5 de jul de 2010

Concentre-se em Jesus (Lucas 10, 38-42)

Marta e Maria 

Material: Uma câmera fotográfica (de preferência digital para que você possa mostrar os resultados da foto)

Palavra: "Um dia, Jesus estava viajando e parou na aldeia de Betânia, na casa de seus amigos Maria, Marta e Lázaro. Marta estava toda atarefada com os cuidados da casa e Maria sentou-se aos pés de Jesus para escutá-lo falar.
Marta estava chateada porque a irmã não estava ajudando, então ela disse a Jesus: "Senhor, não vês que minha irmã não está me ajudando? Não te importas com isso? Diga a ela para me ajudar."
Jesus respondeu: "Marta, Marta, estás inquieta e te preocupas com muitas coisas. No entanto, uma só coisa te é necessária. Maria escolheu a melhor parte e eu não vou tirá-la"
Lucas 10, 38-42








Pregação: Um dos meus hobbies é a fotografia. Gosto de tirar fotos. Eu trouxe a minha câmera comigo hoje e gostaria de tirar uma foto. Quem gostaria de ter um foto sua? OK. (Escolher uma das crianças) Agora, João, sorria! Vou tirar uma foto sua. (Segure a câmera voltada para você mesmo e tire a foto.) Tudo bem! Tenho certeza de que tenho uma imagem muito boa do João. Você não acha, João? Não? Por que não? (Veja a foto que você tirou de você mesmo na câmera digital.) Oh, eu foquei a câmera em mim mesmo em vez do João!!! Bem, vamos tentar novamente. (Tirar outra foto, mas desta vez o foco da câmera no João.) Eu tenho certeza que agora deu certo. (Mostrar resultados se estiver usando uma câmera digital.)


Ao tirar fotos, é muito importante ter a certeza que focamos a coisa certa. Eu seria muito tolo para tentar tirar uma foto do João com a câmera focada em mim, em vez do João, não seria? Em nossa vida diária, é importante que nos concentremos no que é certo também. Às vezes, esquecemo-nos do que é realmente importante e nos concentramos em coisas que não são importantes de verdade. Isso é o que a Bíblia nos ensina hoje.

(Leia a Palavra).

Marta cometeu um erro se concentrando em si mesma, em vez de se concentrar em Jesus. Maria, por outro lado, era totalmente focada em Jesus e no que ele estava ensinando. Jesus disse que ela havia escolhido a coisa certa, a melhor parte.

Como você vive sua vida cotidiana, você está preocupado e inquieto com muitas coisas que não são realmente importantes, ou você está focado em Jesus e naquilo que Ele ensinou? O que tem sido mais importante para você?




Oração: Querido Jesus, nós te amamos. Ajude-nos a manter nosso foco em você a cada dia. Amém.


Você pode fazer uma brincadeira com as crianças: Dentro de um saco coloque palavras como por exemplo, Vida, Amizade, Respeito, Brincar, Família, Amor, Oração, Roupa de marca (da moda), Carro, Brinquedos caros, Riqueza, etc.

Faça um painel com duas colunas, uma com o título "Importante" e outra "Não importante". As crianças vão tirando os papéis e fixando na coluna que eles acham que pertence aquela palavra. 

Você também pode levar "M&M" de Marta&Maria. As crianças podem responder a perguntas sobre a Palavra de hoje, e ganhar M&M's para lembrá-los da história!

6 comentários:

  1. Olá Tia Paula, Tudo bem?
    Espero que sim!

    Estou passando pra parabenizar por este conteúdo,bem claro e divertido como as crianças gostam justamente o que estava procurando para a referencia de Lucas 10:38. Sou evangélica, mas nossa missão (minha e sua) independente de religião é levar Jesus aos pequenos, que Deus te abençoe e te capacite cada dia mais para esse trabalho tão lindo! Obrigada pelo conteúdo ( vou usá-lo em minha aula hoje) Fique na paz do nosso Senhor!
    Beijos Anna Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anna Paula!!!
    A paz do Senhor!!!
    Amém! Que Ele também lhe capacite para levá-Lo ao pequeninos com muito amor!!!
    Fique à vontade para usar o que for necessário!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei.......vou levar as idéias para minha paróquia. Parabéns.....

    ResponderExcluir
  4. Também gostei muito,será que teria alguma música alegre para cantarmos com as crianças.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Relacionada diretamente ao tema acho que não tem, não conheço.

    ResponderExcluir
  6. Amo esse blog! Parabéns pelo trabalho, dá muito embasamento para trabalharmos com as crianças!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!