5 de out. de 2016

LECTIO DIVINA PARA CRIANÇAS - O caminho que leva ao encontro profundo com Deus

Assim como o nosso corpo precisa de alimento (arroz, feijão, carne, leite, pão, frutas, legumes, etc.), a nossa alma também precisa ser alimentada, mas não é com arroz e feijão, é com a Palavra de Deus! Quando alimentamos nosso corpo ficamos saudáveis, fortes! O mesmo acontece quando alimentamos nossa alma! Com a alma bem alimentada produzimos muitos frutos espirituais em nossa vida!

O que é preciso pra fazer a leitura orante da Palavra de Deus?

- Primeiro é preciso DISCIPLINA! Mesmo com preguiça, sem vontade, não podemos deixar de fazer nossa leitura todos os dias.
- É importante ter um lugar silencioso e sem distrações pra fazer a Lectio Divina.
- Um caderno e um lápis ou caneta

PASSOS DA LECTIO DIVINA

Leitura - O que o texto diz
Imagine que você está vendo aquela cena, preste atenção em todos os detalhes: o lugar, o que aconteceu, os personagens, as conversas, tente perceber o que cada personagem sentiu.  Sublinhe, marque os pontos mais importantes, as palavras mais fortes, o trecho que mais lhe chamou atenção, o trecho que você mais gostou...
Meditação - O que o texto diz pra mim
Agora é hora de comparar o texto com a sua vida, através do Espírito Santo. Quais os sentimentos que o Espírito faz surgir em você? Alegria, gratidão, confiança, força, arrependimento?…
Oração - O que o texto me faz dizer  
A oração vem como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Naturalmente brota um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, um oferecimento da nossa vida, do nosso coração a Deus, uma adoração.
Contemplação - O que a Palavra faz
A Palavra que lemos nos convida a um compromisso, à uma ação, um gesto concreto



VAMOS FAZER TODOS JUNTOS!
Para exemplo, escolhemos um texto que nos diz que o Reino de Deus é das crianças. Você encontra em Marcos 10,1.13-16.


Invocação ao Espírito Santo
Espírito Santo, abra meu coração ao amor de Jesus, me acompanhe por toda minha vida, ilumine minha inteligência para que eu entenda a Palavra e me faça obediente ao que o Senhor quer de mim. Amém
LER
Cada um lê individualmente, depois todos lêem juntos e para terminar, cada um lê a parte que mais gostou.  
Perguntas para leitura: Onde Jesus estava?
O que Ele estava fazendo?
Quem repreendia as pessoas que apresentavam crianças para que Jesus as tocasse?
Quando Jesus viu, como Ele ficou? E o que Ele disse?
O que Jesus fez depois?
MEDITAR
Quem me apresentou pra Jesus?
Algo ou alguém atrapalha meu encontro com Jesus?
Como me sinto ao saber que o Céu pertence às crianças?
Me alegra saber que Jesus me abraça e me abençoa?
ORAR
Obrigado, Senhor, por me amar, por me querer sempre pertinho do Senhor, por cuidar de mim e me abençoar! Quero mesmo depois de adulto ter um coração de criança, saber amar e perdoar, confiar e me entregar ao Senhor!
CONTEMPLAR
O que você aprendeu hoje?
Como você pode dizer a outras crianças que Deus as ama e as chama pra ficar pertinho Dele?
Repita muitas vezes, até ficar gravado em seu coração: "Quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele."
ORAÇÃO FINAL
Pai Nosso
Ave Maria
Glória

3 comentários:

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!