5 de fev. de 2014

Sal da terra e luz do mundo - Atualizado

Palavra: Mateus 5.13-16

Objetivo: Conscientizar as crianças de que sua função como sal é temperar a vida das pessoas, e como luz, refletir o brilho de Jesus através de suas atitudes.

Leve saquinhos individuais de pipoca SEM SAL.

Distribua às crianças. Observe suas reações e comente. Eles certamente irão comentar: - "Tá ruim! Tá sem sal". Então coloque umas pitadas de sal nas pipocas.
Certa vez Jesus falou a seus discípulos que eles eram o "sal da terra". 

Abra a sua Bíblia em Mateus 5, 13 e leia.
Ser "sal da terra" é ressaltar o lado bom das pessoas e da vida. Além de salgar os alimentos o sal também é importante para conservar os alimentos. Sem a presença de Jesus, somos corrompidos pelo mundo, mas em Cristo nos tornamos um elemento capaz de ajudar na salvação de um mundo que perece.
O sal dá sabor a todos os alimentos. "O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Hoje temos a geladeira e não imaginamos o quanto era difícil conservar a comida comprada com esforço, que seria utilizada na próxima refeição ou no dia seguinte. Sem o sal, os alimentos são insípidos (sem sabor). 


Agora vamos ler Mateus 5, 14-16
Utilize uma vela ou uma lanterna. Fale sobre a luz (vejam como a luz dessa vela brilha!), mas SEM ACENDÊ-LA. As crianças vão falar que a vela não está acesa. Acenda a vela e diga que a Bíblia nos diz que temos que deixar nossa luz brilhar. Para nossa luz brilhar, nós precisam estar conectados a Deus (precisamos ser acesos pelo fósforo). Devemos ser conectados à fonte do poder de Deus e precisamos preparar-nos para Jesus. Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando vamos à igreja para rezar, adorar, louvar e estudar a Palavra nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira que refletimos que temos Jesus em nossos corações.

Sem a luz nossa vida na terra seria impossível. Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo, participamos da luz que vem Dele. Devemos ser luz brilhando na escuridão.
 Atividade:










14 comentários:

  1. Ola amada que a alegria do Senhor seja nossa Força!
    adorei seu blog achei o que exatamente encontrava.. Sou catequista de crianças de 04 a 06 anos.
    Natalia

    natalia.alvesdesouza91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amei, vou utilizar na nossa turminha aqui nos Estados Unidos.... que Deus te abencoe hj e sempre.
    Janaina

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a Paz de Jesus e o Amor de Maria. Você teria o resultado final dá atividade, queria ver como fica colado, o saleiro e a lâmpada, quero fazer amanhã com minhas crianças, obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muuito liindo dinâmica de um jeito fácil pras crianças intenderem

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia. Meu nome é Eliane de Uberlândia/MG. Sou catequista dos "Anjinhos" uma etapa que criamos de crianças de 2 a 5 anos, são lindos!!!! E gostei muito da ideia e vou fazer com meus anjos. Obrigada e que Jesus continue te iluminando. A paz de Jesus e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente o que eu procurava! Amei! Sou catequista do pré I e amo essa minha missão. Adoro encantar meus catequizandos e sei que consigo isso quando sou eu primeiro que me encanto! Que Deus continue a te abençoar e que Maria esteja sempre contigo. A paz

    ResponderExcluir
  7. Muito bom gostei muito a paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor!! gostei muito desse texto muito bem elaborado. Parabéns pela criatividade. Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Obrigado pela dica de aula valiosa.

    ResponderExcluir
  10. Aparecida amei muito.Vai ser de bom aproveito. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso! Obrigada pelo plano de aula!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!