21 de jun. de 2010

Você é cristão e curte Lady Gaga? Como você consegue?

Pedro Ravazzano
No seu novo clipe “Alejandro” a nova estrela da cultura pop encarna toda a bestialidade da bandeira que representa com tanta maestria; cenários horripilantes, cenas eróticas, profanação da cruz e de símbolos religiosos em doses dignas de um ritual satânico.

Não obstante, gostaria de frisar que, diferentemente do que muitos pensam, a tal Lady não segue a linha de Madonna, me parece muito mais próxima ao estilo do grotesco Marylin Manson, conhecido pela sua androgenia, posições abertamente imorais, culto ao bizarro.

A atmosfera sombria do clipe é extremamente assustadora. Contando com alusões à morte, sadomasoquismo e dominação, a música, como disse a cantora, foi feita em homenagem aos gays e às mulheres que se apaixonam por eles (sic!!). Os soldados efeminados oprimidos são as vítimas da cultura machista e repressiva. Tudo pensado por aquela que é considerada o “novo fenômeno do pop”, a “nova cara da década”.



O que mais me impressiona na sua estética é o grotesco, o ambiente sombrio, bestial, decante, exalando erotismo sexual e putrefação moral. Lady Gaga aparecer engolindo um terço ou usando uma cruz invertida de forma sacrílega é consequência de algo muito maior, algo este que pode ser percebido em toda a contextualização musical e estética usada. 


A cantora sintetiza o espírito do mundo atual, a sua pequenez, irracionalidade, incapacidade de refletir e de discernir, a cultura de morte no seu sentido mais fidedigno e profundo.

A música de Lady Gaga, com toda a sua pobreza poética e excesso de compassos e ritmos, é sinal da mediocridade do homem moderno; um homem norteado pelas paixões, subjugado pela ignorância invencível, uma carcaça morta incapaz de raciocinar verdadeiramente.
Não me espanta que em pleno séc. XXI  faça sucesso – estranho seria que o Santo Padre fosse aplaudido ao condenar o aborto, por exemplo. 


O espanto é saber que católicos e homens de reta intenção se deixam levar por toda essa experiência sensual que carrega no seu âmago um claro projeto revolucionário.


Lady Gaga não esconde que defende a cultura gay. Faço questão de frisar o termo “cultura” já que, infelizmente, os militantes homossexuais forjaram um estilo de vida próprio que, através de ferramentas variadas – em especial a música, filmes e novelas – foi divulgado e imposto como o estilo ordinário de qualquer ser humano na face da terra.

Destartea globalização transporta em sua essência a crise da Civilização Ocidental a todos os cantos, assim, tanto um jovem americano, quanto um brasileiro da favela, como um rico japonês cibernético ou então um marroquino de Casablanca se vestem, se comportam, ouvem e apreciam quase as mesmas coisas, seguindo o mesmo padrão.

Se não tomarmos uma atitude concreta, eficaz e profunda veremos os nossos filhos e netos crescendo numa sociedade onde o anormal é ser homem e mulher!



16 comentários:

  1. Boa matéria, parabéns por repassá-la.
    Tenha uma semana abençoada.
    Beijos
    Greice

    ResponderExcluir
  2. Amém! Obrigada, Greice!
    Vamos denunciar o mal! O inimigo tem investido de todas as formas na perdição das almas dos jovens, adolescentes e crianças através desses ídolos!
    Que Deus a abençoe!
    bjs
    Tia Paula

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã da Lady Gaga e sei diferenciar certas de religião!As pessoas criticam ela por causa d algumass coisas q ela faz e pelas roupas q ela usa ou até msm pelos clipes!
    Sou católico vou na missa tds os domingos e ñ vejo problema em ser fã da Lady Gaga!Td mundo fala desse clipe pq ela colocou um terçoo na boca e bla bla bla!Mas ninguem fala nada do clipe q a Madonna fez envolvendo religião!Sendo q tem varias cantoras q fazem coisas piores!Para mim o clipe ñ quer dizer nada de negativo!Só irá entender o clipe quem for atras de buscar os significados dos objetos q ha no clipe!Eu pesquisei e vi q ñ tem nada d negativo!Cada um pense o q quizer mas eu ñ vou mudar minha opinião e nem deixar d ser fã dela!Eu amei o clipe e minha nota para o clipe é 1.000!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Olá Tia Paula, olha sou catequista, tenho 27 anos, e gostava das musicas dessa cantora, nunca parei para ver um clip ou tradução das letras, quando me deparei com essa sua postagem, fiquei muito impressionada, é como se meus olhos se abrissem...agradeço!!!! muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Taty e "Anônimo"! Obrigada pelo comentário de vcs! O texto é retirado de outro blog, conforme citado.

