1 de out. de 2013

Um Povo Que Não Se Preocupa Com Os Seus Idosos E Crianças Não Tem Futuro, Diz O Papa

”Um povo que não se preocupa com os seus idosos e com as suas crianças não tem futuro, porque não terá memória e nem promessa!”, assinalou nesta manhã o Papa Francisco na Missa que celebrou na capela da Casa Santa Marta onde reside.
O Santo Padre assinalou que “o futuro de um povo se encontra justamente ali, nos idosos e nas crianças. Um povo que não se preocupa com os seus idosos e com as suas crianças não tem futuro, porque não terá memória e nem promessa! Os idosos e as crianças são o futuro de um povo! Quão normal é deixa-los de lado, não? Tranquilizar as crianças com uma bala, com um jogo: Joga, joga; Anda, anda. E não deixar que os idosos falem, não levar em consideração os seus conselhos: ‘São velhos, pobrezinhos’…”.



O Papa meditou sobre a passagem na qual o Senhor explica aos discípulos que os sinais da presença de Deus não são “uma organização bonita” nem “um governo que vá adiante, tudo ordenado e tudo perfeito”, mas são os idosos que se sentam nas praças e as crianças que brincam. O risco é aquele de descartar as crianças e os idosos. Mas os discípulos não entendiam.

“Eu entendo, os discípulos queriam a eficácia, queriam que a Igreja caminhasse sem problemas e esta pode ser uma tentação para a Igreja: a Igreja do funcionalismo! A Igreja bem organizada! Tudo certinho, mas sem memória e sem promessa! Esta Igreja assim não vai bem: será uma Igreja de luta pelo poder, será a Igreja dos ciúmes entre os batizados e tantas outras coisas que existem quando não há memória nem promessa”.

Portanto, observou o Papa Francisco, a “vitalidade da Igreja” não vem dos documentos e reuniões “para planejar e fazer bem as coisas”, estas são realidades necessárias, mas não são “o sinal da presença de Deus”.

“O sinal da presença de Deus é este, assim disse o Senhor: Velhos e velhas estarão sentados nas praças de Jerusalém, cada um com o seu cajado para sua longevidade. E as praças da cidade estarão cheias de meninos e meninas que jogarão nas praças. Jogo faz-nos pensar em alegria: é a alegria do Senhor. E estes anciãos, sentados com o seu cajado na mão, tranquilos, fazem-nos pensar na paz. Paz e alegria: este é o ar da Igreja!”.

Fonte: ACI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!