22 de mar. de 2017

QUERIGMA DAS CORES E BIOMAS - Comunidade e Mata Atlântica

QUERIGMA E BIOMAS - CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Responsável: Daniela Pereira Lopes Alves
Grupo de Oração Água Cristalina - Uberlândia/MG

Boa noite. Sejam bem-vindos! Hoje vamos fazer uma viagem ao longo das 5 semanas que estivemos juntos apresentando alguns biomas brasileiros. Começamos pela esplendorosa Floresta Amazônica bem rica em animais e plantas diferentes. Passamos pela Caatinga, de solo seca, região sofrida pela falta de água. Conhecemos os Campos que são verdadeiros pastos de alimentação. Vimos também o Cerrado das árvores de troncos tortuosos e depois o maravilhoso Pantanal. Hoje vamos conhecer a Mata Atlântica.
A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais e ecossistemas associados, como restingas, manguezais, campos de altitude e florestas. Ela se estende por 1.300.000 Km em 17 estados brasileiros. Lá existem cerca de 20.000 espécies vegetais e muitas espécies de animais inclusive ameaçados de extinção. Essa riqueza é maior que de alguns continentes e por isso é prioridade sua conservação.
Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio. Regula o fluxo do manancial hídrico, assegura a fertilidade do solo, controla o equilíbrio climático e muito mais. A Mata Atlântica precisa ser conservada. Ela é um grande exemplo para nós de Comunidade.
Como assim um exemplo de Comunidade? Ela está em 17 estados diferentes, abriga seres vivos de muitas espécies, é formada por diferentes tipos de Ecossistemas e ainda ajuda todo o Planeta no controle da temperatura. Assim deve ser uma Comunidade. A Comunidade pode ter só pessoas iguais? Não. Olhem para nós somos diferentes, pensamos diferentes, temos cores e cabelos diferentes. Mas todos nós somos responsáveis por nos relacionar bem uns com os outros e propiciar um ambiente de paz e amor onde estamos. A Comunidade é onde devemos praticar o ser imitador de Cristo, sendo caridoso, cuidando dos doentes, cuidando do planeta, tendo atitudes de pessoas de bem. Devemos respeitar o outro e o ambiente assim formamos uma sociedade melhor e promovemos a paz e não a guerra e a destruição. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!