    Ainda ontem eu comentava com meu filho de 11 anos que quando eu tinha um pouco mais que a idade dele, a MADONNA lançou alguns clipes polêmicos como os da Lady Gaga e que eu (sempre) fui católica de Missa dominical, etc. e a partir disso passei a não ouvi-la mais por entender que isso OFENDIA O CORAÇÃO DAQUELE QUE É A RAZÃO DA MINHA FÉ E DO MEU AMOR, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! Na mesma época, há aproximadamente 20/25 anos atrás, surgia o Rock Nacional e os TITÃS tinham uma música que falava "Eu não gosto de padre, eu não gosto de freira" e sei lá como que era... Sei que até hoje eu não ouço Titãs, pelo mesmo motivo. Até gosto de algumas músicas do Nando Reis, do Arnaldo Antunes, mas sempre com um pé atrás.

    O que eu conversava com meu filho é justamente que não é falar mal da tal Lady, de fulano ou de cicrano, mas não há como trevas e luz ocuparem o mesmo lugar. Não há como eu curtir Lady Gaga, Madonna, Titãs, Elton John (que eu sempre amei de paixão!!!) e ao mesmo tempo adorar Jesus Cristo!!!

    Se alguém fizer um clip usando, por exemplo, fotos da minha mãe, dos meus filho, enfim de pessoas que eu amo de maneira desrespeitosa eu não vou continuar amando essa pessoa que fizer isso!!!

    COMO EU POSSO AMAR (ou dizer que amo) JESUS CRISTO E AO MESMO TEMPO AMAR QUEM O DESRESPEITA, QUEM O OFENDE?!?!?!?! NÃO SERIA UMA GRANDE CONTRADIÇÃO?????

    A questão desse post é essa, não é criticar a cantora ou quem quer que seja!

    "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro." Mateus 6, 24

    Fiquem na paz!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não. Eu quero acreditar que "anônimo" não é católico. Mas o dito ou dita cuja insiste em dizer hipocritamente que é católico. Fazer o quê? Só lamentar, pela falta de luz na vida de uma pessoa que diz frequentar a Santa Missa. Cara, eu sou jovem, gosto de música, mas ouvir e ser fã da Lady Gaga não acrescenta nenhum degrau na minha escadinha da santidade. Pelo contrário...Se é pra falar besteira, fique calado. Seria melhor que lesse o texto direito, quem sabe um pouquinho mais da Bíblia, do Catecismo, e iria perceber como é incompatível a postura desta cantora com a sua fé católica. Outro detalhe..eu vi o clipe da Lady Gaga - Alejandro...deveria entrar na categoria clipes 'adultos'. Agora, será que essa pessoa não viu nada, nada mesmo que não fosse adequada a um cristão? Eu tenho CERTEZA que sim...mas aos que tem ouvidos, ouçam, aos que tem olhos, vejam...(ou melhor, não vejam).

    ResponderExcluir
  7. Olá tia Paula, obrigada pelo comentario da minha mensagem, e agradeço a Deus por existir pessoas tão iluminadas trabalhando na obra dele, e nos transmitindo informaçoes imensamente importantes, para nosso engrandecimento pessoal e espiritual, fique com Deus!!! taty

    ResponderExcluir
  8. Essa mensagem é para a Ayanda:
    Eu leio a bíblia se eu quero,eu fico calado se eu quiser e gosto de quem eu quiser!Quem é vc pra mandar eu ficar CALADO?Do msm jeito q vc gosta de alguns cantores eu gosto dos meus!A vida é minha poxa!E pra mim provar q sou cristão eu ñ preciso deixar d gostar da Lady Gaga.O importante é eu saber q eu tenho fé e acredito em Deus,eu ñ preciso ficar provando para os outros q sou católico e blah blah blah!O clipe foi feito pra quem quiser ver,quem não quiser ñ assista!A vida é dela ela faz o clipe q ela quiser!Eu ñ estou querendo briga apenas expressando o q estou sentindo!Ninguem é obrigado a ver o clipe só v quem quer!
    Alejandro Alejandro!Ale-Alejandro ♥!
    Ayanda ao invés de vc ficar criticando a Lady Gaga,pq vc ñ vai tomar conta desses padres pedófilos por ai?!
    Fique com Deus e obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu estou publicando os comentários para não ser censuradora! Mas vamos nos respeitar, como cristãos que dizemos que somos!

