Menino Deus e os valores cristãos, o projeto também trabalha o cuidado com a natureza ao utilizar materiais recicláveis para confecção dos instrumentos utilizados na caminhada.

Metas:

  • Resgatar o verdadeiro sentido do Natal
  • Ressaltar os valores cristãos
  • Levar as crianças a uma experiência de fé
  • Buscar uma integração entre as entidades religiosa e educacional
  • Formar a consciência das crianças (Catecismo da Igreja Católica 1783)

13 de set. de 2015

Crachá Querigmático - Atualizado

No Encontro Nacional recebi da Flávia Santana de Amorim e sua turma de Campo Mourão/PR esse Crachá Querigmático, achei o máximo! Obrigada, Flávia por partilhar conosco! Menininho Jesus abençoe você e todos os evangelizadores de Campo Mourão!



Cor Amarela (Letra P, de Pai)
O amarelo representa o amor de Deus Pai por nós, um amor sublime, incondicional:
"Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti". Isaías 43,4

Cor Preta (escrever o nome da criança com essa cor)
O preto representa o pecado. Somos todos pecadores, mas mesmo assim Deus nos ama:
"Se reconhecermos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados  e para nos purificar de toda iniquidade" 1 João 1,9

12 de set. de 2015

CD Falando de Amor com as crianças


No nosso Encontro Nacional foram lançados alguns CDs que vou apresentar aqui pra vocês.
Hoje quero falar do CD da tia Zalita "Falando de Amor com as crianças"

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

São 18 músicas pra cantar com as crianças de todas as idades, é difícil dizer qual a melhor!
Deus Trino, Anjinho da Guarda, Francisco e Clara de Assis, Louvo ao Meu Senhor, Bate bate, Mamãe do Céu, O Céu é meu lugar, O Papai do Céu me ama mais, Jesus meu Senhor, Força de Deus, Papai do Céu me faz feliz, Salmo 150, Toc toc, Parabéns, Rap de Jesus, Sou criança, Oração e Cantiga de ninar

Pra adquirir (eu super recomendo!) é só entrar em contato:
Tia Zalita (64) 9911.2404
zalitamaria@hotmail.com
Facebook: Zalita Pedro 

E a tia Zalita também apresentará um programa semanal na TV, Canal 17 de Catalão - GO
Pra assistir é só acessar:

Parábola do Bom Samaritano - Lucas 10, 30-35




11 de set. de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - Setembro 2015

Louvado seja o Menininho Jesus!

Evangelizadores de Crianças somos guardiões de um grande tesouro. Momento muito lindo do ENEC foi quando descalços em procissão com Nossa Senhora de Nazaré levando em seu colo o Menino Deus e os servos do Ministério para Crianças ao redor segurando a corda protegendo o caminho por onde a Virgem e seu Filho passavam. 
Ministério para Crianças, somos guardiões do Menino Deus!
Este é o nosso posto. Guardiões!
Neste mês gostaria que, junto as nossas preces, fizéssemos um grande agradecimento por tantas graças recebidas nestes 10 anos. Fale com o Senhor de tudo que Ele é em sua vida. E tudo que tem recebido Dele ao servir no Ministério para Crianças.
Viva o Menino Deus!
Viva as crianças! 

Hyde Flavia

INTENÇÕES:
1) Pela Renovação Carismática Católica do Brasil, todos seus projetos (Missões, Construção da Sede Nacional)
2) Pelos Conselhos Nacional, Estadual e Diocesano com todos seus projetos e eventos
3) Pelos Ministérios e seus projetos e eventos 
4) Em agradecimento pelo Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças (ENEC) que aconteceu dias 4 a 7 de setembro em Londrina/PR

COMO REZAR?
- Sinal da Cruz
- Creio 
- Invocação do Espírito Santo
- Oração que nos ensina a Beata Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!"
- Intercessão profética pelas intenções

Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que o Senhor revelar e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para o e-mail: paula_generoso@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para o Núcleo Nacional do Ministério para Crianças. O mesmo Espírito habita e age em nós.
Relembrando a dinâmica da Mobilização: Cada estado do nosso Brasil é convidado a participar de uma hora (pelo horário de Brasília) de intercessão no dia 12 de setembro, intercedendo pelo ministério e por toda Renovação Carismática Católica. No mês seguinte o estado adiantará em uma hora a sua mobilização. Por exemplo: Rio de Janeiro inicia à 0h, depois Rio Grande do Norte continua à 1h, Rio Grande do Sul às 2h...

