27 de jun. de 2012

Santíssima Trindade


HISTÓRIA: A árvore da vida

Nícolas era um menino muito esperto, diferente das outras crianças da sua sala de aula e prestava muita atenção em todas as explicações da professora. Entre todas as coisas que ele aprendeu, da qual ele mais gostou foi a explicação sobre a vida da árvore. Ele gostou de saber que a raiz escondida no fundo da terra, alimenta e fortalece a árvore, que o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos ate as folhas, que as folhas em contato com o sol transformam os alimentos em energia e força, gerando as flores que se transformam em frutos. 
Um dia na catequese, as crianças perguntaram para a catequista:
- Como é que Deus pode ser três pessoas em uma só? 
Nicolas bem rápido respondeu, antes da catequista: 
- A Trindade de Deus é como uma árvore! 
- Como assim? – disseram as crianças. 
- Explique para nós – sugeriu a catequista. 
- Bem o Pai é o criador, aquele que sustenta a vida como a raiz de uma árvore. Sem raiz a árvore não vive, O Filho é o que salva a vida. Ele é o caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore que serve de apoio e percurso dos alimentos. O Espírito Santo é o que fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fortalecendo a árvore para que ela dê frutos. Raiz, tronco e folhas formam a árvore. Pai, Filho e Espírito Santo formam a Trindade. Os frutos das árvores são a laranja, a goiaba e muito mais. Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a doação e muito mais. 
- Muito boa explicação, Nicolas! – disse a professora. 
- É mesmo, dona Lúcia, nós precisamos da Trindade de Deus para produzir os frutos do Reino. 
- Nicolas, o Espírito Santo o inspirou. O Espírito Santo falou para nós através de você. Dona Lúcia estava admirada com a explicação de uma criança. E muito bem explicado. Então perguntou:
- Nicolas, como é que você aprendeu isso?
- Pensando em Deus, deixando Deus cochichar no meu coração. 
Nicolas tornou-se catequista e hoje é um grande apostolo de Jesus.

REFLEXÃO: O mistério da Trindade de Deus só pode ser compreendido pelos que possuem o coração de criança. Pelos que possuem a simplicidade em sua comunicação com Deus. Só Deus pode desvendar seus mistérios no coração de quem o ama acima de tudo.

2 comentários:

  1. Amei... vou me programar para passar no Cantinho Kids!
    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Lindo .a história de Nicolas

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!