5 de abr. de 2016

GOI Querigma da Misericórdia: Espírito Santo

Responsáveis: Daniela Lopes / Graziela - Uberlândia/MG

Acolhida: Boa noite...Que bom ver vocês. Feliz Páscoa. 
Partilhar e acolher. Cantar uma canção da santíssima trindade e uma bem animada pra começar. Em seguida cantar a música o telefone de Deus e em seguida convida-los a falar com Jesus. Jesus é tão próximo de nós e Ele, assim como nós, passou por tantas coisas na infância... Quando ele tinha um aninho como foi? O que ele fez? E nós? Alguém se lembra? (trabalhar a Coroinha do Menino Jesus e ir orando por cura em todas as idades).

Louvor: Como Deus é bom. Como é maravilhoso. Temos muitas coisas boas pra louvar o Senhor, sim ou não? Em cada idade muita coisa boa aconteceu, não foi? (Cada criança deve agradecer por algo de bom que já aconteceu com elas durante uma fase da vida. Em seguida louvar pelo que Jesus é pra ela.


†Espírito Santo

Reflexão para o pregador - O Espírito Santo é o sopro de Deus que conduz os passos daqueles que creem e os ajuda a contemplar o rosto da misericórdia e a sermos imitadores desse amor. É o Espírito Santo que nos guia, nos conduz, nos impulsiona, nos alerta, nos revela a face da misericórdia.


Material – Gota na frente uma criança caminhando em direção ao Santíssimo sacramento. Em cima dela uma pomba que representa o Espírito Santo.

Pregação
Boa noite crianças! Hoje eu vim falar para vocês sobre o semáforo! Vocês sabem o que é isso? Ah, o semáforo é um sinal de trânsito que serve para orientar, advertir e disciplinar o motorista. Ele possui três cores. Vermelho, verde e amarelo. Quando o sinal está vermelho, o que quer dizer? Que devemos parar. Se avançarmos o sinal o que acontece? Acidentes. As pessoas podem se machucar muito ou um pouco, mas elas se machucam. E o amarelo? Atenção! Calma! Reduz a velocidade.É para indicar os motoristas que já é perigoso, que precisamos ter cautela. E o verde? Siga, a pista está liberada.
Vocês sabiam que temos um semáforo dentro de nós? Quando nós fomos batizados o Espírito Santo veio morar dentro da gente, e ele funciona mais ou menos como um sinaleiro.Ele nos foi dado para nos orientar, disciplinar e corrigir para conseguirmos chegar até o céu! Como assim? Vou explicar. Quando estamos indo para o caminho errado o Espírito Santo acende a luz amarela para nos alertar e sopra no nosso ouvido: não sei não, é melhor pensar, ter cuidado, não é um bom caminho, volta. A cor é amarela para lembrar do grande amor de Deus por nós. Ele que nos criou não quer que andemos no caminho errado. Mas, somos teimosos e queremos continuar, então o Espírito Santo acende a luz vermelha, dizendo não vai por aí não. Você vai se machucar. Por aí não é bom. E mais uma vez fechamos nossos ouvidos e quando avançamos o sinal vermelho o que acontece? Pecado, pecadinho e pecadão. E o pecado machuca o nosso coração e o das pessoas que nós amamos. A pior consequência do acidente é a morte, e é isso que o pecado vai fazer em nós. Ele vai nos transformar devagarzinho nos deixando tristes, emburrados, resmungões até nos matar. A cor dessa sinalização é o vermelho para nos lembrar do sangue de Jesus, que morreu por nós para nos libertar de todo o pecado e nos garantir o céu. Por isso crianças quando o sinal ficar vermelho e você ouvir o Espirito Santo falando com você, pare e espere o verde. Verde pode seguir, é por aí o caminho do céu. É voltando atrás, é pedindo perdão, é respeitando o colega e os pais...Verde de conversão, de mudança de vida. 
O Espirito Santo é aquele que nos conduz ao melhor de Deus pra nós. Ele nos aproxima da Eucaristia, nos encoraja para a confissão, nos estimula nas praticas das obras de misericórdia. Quais são elas mesmo? (relembrar as obras de misericórdia) O Espírito Santo é o sopro de Deus que conduz os passos daqueles que creem e os ajuda a contemplar o rosto da misericórdia e a sermos imitadores desse amor. É o Espírito Santo que nos guia, nos conduz, nos impulsiona, nos alerta, nos revela a face da misericórdia.



E aí vocês querem ouvir o Espirito Santo que está dentro de vocês? Então coloque a mão no coração, feche seus olhos e repete assim....(conduzir um momento de Efusão no Espírito Santo).



Você pode adquirir a Coroinha do Menino Jesus na livraria ComDeus


2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO MATERIAL MARAVILHOSO QUE PARTILHA CONOSCO!
    FORMAÇÕES MARAVILHOSAS, DEUS CONTINUE ENVIADO O SE ESPIRITO SANTO SOBRE VOCÊ.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e profunda reflexão. Como temos a aprender e crescer!
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!