HORÁRIO DE BRASÍLIA
ESTADO (S)
0h às 1h
Rio Grande do Norte 
1h às 2h
Rio Grande do Sul
2h às 3h
Rondônia e Roraima 
3h às 4h
Santa Catarina
4h às 5h
São Paulo
5h às 6h
Sergipe e Tocantins
6h às 7h
Acre 
7h às 8h
Alagoas 
8h às 9h
Amapá 
9h às 10h
Amazonas 
10h às 11h
Bahia 
11h às 12h
Ceará 
12h às 13h
Distrito Federal 
13h às 14h
Espírito Santo 
14h às 15h
Goiás 
15h às 16h
Maranhão 
16h às 17h
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 
17h às 18h
Minas Gerais 
18h às 19h
Pará 
19h às 20h
Paraíba
20h às 21h
Paraná 
21h às 22h
Pernambuco 
22h às 23h
Piauí 
23h às 24h
Rio de Janeiro


3 de set. de 2015

AMAR O PRÓXIMO E O SEU ESFORÇO COMO A SI MESMO!

Olá, a paz do Menininho Jesus e o Amor de Maria, nossa Mãezinha do Céu.

Você que lê esse texto provavelmente já se esforçou muito para criar algo para o seu grupinho de oração, encontro de catequese ou outro modo de evangelização, não é? Às vezes leva hora, dias e até meses para criar algo bacana: seja um texto, um brinquedo, uma dinâmica, um material didático...

E se ao partilhar a idéia com as pessoas que têm o mesmo trabalho que você, essas o usassem sem nenhuma referência? E se comercializassem sem nenhuma licença ou direito delegado? Seria muito ruim, muito chato, não é?
A criatividade é um Dom de Deus e tudo o que é Dom é gratuito porque também recebemos de graça. Mesmo assim, tudo o que fazemos carrega consigo um pouco de nós, do nosso suor e até das nossas lágrimas, por isso merecem respeito, zelo.
Estou aqui pra falar sobre a utilização e comercialização indevidas de obras – seja texto, imagem, produtos ou idéias.
Um dos mandamentos da lei de Deus é justamente “Não cobiçar as coisas alheias”. Neste mandamento também se aplica o sentimento de valorização do trabalho e do esforço do outro.

Eu sou blogueiro e já tive vários textos copiados por terceiros. Muitos com a especificação da fonte, mas outros até com outras pessoas assinando como se fossem os autores. Fiquei muito triste, muito mesmo. Não porque eu não estava aparecendo através do meu trabalho, mas porque o meu esforço não estava sendo respeitado, reconhecido.

Respeitar o esforço/trabalho do outro, também é “amar o próximo como a si mesmo”.

No nosso caso – de evangelizadores infantis - sempre estamos à procura de algum material, dinâmica, música ou atividade para nossos encontros. E quase sempre encontramos ótimas experiências na internet, não é?

Por exemplo: você deve conhecer os desenhos do www.amiguinhosdedeus.com, do Leonan Faro, não é? São ótimos, educativos, muito bem feitos... O intuito do criador é justamente ajudar na evangelização. Os desenhos podem ser usados na catequese, impressos, em sites, blogs, redes sociais, mas com a devida identificação da fonte, já que a arte tem um criador. Mas e quando, por exemplo, alguém usa as artes do Leonan sem autorização para comercialização? Fazem revistas, bonecos e outros derivados? Ele não deveria receber algo por isso? É justo ganhar em cima do trabalho de outra pessoa? Não é! Todo trabalhador é digno do seu salário!
No caso do Leonan, ele usa uma licença chamada Creative Commons. Essa licença que, por exemplo, fica bem exposta em sites e blogs, é gratuita e garante o direito total ou parcial das obras.
Veja só a descrição do Creative Commons feita pelo site da própria organização:
“Se você quer dar às pessoas o direito de compartilhar, usar e até mesmo construir em cima de um trabalho que você criou, você deve considerar publicá-lo sob uma licença Creative Commons.
O CC lhe dá e protege as pessoas que usam o seu trabalho, para que elas não tenham que se preocupar com violação de direitos autorais, desde que respeitem as condições que você tenha especificado”.
Aos irmãos que têm blog ou site, eu indico essa licença, pois, ela ajuda tanto os que criam quanto os que querem utilizar o material que é disponibilizado. Para saber mais e já utilizá-la, basta acessar: https://br.creativecommons.org/licencas/
Para os demais irmãos que utilizam dos materiais e idéias divulgadas na internet, recomendo que sempre pensem no “amar o próximo como a si mesmo”! Seguindo essa máxima, nunca utilizaremos de modo irregular aquilo que não é nosso.
Paz e Misericórdia!
Robson Landim
São Paulo/SP

Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças - ENEC

É amanhã!!!!