    Anônimo, vc deve ter lido meu post de ontem e (espero que) entendido porque não há possibilidade de ser cristão e ser fã de quem ofende a Cristo ao mesmo tempo. É claro que vc pode (e deve) ouvir e fazer o que quiser, Deus te deu LIBERDADE para isso!

    Mas veja bem, existe a fé e a fé que salva! Veja a importância de ler a Bíblia:

    "Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem". Tiago 2, 19

    Não basta ter fé, é preciso viver a sua fé e para viver a sua fé de CRISTÃO é necessário andar como CRISTO. Cristão = outro Cristo.

    Fé todos têm! Mas a fé que salva é a fé que declara JESUS CRISTO como SENHOR de sua vida!

    Infelizmente, o problema de muitos "católicos", que eu chamo "católico de IBGE" é justamente o mesmo seu: não ler a Bíblia, consequentemente não conhece a VONTADE DE DEUS para sua vida! Muito menos ler o Catecismo da Igreja Católica... E aí acaba sendo CRISTÃO DE CONVENIÊNCIA: o que é bom eu creio, o que não me convém eu ignoro. Faço tudo o que me convém e não o que Deus quer!
    E ainda vem falar dos padres que caíram na pedofilia?!?! Fala sério!!!! Você é mesmo católico???
    Por favor leia meus posts sobre esses casos também!

    "Onde está o seu tesouro aí estará o seu coração" Mateus 6, 21

    Onde temos colocado o nosso tesouro? Nas coisas passageiras ou em Deus?

    ResponderExcluir
  10. Eu sou católico sim,só q ñ sou um católico fanatico pela igreja!
    O meu tesouro eu coloquei em varios lugares a maioria em Deus!
    Tem q pegar esses pedófilos e mata cada um!
    Pode deixar q quandoo der eu vou ler seus posts sobre esses casos!Gaga♥♥!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Hein?!?! Não entendi... Quem é mesmo que é fanático?!?!?!

    Eu prefiro amar a Igreja do que ser fã de quem ofende o Deus em que eu acredito!

    1. Não ler a bíblia (Eu leio a bíblia se eu quero)
    2. É a favor da pena de morte (em q pegar esses pedófilos e mata cada um!)
    3. Tem vários ídolos (O meu tesouro eu coloquei em varios lugares)
    4. É fã (se vc não sabe, essa palavra vem de FANÁTICO) de quem ofende a Deus (minha nota para o clipe é 1.000)

    O que vc vai fazer na Missa todo domingo??? É melhor ficar em casa curtindo Lady Gaga, assim é um mau católico a menos para dar contra testemunho. Vc e os padres pedófilos cabem no mesmo saco porque o mal deles é que não têm Jesus Cristo como Senhor de suas vidas!

    Ninguém quer que vc deixe de curtir a Lady Gaga ou quem quer que seja, mas por favor, não venha me dizer que é católico!!!

    Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  12. ANA PAULA Como eu ja disse sou CATÓLICO sim!
    E vc quer saber o q eu vou fazer na missa aos Domingos?Eu vou fazer o msm q vc!
    Eu fico em casa se eu quero!Tem tantas pessoas q ofende a Deus com coisas piores e vc fala dela!GAGA♥!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Se a Palavra de Deus não lhe convence, quem sou eu para tentar lhe fazer entender que não há como amar alguém e quem ofende esse alguém ao mesmo tempo...

    Que Deus lhe abençoe, "Anônimo"!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado 'Tia Paula'!
    Que Deus te abençõe tbm!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Que a paz de Jesus e a luz de Maria estejam em vosso coração . Sei que não sou uma pessoa capacitada há julgar ninguém mas , queria perdir a esse anônimo para que ele frequente renovação carismática católica para que ele sinta no seu coração qual é o fogo mais importante, os dos videos profanos de uma mulher que ainda se nomeia Lady ou do o fogo das chagas abertas em seu nome e em nome de todos nós do nosso senhor Jesus Cristo que é um rei e morreu na cruz por tdos nós !

    ResponderExcluir
  16. haha' Acho que cada um curte oque qer, e a LÇady GaGa so faz o papel dela, eu sou fã dela, e a defendo com garras e dentes, e me desculpa, mais dizer: "Se não tomarmos uma atitude concreta, eficaz e profunda veremos os nossos filhos e netos crescendo numa sociedade onde o anormal é ser homem e mulher!"

    é muita falta de inteligência, a pessoa so ira pro mal caminho se ela assim fizer...

    aff...

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!