18 de fev. de 2019

Teatro - "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama." João 14, 21

GENTILMENTE ENVIADO POR REGIANE CRISTINA DA SILVA SANTOS, DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - LIMEIRA/SP

Resultado de imagem para os mandamentos de deus infantil

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." 

São João 14, 21
 
Catequista:  - Bom dia amiguinhos! Bom dia, crianças lindas e amadas de Deus!
Aninha(Aninha entra calada, de cara feia e de mal humor) 
Catequista: - Oi Aninha! Que bom que você veio! 
Aninha: (Continua calada, com a cara feia e depois fala)
- Que foi? Por que está me olhando assim? Hoje eu não estou boa, não, estava tãaaaaaao cansada e só vim porque minha mãe me obrigou a vir com ela. 
Catequista:  - Nossa Aninha, que mal humor, hein?! Sua mãe fez bem em lhe trazer, Aninha. Vou começar de novo:
- Bom dia, crianças! (elas respondem bem-humoradas)
- Bom dia, Aninha! 
Aninha: - E o que tem de bom nesse dia? Estou com sono, cansada de ir à escola todos os dias... E quando chega o domingo, que eu posso descansar, minha mãe me acorda cedo...  Ó dia, ó céu, ó vida... 
Catequista: - Nossa Aninha, estou lhe estranhando, viu?! Você não é assim!
Aninha: - É tia, mas hoje, hoje... eu estou assim desanimada... 
Catequista: - Você está precisando se abastecer de Deus, Aninha! Se encher do Espírito Santo! Todos nós precisamos nos abastecer de Deus todos os dias, senão desanimamos mesmo. Fica difícil aguentar o dia a dia se não buscarmos conversar com Deus, orar, pedir perdão... 
Aninha: - Será que é isso, tia? Esta semana eu faltei mesmo à Missa e à catequese... e não conversei com Deus... às vezes estava tão cansada de brincar e ir à escola que chegava à noite, deitava na cama e nem rezava... nem de manhã quando acordava.
Catequista: - É logico que é isso, Aninha! Vou dar um exemplo: nós somos iguais a um carro, se você não colocar combustível nele, ele não vai andar, vai ficar paradinho no lugar, vai enferrujar, estragar... porque o carro foi feito para... andar!  Nós também precisamos de Jesus todos os dias, senão também ficamos parados, tristes, estragados. Fomos feitos para amar e louvar este Deus maravilhoso e quando a gente não faz aquilo que fomos criados para fazer, ficamos tristes.
Aninha: - É mesmo, né, tia?! Quando a gente fica triste, deixa todo mundo que está perto da gente triste também. Minha mãe ficou triste comigo porque eu não queria acordar cedo pra ir à Missa e porque eu reclamei muuuuuito. 
Catequista: - Você falou uma verdade, Aninha. Quando a gente fica resmungando e reclamando o tempo todo, as pessoas até saem de perto da gente, porque ninguém gosta de ficar perto de quem só reclama e resmunga.  
Aninha: - Nossa, tia! Será que é por causa disso que minha mãe até saiu da cozinha quando estávamos tomando o café da manhã? Eu estava reclamando tanto... 
Catequista: - Deve ser sim, Aninha. No evangelho de hoje Jesus nos fala que quem O ama, faz o que Ele ensinou. E você sabe, né, Aninha? Jesus viva rodeado de pessoas, todos queriam estar perto dele, porque Ele era alegre, falava só coisas boas, dava esperança para as pessoas, curava, amava a todos, até aqueles que implicava com ele, Ele nunca mentia, Ele falava a verdade sempre. Todos que chegavam perto de Jesus com o coração aberto, mudavam de vida.  
Vou dar outro exemplo do que acontece com a gente quando faltamos à Missa, à catequese, ou quando deixamos de orar, de conversar com Deus ou de pedir perdão a Deus e às pessoas quando as magoamos. (pegar um pano e molhar em uma vasilha com água, vai ficar ensopado) 
Quando vamos à Missa, quando oramos e conversamos com Deus todos os dias ficamos como este pano, cheios de Deus e quando estamos cheios, nós transmitimos Deus para as outras pessoas (ir virando o pano e espirando água em todas as crianças, falando: Deus ama você! Eu amo você! Não desista! Fique alegre! Sorria! Etc...) Mas quando deixamos de nos abastecer de Deus, vai acontecendo coisas no nosso dia a dia e vamos ficando secos (espremer o pano para que ele não espirre mais água).
Porém, quando oramos, conversamos com Deus, pedimos perdão ao nosso amiguinho, a gente volta a ficar cheio de Deus, cheio do Espirito Santo! (molhar novamente o pano e virar, espirrando nas crianças). 
Aninha: - Nossa tia! Aprendi a lição, viu? Não vou mais deixar de rezar e conversar com Deus e vou pedir perdão sempre e também perdoar sempre, pra ficar como este pano que a tia mostrou aí... (ela olha para as crianças e começa a dizer:)
- Ei, você aí! Deus ama você, viu?! E eu também! (olha para outro lado e fala a mesma coisa) Vocês desculpam o meu mal humor? Prometo que não vou mais ficar assim. Depois vou pedir perdão pra minha mãe também, foi muito bom ela me trazer aqui, mesmo eu não querendo vir hoje. 
Catequista: - E qual é nosso compromisso pra esta semana e pra todos os dias de nossa vida, crianças?  
Crianças: Fazer sempre o que Jesus nos ensinou!!  


Cantar: Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz

5 comentários:

  1. A paz!
    Bom dia Tia Paula... Quando irá sair as sugestões pra o Festivalzinho do Senhor?
    Obrigada!
    Paz e Bem

    Taiza Barroso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taiza, quem me enviava era o Ministério para Crianças da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano - MG. Esse ano pedi, mas não obtive resposta.

      Excluir
  2. Lindo! Deus te abençoe hoje e sempre. Silvania Macaé RJ

    ResponderExcluir
  3. A paz tia paula que dia vai sair o encontro de carnaval este ano 2019?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus, Karine! quem me enviava era o Ministério para Crianças da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano - MG. Esse ano pedi, mas não obtive resposta.

      Excluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!