30 de out. de 2013

GOC sobre Todos os Santos

TEMA: Todos os Santos

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Nesta semana, vamos aprender sobre a Festa de todos os santos e, para nos ajudar, selecionei um trecho de um texto do Professor Felipe Aquino, da Comunidade Canção Nova, que nos explica o que é a Festa de Todos os Santos, onde surgiu, etc.
No dia 1º de Novembro a Igreja celebra a festa de Todos os Santos. Segundo a tradição ela foi colocada neste dia, logo após o 31 de outubro que os Celtas ingleses, pagãos, celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween).
Esta Solenidade de Todos os Santos vem do século IV. Em Antioquia celebrava-se uma festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. A celebração foi introduzida em Roma, na mesma data, no século VI, e cem anos após era fixada no dia 13 de maio pelo papa Bonifácio IV, em concomitância com o dia da dedicação do “Panteon” dos deuses romanos a Nossa Senhora e a todos os mártires. No ano de 835 esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para 1º de novembro. Nesse dia a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu “celebrando numa única solenidade a todos os Santos” – como diz o sacerdote na oração da Missa – para render homenagem àquela multidão de Santos que povoam o Reino dos céus que São João viu no Apocalipse: “Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel… Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,”. “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,4 - 14) 
         A marca dos Santos são as Bem–aventuranças que Jesus proclamou no Sermão da Montanha; por isso este trecho do Evangelho de S. Mateus (5,1ss) é lido na Missa de Todos os Santos. Os Santos viveram todas as virtudes e por isso são exemplos de como seguir Jesus Cristo.  
Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação.  

Cada um de nós é chamado a ser santo. Disse o Concilio Vaticano II que: “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (Lg 40). Todos são chamados à santidade: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48): “Com o fim de conseguir esta perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas (…) cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra luminosamente na história da Igreja pela vida de tantos santos” (LG 40). 

ORAÇÃO INICIAL: Vamos acolher as crianças com muita alegria e dizer à elas o quanto elas são amadas por Deus. Contar a elas sobre a santidade de nossa mãezinha Maria que disse sim a Deus e fez a sua vontade vivendo uma vida de santidade e rezar uma dezena do Santo Terço pedindo a intercessão de Maria para que possamos ser santos assim como ela foi santa.
EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO: Como faço para ser santo? Deixe o Espírito Santo agir na sua vida! Então peça que o Espírito Santo venha conduzir a sua vida. Se entregue a Ele de verdade. Diga que o Espírito Santo já apareceu em forma de vento , o Ruah, um vento impetuoso. Diga que esse vento soprou sobre os santos e que eles pegaram esse vento e guardaram em seus corações e, se a gente fizer a mesma coisa, e deixarmos o Espírito Santo nos guiar, nós também seremos santinhos. (cante uma música de Espírito Santo e incentive a efusão).

