10 de out. de 2013

Ministério para Crianças: Uma resposta ao clamor espiritual dos pequeninos



alt
Francisco de Assis Barbosa de Albuquerque é um alagoano que, aos 45 anos, vive intensamente a realidade econômica e social que crianças de seu bairro enfrentam com as drogas, prostituição, violência física e alcoolismo. Por isso, sentiu em seu coração a necessidade de coordenar o Ministério para Crianças da RCC de Maceió e junto dele, o PROJETO COMUNIDADE CRIATIVA JAC- Jovens Amigos de Cristo - CCJAC – localizada entre os Bairros Chã de Jaqueira e Santo Amaro , na cidade de Maceió.
alt
O projeto iniciado em 11 de junho de 2012 busca resgatar crianças, adolescentes e seus familiares para se achegarem a Cristo e buscarem uma nova realidade em suas vidas. Francisco conta que iniciativa se deu pela concretização de um chamado, feito a ele: “Durante três dias fui acordado com barulhos de tiros vindo do Complexo (conjunto de grotas), que fica próximo a minha residência. No último dia, uma voz falava alto em meu interior O som tem que ser outro’. Fiquei inquieto e passado uma semana desci e falei com Murilo, um líder comunitário, expliquei para ele do meu desejo, e de como tinha acontecido o chamado”.

Desta forma, Francisco conseguiu uma casa centralizada para começar um trabalho com as crianças. Para isso, ele precisou ser apresentado aos moradores, para ser conhecido por eles e falar de seu projeto.



Com o tempo, o trabalho foi adquirindo maturidade e fortalecimento. Pessoas foram aparecendo e a casa conseguiu se estabilizar: “Até então, pensava que o som era a música e a arte, mas quando começamos as inscrições, fui percebendo que se tratava de um grito espiritual, pois, dos 60 inscritos, nenhum tinha feito a primeira comunhão e 20 não eram batizados. Com três meses na 
alt
casa, conheci a Cleide, uma catequista que foi tocada por Deus a evangelizar nossas crianças”, explica Francisco. Hoje, a casa de missão comporta 15 crianças e 10 pré-adolescentes fixos, sempre com novatos passando pela casa”.

Ali, diversas atividades são realizadas, como o coral Santa Helena, artesanato, capoeira, catequese e a horta Padre Pio, onde se desenvolve serviços de campo, como reflorestamento das áreas interditadas pela defesa civil, coleta e panfletagem de preservação ao meio ambiente. A evangelização entra com o anúncio do Querigma, levando o amor de Deus a essas crianças, afirma o coordenador: “Procuro trabalhar temas e aspectos da história com ajuda de bonecos. Nas oficinas em que realizo levo em conta desde a partilha de material até o estímulo à criação. Além de ser uma atitude ecologicamente correta, pode ser uma alternativa de geração de renda e de libertação interior. Associei a arte do reaproveitamento nas CORES QUERIGMATICAS, adotadas na RCC para o Ministério para as Crianças”. Conclui.

Comunidade participa e aprova

Elenir é uma das mães que está inserida no projeto da Comunidade Criativa. Ela fala o que tem mudado depois que começou a participar: “Estou gostando do projeto pois minha filha está aprendendo muito. Aqui ela não está na rua, pois tem a escolinha, que a mãe não pode pagar, tem as orações que a gente participa na sexta feira, temos muitas oportunidades... Convido as outras mães aqui do bairro para participarem e nos ajudarem também nas orações com as crianças. Eu só agradeço ao Francisco em ter nos oferecido este projeto pra gente participar.”

As jovens adolescentes Erlane e Évelin contam um pouco da suas participações no projeto: Participamos da capoeira, catequese, artesanato e hoje trabalhamos com a horta. Já nos apresentamos em vários festivais, isso tudo é muito bom, pois não estamos ficando mais na rua para aprender outras coisas ruins. No projeto, estamos cuidando para que no futuro a gente possa estar num caminho melhor”. Em casa, elas começam a sentir as primeiras transformações no relacionamento com a família. Desta forma, as meninas já se sentem parte do projeto e fazem um convite aos colegas que ainda não conhecem: “Os outros jovens precisam conhecer o projeto, pois estão perdendo uma oportunidade muito boa”.
Murilo é um dos pais de família envolvido no projeto, ele fala como a iniciativa tem colaborado no seu dia-a-dia: “Aos 35 anos, como profissional na área de segurança, só tenho agradecer pela iniciativa de Francisco, que está auxiliando na formação da minha filha e na construção de sua personalidade que é uma pré-adolescente, de 11 anos.
“O projeto está sendo importante porque através dele estão sendo criadas três praças, horta comunitária e isto muda a consciência ambiental dos moradores. Convido a todos da comunidade a fazerem parte do projeto, que vem ganhando uma força muito grande e ajudando na formação de nossos filhos”.


O projeto cresce e dá frutos
alt
Francisco fala que a casa de missão sobrevive da misericórdia de Deus que é chegada em doações dos amigos que são, na maioria, os próprios pais. Esta já é uma vitória, de acordo com ele: “Conseguimos trazer as famílias para dentro da casa. Na segunda fase do projeto, iniciaremos o fortalecimento das famílias”, informa.

Desta maneira, Francisco vem aos poucos, levando luz ao contexto social no qual se encontra, onde a triste realidade anterior, vai perdendo força para algo maior que vem predominando com ousadia em sua missão: o resgate de almas para Deus. Mas, o trabalho deste homem está apenas começando e conta com outros cristãos para fortalecerem esta casa de missão, que ajuda pequenos e grandes necessitados.
Você pode saber mais sobre o desenvolvimento deste trabalho, através do contato com Francisco pelo e-mail: franciscosamuel2003@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou visitando a página no facebook.
O projeto também conta com o apoio do pároco Pe José Aloísio, da paróquia Menino Jesus de Praga, que fica localizada na Rua Professor Mário Marroquim, 470 - Pinheiro Maceió /AL 57055-610. Entre em contato com o padre pelo telefone: (82) 3338-7836.

3 comentários:

  1. Viva Nossa Senhora Aparecida!!!
    Venha nos visitar:
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços Fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Como faz para fazer parte deste ministério??
    Atcc,

    Abrçs.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um ministério da Renovação Carismática Católica, para fazer parte dele é preciso estar participando de um Grupo de Oração e fazer as formações próprias do ministério.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!