25 de jan. de 2013

A caixa de ferramentas de Deus - 1Cor 12, 4-6


"Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos"
1 Coríntios 12, 4-6


Eu tenho uma caixa repleta de ferramentas (mostre sua caixa de ferramentas). Imagino que na sua casa tenha uma caixa de ferramentas como esta, não é? Por que você acha que precisamos de tantas ferramentas? (deixe as crianças responderem) É porque cada uma dessas ferramentas tem uma finalidade diferente. Não há uma ferramenta que possa fazer tudo sozinha. 
Se eu precisasse colocar um prego em uma tábua, que ferramenta vocês acham que eu iria usar? (deixe as crianças responderem) Certo! Eu usaria um martelo. Aqui está o meu martelo. 
Se eu fosse montar uma cadeira e tivesse que colocar um parafuso para prendê-la, que ferramenta vocês acham que eu iria precisar? (deixe as crianças responderem) Vocês acertaram de novo! Eu preciso de uma chave de fenda, e aqui está ela!
Vamos ver... vamos supor que eu precise medir algo, qual a ferramenta vocês acham que irei precisar? É claro, eu preciso de uma fita métrica! Será que eu tenho uma fita métrica aqui? Sim, aqui está. 
E se eu precisar fazer um furo na parede???? Claro, eu preciso da minha furadeira!!! 
É importante ter a ferramenta certa para cada trabalho.
A Igreja é como uma caixa de ferramentas de Deus. Deus tem um monte de trabalhos para fazer e Ele deu para o povo em Sua Igreja talentos diferentes para ajudá-lo a fazer esses trabalhos. 
Nós somos Suas ferramentas!!!!
Para alguns, ele deu talento musical. Para outros Ele deu o talento de ensino. Para outros o talento de pregar... Não há uma pessoa na igreja que pode fazer tudo sozinha, não é? Ouça o que diz a Bíblia, "Há diferentes tipos de dons espirituais, mas o Espírito mesmo é a fonte de todos eles. Existem diferentes tipos de serviço, mas servimos o mesmo Senhor. Deus trabalha de formas diferentes, mas é o mesmo Deus que faz o trabalho de todos nós."
Se eu precisasse apertar um parafuso em meus óculos, este martelo me ajudaria? Será que esta chave de fenda grande ajudaria? Não! Eu precisaria desta chave de fenda pequena. Você vê, não importa qual o seu talento e não importa se você é grande ou pequeno. O que importa é que quando Deus tem um trabalho para você fazer, você precisa estar lá na caixa de ferramentas Dele, pronto e disposto para Ele usar você.
Olhe ao seu redor. Veja esta igreja! É caixa de ferramentas de Deus. Olhe para todas as crianças nesta sala. Todas são ferramentas de Deus!

Você está pronto(a) e disposto(a) para Deus usá-lo(a) para fazer o seu trabalho nesta comunidade? (deixe as crianças responderem)

Ore com as crianças pedindo que o Espírito Santo venha agir em cada uma delas, discernindo qual o talento que Deus lhes deu e como colocá-lo a serviço dos irmãos, deixe que elas se entreguem a Deus na oração.


Atividade:
Imprima a folha abaixo e dê para as crianças colorirem e depois recortarem as ferramentas. faça um cinturão com papel colorset ou cartolina e prenda as ferramentas com clips ou pode até mesmo colar. 





E que tal recortar os desenhos abaixo para enfeitar a sala ou colar num pirulito e dá para as crianças?






11 comentários:

  1. Dinâmica criativa! Gostei. Bom sábado!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa explicação,simples e fácil das crianças entenderem,vou usar com as crianças da minha célula hoje.
    Parabéns!��

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito amanhã vou dar este ensinamento deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Vou ensinar isso hoje! Amei 💙 levarei as ferramentas do meu marido
    👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho! Amei! Vou usar com os meus pequenos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito.Vou apresentar no próximo culto infantil.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Amei essa dinâmica é bem divertida

    ResponderExcluir
  8. Amei está ideia com certeza vou usá-la Deus abençoe sua vida e seu ministério

    ResponderExcluir
  9. Amo essa história das ferramentas,ja preguei em culto de crianças,e eles amaram,lindo as coisas de Deus!!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!