10 de mai de 2009

MARIA, MÃE DE DEUS


"E Isabel ficou repleta do Espírito Santo e com grande grito exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?"
Lc 1, 41-43


Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Filho, eterno como o Pai e o Espírito Santo, por vontade do Pai se encarna para salvar a humanidade. A divindade do filho de Deus se uniu à humanidade no seio de Maria, e esta, por obra do Espírito Santo, gerou, deu à luz a pessoa de Jesus Cristo, que é Filho de Deus. Maria, então sendo mãe de Jesus Cristo e este sendo homem e Deus, é mãe do Filho de Deus feito homem.

"Não seria exato dizer que Maria é simplesmente mãe de um homem, que ao mesmo tempo é Deus, como se sua maternidade se limitasse somente ao lado humano de Jesus. É preciso deixar claro que Maria gerou o Homem-Deus. É isso que indicamos quando dizemos que Maria é mãe de Deus".
Inácio Larranaga

Maria revestiu o Verbo com sua própria carne, esse é todo o sentido e o cumprimento das palavras do anjo Gabriel naquele dia... Ela não foi apenas uma mãe simbólica, uma "gaveta", um "estojo", mas foi mãe no sentido verdadeiro de Jesus Cristo, Filho de Deus. Quando uma mulher dá à luz ela não gera a alma, mas nós dizemos que ela é mãe do bebê todo. Portanto, Maria, dando natureza humana ao que é divino, se torna mãe de todo o ser que gera.
Muitos protestantes ignoram que Lutero e Calvino não negaram o dogma da Divina Maternidade de Maria. Lutero escreveu:

"Não há honra, nem beatitude, que se aproxime sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai celeste"
Deutsche Schriften, 14, 250
E Calvino:

"Não podemos reconhecer as bençãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus".
Comm. sur I'Harm. Evang., 20
Está amplamente demonstrado na Bíblia que Maria é mãe do Filho de Deus:
Is 7, 14
Lc 1, 30-35
Mt 1, 18
Jo 2,1
Mc 3, 31-32
Gl 4, 4-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!