7 de ago. de 2010

Carta aos Pais




É na figura paterna que o filho se inspira, ainda que inconscientemente, para seu modelo de vida e de comportamento. O pai, com seu exemplo e testemunho está desenhando tudo na alma e no caráter dos filhos. A própria imagem de Deus que o filho terá, é decalcada na figura paterna. E daí se originam tantas ideias erradas a respeito de Deus. Mais do que belas palavras, o pai educa pelo exemplo.
NÃO SEI COMO se chama, sei apenas que foi um filho que enviou esta carta a todos os pais do mundo. Diz o seguinte: "Não me dês tudo o que te peço. As vezes meus pedidos querem apenas ser um teste, para ver quanto posso pedir. Não grites comigo. Eu te respeito menos quando o fazes e me ensinas a mim também a gritar, e eu não queria fazer isto. Não me dês ordens a todo o momento. Se em vez de mandar, algumas vezes, externasses teus desejos sob a forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente e com mais gosto.
CUMPRA as promessas que fazes, boas ou más. Se me prometes um premio deves concedê-lo; assim como um castigo. Não me compares com ninguém, especialmente com meus irmãos. Se tu me colocas acima deles, alguém vai sofrer e se me colocas abaixo, eu é que sofro. Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensa antes e mantenha a decisão.
DEIXA que eu faça, acertando ou errando. Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente. Nunca pregues uma mentira nem me peças que eu o faça. Isto criaria em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas.
TRATA-ME com a mesma amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos. Pelo fato de pertencermos à mesma família não significa que não possamos ser amigos também. Nunca me ordene fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes. Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes.
ENSINA-ME a amar e conhecer a Deus. Não acredite que a catequista ou o padre possam fazer isto em teu lugar. Tudo o que ensinarem a respeito de Deus nunca entrará em meu coração e em minha cabeça se tu não conheces nem amas a Deus." Que Deus Pai abençoe a você pai.


Dom Itamar Vian
Arcebisbo Metropolitando


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!