17 de abr. de 2017

Rezando o Santo Rosário com crianças - Mistérios Gloriosos

Enviado por KARINNE SANTIAGO do GOC S. José e Sta. Terezinha de Goiânia/GO

Mistérios Gloriosos


1º Mistério - A ressurreição
Contemplamos a ressurreição de Nosso Senhor Jesus!


Vamos brincar de VIVO/MORTO, mas com uma diferença: sempre que o condutor da dinâmica disser VIVO as crianças respondem JESUS e quando disser MORTO, respondem PECADO. Puxe a brincadeira e repita algumas vezes, parem e rezem uma Ave-Maria, repita a brincadeira e rezem outra vez, até completar a dezena.

2º Mistério - A ascensão
Contemplamos a ascensão de Jesus ao Céu!


Jesus subiu aos céus. Vamos pegar dez gravuras de Jesus e fixar com durex ou fita crepe em balões murchos. A criança puxa a Ave-Maria e enquanto as demais respondem a oração, ela enche o balão e no final da oração solta, sem amarrar a boca do balão. A intenção é ver o balão subindo.
Pode-se usar gás hélio pra fazer com que as bexigas fiquem no alto ou fazer também a experiência da garrafa com vinagre e dentro do balão colocar uma colher de bicarbonato de sódio, prenda a boca do balão na boca da garrafa, levante o balão murcho e quando o bicarbonato entrar em contato com o vinagre, o vapor fará que o balão encha sozinho!


3º Mistério - A vinda do Espírito Santo
Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos reunidos no cenáculo!


Dinâmica das fitas. Leve uma pronta para contar às crianças que no dia de Pentecostes houve um grande barulho no céu e que todos que estavam reunidos no Cenáculo (os apóstolos de Jesus, sua Mãe, seus amigos...) Todos receberam do Céu uma força tremenda, que parecia uma língua de fogo e ficaram todos cheios do Espírito Santo, dando-lhes coragem para anunciar o nome de Jesus em todos os lugares... Tire de dentro de um bolso ou bolsa a sua fita e balance no alto sobre as cabeças das crianças. Rezem a dezena e ao final cada criança pode confeccionar a sua própria fita.

Vamos simular as fitas da ginástica rítmica

Materiais
Para cada criança: 1 pedaço de barbante, metade de uma folha A4 (sulfite, ofício) e 3 tiras de papel crepom nas cores, laranja, amarelo e vermelho para representar a língua de fogo.
Como fazer Dobre o papel A4 ao meio duas vezes, até obter uma tira mais resistente, pegue as três pontas das três tiras do papel crepom e dobre junto ao papel A4, depois amarre o barbante deixando-os presos, deixe uma ponta do barbante maior, para que possa dar mais movimento na hora da brincadeira. Se as crianças forem menores, corte as tiras de papel crepom ao meio, ou de um tamanho compatível a elas. Também dá pra fazer colando as fitas com fita crepe na ponta de um palito de algodão doce. * Aqui nesse vídeo você aprende como fazer um balangandã: https://youtu.be/Jtds-GsQFsg


4º Mistério - A assunção
Contemplamos a assunção de Maria ao céu!


Este mistério, podemos rezar da seguinte forma: forme no chão um terço com dez imagens de Maria. Pode até escolher títulos diferentes e dizer às crianças que todas Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus e do seu jeito explicar brevemente às crianças que seus nomes diferentes estão relacionados à comemorações litúrgicas ou aos lugares onde ela apareceu ou ainda à devoção popular. Para rezar o terço fale que Nossa Senhora foi assunta ao céu, diferente de Jesus que subiu sozinho na frente de seus amigos. Maria Santíssima foi levada por anjos ou pelo nosso próprio Senhor Jesus. A criança que puxa a Ave-Maria retira uma imagem do chão e cola na parede, ou um outro lugar mais alto preparado pelo evangelizador, fazer o mesmo com as dez imagens.

5º Mistério - A Coroação
Contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da terra!


Podemos rezar fazendo uma representação da coroação de Nossa Senhora: à medida que rezamos cada Ave-Maria as crianças podem ir colocando sobre a imagem o véu, a coroa, flores, cantar para Nossa Senhora...

Podemos rezar também entregando rosas (também pode ser estrelas) à Nossa Senhora montando um buquê ou a mesma rosa passa pela mão de cada criança que puxa a Ave-Maria até que se complete a dezena.


Sugerimos a leitura da CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II


*Arquivo completo para imprimir AQUI

*Todos os mistérios AQUI

Um comentário:

  1. Ótimo. Espero poder ocupar. Pretendo um sábado à tarde por mês, pois o Itinerário não dá tempo para extras.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!