12 de abr. de 2017

Rezando o Santo Rosário com crianças - Mistérios Gozosos

Enviado por KARINNE SANTIAGO do GOC S. José e Sta. Terezinha de Goiânia/GO

A paz do Menino Jesus e o amor de Maria!
Este pequeno manual de dinâmicas tem como objetivo incentivar a criatividade durante a meditação d e cada mistério do Santo Rosário com nossos pequenos. Sabemos o quão difícil é prender a atenção das crianças por um tempo maior, e tendo em vista a acessibilidade de cada criança de acordo com sua faixa etária, no entanto não podemos esquecer de como é importante que desde pequenos já tenham devoção e amor à Nossa Mãezinha do Céu. Nossa Senhora sempre se mostrou aos mais pequenos: em Fátima, em Lourdes, em Salette... O Salmo já nos adverte que é da boca das crianças e dos pequenos que procede o perfeito louvor que dissipa as trevas e reduz ao pó nossos inimigos (Salmo 8, 3).
Não há como resistir a oração de uma criança!!!
“Se um milhão de crianças rezarem o terço juntas, o mundo mudará”
São Pio de Pietrelcina

Como é lindo ver crianças rezando!
Porque então não rezarmos na linguagem que a criança entende e se desenvolve? Ou seja, brincando!
Podemos marcar a infância das nossas crianças com orações prazerosas. Que elas, depois de grandes, se lembrem e sintam uma alegria enorme ao rezar!
Nossa experiência de oração do terço com as crianças em Goiânia tem dado certo.
Começamos a rezar o terço com as crianças a partir de uma experiência Mariana do meu anterior ministério, “Palhacinhas da Fé”, em que cada participante já vivenciava uma profunda e singela devoção à Mãe de Deus. Trabalhamos além do terço, os títulos marianos com contações de histórias e desenhos para colorir. Rezamos o terço nos grupos de oração infantil, em nossos congressinhos, encontro de carnaval com Cristo e outros momentos de evangelização.
Costumamos fazer da seguinte forma: em cada encontro semanal, grupinhos de oração, rezamos uma dezena do terço. E nos encontros maiores, retiros e congressos, por exemplo, dividimos os mistérios no decorrer do cronograma, não aconselhamos rezar todo o rosário de uma única vez, fica cansativo para as crianças, mas também dependerá da sua realidade e sua criatividade. Os cenáculos Marianos cabe-se rezar todo o rosário de forma que a criança gaste sua energia de forma positiva em oração!
Assim como as pregações para as crianças precisam ser audiovisuais, ou seja, elas precisam ver, às vezes até tocar para entender o ensinamento, com os mistérios do Rosário, fazemos o mesmo, tentando mostrar às crianças, na linguagem delas, o que estamos contemplando. Tentando mostrar os mistérios da nossa redenção.
Como escrito inicialmente, são apenas formas que já rezamos e deu certo, mas a cada encontro, pedimos a Deus uma nova inspiração, onde poderemos juntos com nossas crianças rezar e alcançar as virtudes da oração do Santo Rosário.
Agradeço este projeto ao Ministério para Crianças Palhacinhas da Fé (Goiânia/GO), pois aprendi junto a crescer na Fé em Deus pela devoção à Maria, e a cada criança que já tive a oportunidade de conhecer, por meus intercessores mirins!
Karinne Santiago
Codinome: Ternnura de Maria!
Mistérios Gozosos

1º Mistério - A anunciação
Contemplamos a anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora!

No espaço onde é o grupo de oração, ou em um espaço maior, prepare um canto do espaço para ser o “quarto” de Maria, coloque uma jarro de flor no em um canto da salinha e escreva em um cartaz “Casa de Maria” onde também estará a imagem da Mãe de Deus e nossa. As crianças irão brincar de ser anjos, aquele que chegar primeiro até a imagem de Maria, puxa a Ave-Maria. Voltam todos para os lugares e assim, rezam até completar as 10 Ave-Marias do mistério.
Conte às crianças com muito entusiasmo sobre o pedido que Deus Pai fez ao arcanjo Gabriel de ir até à casa de Maria. Como deve ter se sentido o arcanjo? Feliz? Sentindo uma imensa gratidão? Qual seria a emoção de ir à casa de Maria e anunciar a vinda do Salvador? Eu também queria ser esse anjinho!!!

Indico aos evangelizadores a pregação do Juninho Cassimiro sobre a anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora: https://www.youtube.com/watch?v=eFtB5Eyvu9o

2º Mistério - A visitação
Contemplamos a visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel!

Neste mistério, vamos rezar fazendo um percurso até a casa de Santa Isabel! Vamos criar um caminho de obstáculos. Use aquilo que você tem. Tudo pode entrar em cena: cadeiras, mesas, árvores, almofadas, corredores, pneus, corda... Só certifique-se de que os objetos não trarão risco às crianças e evangelizadores. Crie um caminho e incentive a imaginação! “Crianças! Agora vamos subir essa montanha e depois atravessar aquele rio nadando, mas não fiquem com medo, se nos sentirmos cansados, Deus renova as nossas forças, vamos pedir a Deus que nos ajude, por intercessão da Virgem Maria.” Durante o percurso, rezar a dezena.
3º Mistério O nascimento
Contemplamos o Nascimento de Jesus em Belém!

Vamos montar um presépio?
Você pode fazer de várias formas na hora com as crianças: com material reciclável, em forma de quebra-cabeça... e a medida que você vai montando, vai rezando a dezena com os pequenos.

^

4º Mistério - A apresentação
Contemplamos a apresentação do Menino Jesus no templo!

Construir um painel com o desenho de uma igreja e, em outro material, desenhar dez bebês, na medida em que cada criança puxa a Ave-Maria, ela fixa o desenho do bebê na igreja.
O painel pode ser feito em cartolina, E.V.A, tecidos... Basta usar sua criatividade e aquilo que você tem na sua própria casa!

5º Mistério - O encontro
Contemplamos a perda e o encontro com o Menino Jesus no templo!

Jesus foi encontrado por seus pais no templo, ensinando aos doutores da lei. Todos nós somos da família de Jesus Cristo, então vamos também encontra-lo em nossa vida?!
Brevemente, falar com as crianças onde e como podemos encontrar Jesus. E que por mais difícil que esteja de o encontrar, devemos ter a certeza que em nosso coração Ele sempre está.
Brincadeira: O evangelizador esconde uma imagem dentro da salinha onde é o encontro com as crianças, a criança que achar primeiro, puxa a Ave-Maria.
Repetir a brincadeira dez vezes.


Sugerimos a leitura da CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II

*Arquivo completo para imprimir AQUI

*Todos os mistérios AQUI


6 comentários:

  1. Excelente trabalho, parabéns!
    abraço fraterno Fernanda - Taubaté/SP

    ResponderExcluir
  2. Amei seu trabalho!!!! Senti imensa alegria e doçura ao contemplar os mistérios. Quero passar aos meus catequizandos com todo esse sentimento. Com certeza és inspirada por Deus. Obrigada! Neida Ceolin Stein, Tenente Portela-RS

    ResponderExcluir
  3. Que linda forma de evangelizar vc esta de parabéns ,estas com a unção do Espirito Santo,O brigada por co,partilhar tão belo trabalho. Célia - ARARIPE-CE

    ResponderExcluir
  4. È muito gratificante


    ver as crianças rezando o terço

    ResponderExcluir
  5. MARAVILHOSO TRABALHO.PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!