Muitos irmãos já saíram de seus estados e estão a caminho de Londrina!
 As irmãs do Peru também já estão chegando! Muitos sairão ainda hoje, muitos outros amanhã (como eu)e ainda tem oque viajarão no sábado!
Que Deus Paizinho nos abençoe em nossa viagem! Nossa Senhora nos proteja com seu manto! Os Santos Anjos da Guarda de cada um de nós nos guarde!

E pra você que não poderá estar conosco, poderá acompanhar o Encontro ao vivo pelo YouTube!!!

2 de set. de 2015

Orientações para os participantes do ENEC

- Aos que chegarão no dia 03/09 e os que vão embora no dia 08/09: A organização do ENEC não se responsabiliza pelo translado do aeroporto ou rodoviária para a casa de retiro e local do evento. É fundamental que nos informe o horário de chegada e de saída;

- Os participantes serão hospedados em casas de retiro, seminários e chácaras, salvo quem optar por hotel;
- Será enviado por e-mail ou whatsapp o local onde serão hospedados;

- Trazer: roupa de cama e banho (cobertor, lençol, toalha e travesseiro);

- A organização não se responsabiliza pela alimentação (café da manhã e almoço) do dia 04/09 e após o almoço do dia 07/09;
- Os locais de alojamento são seminários ou conventos onde há lugares restritos aos moradores da casa, portanto pedimos para respeitá-los, assim como os horários de silêncio.

- Não esqueçam de trazer um doce ou salgado típico da sua região para nossa festa dos 10 anos de Ministério para Crianças!

Sejam bem vindos ao ENEC 2015! Sejam bem vindos ao Paraná! Que Deus abençoe a estadia de cada um de vocês na Arquidiocese de Londrina!
A equipe de pouso deseja um bom Encontro e estamos à disposição!




1 de set. de 2015

Afetividade e sexualidade de crianças e adolescentes


Uma das mesas redondas que acontecerão no ENEC é sobre afetividade e sexualidade de crianças e adolescentes. Imperdível!

Afetividade e sexualidade: desafios e contribuições para os trabalhos que envolvem o tema na evangelização de crianças e adolescentes.

Quais realidades sobre esta temática dentro do Ministério Para Crianças? O que temos realizado? O que é a ideologia de gênero? Como abordar questões sobre a atração pelo mesmo sexo e por ambos os sexos? Por que há um grande número de processos de nulidade matrimonial que envolvem pessoas da RCC? Como forma de responder tais perguntas, apresentaremos alguns aspectos teóricos e práticos, baseado em informações científicas, documentos da nossa Igreja, incluindo as catequeses da Teologia do Corpo, dentre outras fontes, bem como apresentação de testemunhos.

Componentes da mesa redonda:

Aparecido José Santana – Graduado em Administração e Direito, Pós-graduado em Metodologia e Didática de Ensino, Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, doutorando em Direito Canônico pela Universidade Católica da Argentina, cidade de Buenos Aires. Professor de Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso. Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São José do Rio Preto. Participa da RCC há 34 anos, foi coordenador diocesano de Foz do Iguaçu-PR, atualmente coordenador de São José do Rio Preto/SP, membro da Comissão Nacional para Estatutos.

Iacy Batista Garcia – Farmacêutica, Pedagoga, Pós-graduada em Educação Sexual. Monitora Teen Star. Consultora, palestrante e oficineira em projetos para afetividade e sexualidade em ambientes e âmbitos religiosos e seculares. Auxilia nas questões referentes à temática no Ministério para Crianças RCC. Integrante do núcleo do Grupo de Oração Universitário São João Batista, Ministério Universidades Renovadas RCC.

Matheus Henrique Gomes Monteiro - Bacharel e mestre em Filosofia e, desde 2009, é membro do Apostolado Courage, que atende pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo, dando-lhes apoio pastoral e espiritual conforme a doutrina da Igreja Católica, para que vivam segundo a sua dignidade de filhos e filhas de Deus.