12 de abr. de 2017

Rezando o Santo Rosário com crianças - Mistérios Luminosos

Enviado por KARINNE SANTIAGO do GOC S. José e Sta. Terezinha de Goiânia/GO

Mistérios Luminosos

1º Mistério - O Batismo
Contemplamos o batismo de Jesus é batizado no Rio Jordão!


Leve uma bacia com água e um boneco que possa molhar, fale às crianças sobre o batismo de Jesus, como foi que aconteceu, e que quando nos somos batizados, somos também anunciados a igreja como filhos de Deus e membros da Santa Igreja. Recebemos os dons de Deus para usarmos como Jesus também usou.
Entregue a cada criança uma flor (Vitória- Régia). É uma flor feita de papel com as pétalas dobradas, quando ela é colocada na água, as pétalas vão se abrindo. E pode-se ver o que tem escrito dentro de cada flor, sugiro que sejam escritos os frutos do Espírito Santo. A criança coloca sua flor na bacia com a água, puxa a oração e fica por perto esperando que sua flor se abra, enquanto isso, as demais também vão rezando até completar a dezena.


2º Mistério -  O primeiro Milagre
Contemplamos o primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná!

Conte resumidamente a história do Casamento que faltava vinho e explique para as crianças que o vinho era muito importante naquela época, era um sinal de respeito para os noivos, e que por isso, Maria, mãe de Jesus o pediu para fazer um milagre.
Dinâmica: Entregar a cada criança um copo vazio e os pedirem para ir buscar um pouco de água, a metade do copo. Peça-as que fechem os olhos para que a fé os mostre o milagre. Enquanto eles estiverem com os olhos fechados, passe colocando um pouco de suco de uva em cada copo. Ao fim, as crianças podem abrir os olhos e ver que a água no copo delas também mudou de cor. Estimule as crianças a pedir um milagre a Deus; por nossa Santa igreja, pelo Papa, por nossas famílias, pelas crianças abandonadas... E reze com muita fé junto com todos os pequenos uma dezena do terço.
- Quando o grupinho tiver só meninas, podemos brincar de jogar o buquê. Já fiz algumas vezes e elas amaram. Junte um ramo de flores, uma criança joga o buquê, a que pegar, puxa a Ave-Maria. Você pode também, dar um jeitinho de aderir os meninos, estimulando brincadeiras santas. Que tal os meninos serem os padres deste casamento?
As crianças podem brincar de santa missa também, não precisam brincar só de casinha, e carrinho. Temos outra vocação que precisa ser incentivada com muito amor e zelo!



3º Mistério - O anúncio do Reino de Deus
Contemplamos Jesus anunciando o reino dos Céus e pregando seus ensinamentos!

Precisamos ser como Jesus! O evangelizador se aproxima de uma criança e lhe diz algo que Jesus diria, aquele pequeno puxa a Ave-Maria, depois esta criança vai até outra criança e diz também pensando no que Jesus diria, e assim sucessivamente. Se seu grupo tiver mais de dez crianças, na última, todas vão de encontro a alguém e reze a última Ave-Maria todos juntos.
O ideal, é que essas palavras sejam espontâneas. Evangelizador fique atento, o coração de criança muito sensível a Palavra de Deus, tome posse de cada profecia que eles proclamarem. Mas, se por acaso, ficarem acanhados, sem saber o que dizer, ensine como Jesus fez a nós.

Podemos brincar também neste mistério de telefone sem fio. Faça uma fila com as crianças, a primeira puxa a Ave-Maria e anuncia uma boa notícia no ouvido do colega, que passará até o último, ao fim, se confere a palavra, e o primeiro vai para o final da fila, dando vez ao segundo que puxará a próxima Ave-Maria, assim até completar a dezena!

4º Mistério - A transfiguração
Contemplamos a transfiguração de Jesus no monte Tabor!

Leve ao grupinho, um pedaço grande de TNT na cor preto, que seja possível fazer uma cabaninha onde caibam dentro, todas as crianças. Você pode usar barbantes, e o espaço da sua sala a seu favor, ou então, somente peça às crianças que possam ir segurando sobre suas cabeças o TNT. Outra pessoa, por fora da cabaninha, com uma lanterna começa a iluminar, mostrando às crianças que a luz ultrapassa a escuridão. Que mesmo na noite, a Luz de Jesus é mais forte e que não precisamos temer a escuridão, porque Deus é a nossa Luz. E reze a dezena dentro da cabaninha.

5º Mistério - A Eucaristia
Contemplamos a Instituição da Santa Eucaristia!

Conte às crianças algum milagre eucarístico, simule algum com as crianças em forma de teatrinhos rápidos... Leve pãezinhos, fale que aquele pão não é Jesus, porque precisa de um padre para mudar o pão e o vinho em corpo e sangue de Cristo. Mas, já que estamos no grupinho de oração, vamos lembrar da Santa Missa, e pedir a Deus que conserve cada coraçãozinho para o dia que for receber Jesus. Vá entregando o pão um por um, e a medida que se entregado, a criança puxa a Ave-Maria.


Sugerimos a leitura da CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II


*Arquivo completo para imprimir AQUI

*Todos os mistérios AQUI



Um comentário:

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!