PREGAÇÃO: Para a pregação precisaremos de muitas fotos ou imagens de santos. É bom você saber também as histórias do santos que você tiver em mãos, para que se as crianças perguntarem, você saiba responder. Para pregação usarei a história de São Domingos Sávio mas, se você preferir usar a história do seu santo de devoção, ou a história de algum santo que você acha bonita, pode usá-la.
Criançada, vocês sabem o que a nossa igreja comemora no dia 01 de novembro? Nós comemoramos o Dia de Todos os Santos. Nesta data, nós prestamos homenagem a todos os santos da nossa Igreja pois eles são exemplos de como fazemos para chegar aos céus e, se nós conhecermos as histórias dos santos, iremos perceber o quanto eles amavam e serviam a Deus.
Um bom exemplo de santidade, é São Domingos Sávio. Domingos nasceu em Riva, Piedmont, Itália, em 1842. Ele era um dos três filho de um ferreiro e desde pequenininho sonhava em ser padre. Um dia, o Padre da Paróquia que Domingos participava, ficou sabendo que São João Bosco, que na época ainda não tinha sido canonizado, estava trinando jovens para ajudá-lo a cuidar dos meninos de rua, então, o Padre correu até João Bosco e falou pra ele assim: “Ó Sr. João Bosco, lá na minha paróquia tem um menino que adora servir ao Papai do Céu e eu acho que ele ia gostar de te ajudar a cuidar das pessoas que moram na rua”. Aí, João Bosco falou para o padre levar aquele menino até ele rapidinho. O Padre foi até a casa de São Domingos e falou pra ele que era para ele ir até a Igreja de Turim ajudar João Bosco a cuidar das pessoas. Domingos ficou todo feliz e saiu correndo. Quando Domingos completou 12 anos, ele começou a estudar no Oratório de São Francisco de Sales e lá ele ajudava de várias formas. Ele varria o chão e ensina as crianças e os jovens dizendo a eles que Deus ama a todo mundo. Uma vez, ele pegou duas pessoas brigando aí, ele ficou olhando e pensando: “Meu Deus, que coisa mais feia. Como podem dois amiguinhos ficarem brigando?”. São Domingos pegou o seu crucifixo, entrou no meio dos dois brigões e falou assim: “ O gente, Jesus morreu pregado na cruz e perdoou as pessoas que fizeram isso com ele, por que a gente não pode perdoar os nossos irmãos?”, aí todo mundo ficou com vergonha e parou de brigar. São Domingos seguia todas as regras da escola, era obediente, ajudava as pessoas e todo mundo ficava admirado como ele era educado. Além disso, São Domingos adorava rezar, ele passava horas e horas rezando e quando as pessoas falavam que ele rezava muito, ele dizia que se distraía e por isso não via a hora passar. São Domingos também tinha a capacidade de profetizar várias coisas.
Apesar de ser uma pessoa muito boa, São Domingos tinha uma saúde muito frágil e, ainda quando era criança, um médico diagnosticou que ele estava muito doente e sugeriu que ele se mudasse para Montonio para se tratar e ele foi mas, pouco tempo depois, ele piorou e João Bosco concedeu a ele os últimos sacramentos e rezou a oração dos mortos. Depois disso, São Domingos se sentou em sua cama e disse para São João Bosco: “ Adeus meu caro padre, estou indo para um lugar maravilhoso!”, São Domingos sorriu, e morreu muito feliz porque estava indo para junto do Papai do Céu.
Um tempo depois, São João Bosco escreveu um livro contando a história de São Domingos e em 1954, São Domingos foi canonizado e se tornou a pessoa mais jovem a ser canonizada.
Além de São Domingos, existem muitos outros santos na nossa Igreja. São Geraldo, São José, São Gabriel, São Rafael, São Miguel, Santa Faustina, São Francisco... nossa, existem muitos santos! Qual o santo que você conhece? Será que nós podemos ser santos como São Domingos e todos esses santos? Se quisermos ser santos, é só pedirmos para o Espírito Santos nos ajudar a sermos pessoas boas, que sempre obedecem ao Papai do Céu e fazem a Sua vontade.

LOUVOR: Louvar é o mesmo que elogiar. Louve ao Papai do Céu pela vida dos santos e pelo exemplo que eles são para nossa caminhada até o céu. Aproveite e louve pela sua casa, sua vida, seus amiguinhos, etc...

MOMENTO DE INTERCESSÃO: Convide todas as crianças a rezarem pela Renovação Carismática Católica, pelos servos da RCC, e pela construção da nossa casa. Lembre que nossa casa será um local onde muitas famílias receberão bênçãos de Deus, onde muitos serão curados, onde a graça de Deus irá acontecer fazendo cada um experimentar um pedacinho do céu na Terra.

ATIVIDADE SUGERIDA
Cada criança pode escrever uma oração de intercessão pela Renovação Carismática. Podem enfeitar bem bonito os desenhos. Peço a você coordenador que envie essas orações para o meu endereço que entregaremos todas juntas num grande coração para Katia no ENF 2014. Se achar melhor leve folhas para recortar e enfeitar, folhas com desenhos para elas colorirem.
  

ORAÇÃO FINAL: Agradeça ao Papai do Céu pelo grupinho de hoje e por todos os santos que são exemplos para nossa caminhada de santidade. Peça a Deus que nos abençoe e nos ensine, cada dia mais, a viver uma vida de santidade.

Fonte: RCC Criança MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!