6 de mar. de 2016

GOC Querigma da misericórdia: Pecado

Responsáveis: Daniela Lopes/ Graziela - Uberlândia - MG

Acolhida: (Vamos usar um flanelógrafo para acolher as crianças e auxiliar na oração inicial) Receba as crianças com alegria, abrace-as, pergunte da semana, pergunte quem está fazendo as orações e o exercício das obras de misericórdia... Cante uma canção bem animada. Em seguida usando o flanelógrafo faça a oração de entrega e cada criança que se colocar na presença de Jesus cola uma peça no flanelógrafo e reza uma ave Maria.



Efusão: Após a acolhida convide-os para cantar a musiquinha Sai pecado (Cantinho da Criança). Vejam o que acabamos de cantar? Sai pecado e não pega no meu pé. Quem nos ajuda a sair de perto do pecado e nos aproximar de Deus? O Espírito Santo. No grande jardim de Deus somos suas florzinhas, coloridas e perfumadas. Mas vejam só: no meio da flor quem está? O Espírito Santo. Ele deve nos conduzir, nos preencher. Então vamos pedir que ele nos ajude a escolher o bom caminho, que nos encha do seu amor, dos seus dons? Conduzir a oração de efusão.

 


Louvor: O louvor nos aproxima de Deus. É por ele que elogiamos nosso Deus, engrandecemos e bendizemos esse Deus de amor. (pode levar muitas figuras retiradas de revistas, imagens bonitas de natureza, animais, pessoas e feias como árvores mortas, escuridão). Coloque as figuras no chão. Cada criança vai escolher uma que lhe chamar a atenção e vai louvar usando a mesma.



†Pecado

Reflexão para o pregador - Somos pecadores. Erramos muitas vezes em nosso caminho. Esquecemos que somos a imagem de Deus e xingamos, falamos palavrões, agredimos as pessoas que amamos, colamos nas provas... Perante a gravidade dos nossos pecados Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa.

Material – Gota com uma montanha preta representando o pecado e outra maior representando a misericórdia. Dentro das montanhas um coração com Jesus e uma criança.


Pregação

Boa noite amiguinhos. Hoje quero falar de uma coisa muito importante pra vocês... Mas antes vamos brincar de imaginar. Quero que você imagine um lugar bem bonito. Nesse lugar tem muitas árvores, muitas flores, as flores são bem coloridas. Ela tem muitos tamanhos diferentes e um perfume maravilhoso. Tem borboletas e pássaros também. Esse lugar é bem bonito não é? Você pode vê-lo de longe. Pode sentir seu cheiro. Pode até se refrescar debaixo das árvores ou entrando na água que corre neste lugar. Agora sente debaixo da árvore. Imagine que colocaram uma pedrinha na sua frente. Ela tampou a paisagem? Não. Com certeza não porque ela é pequena, mas sem você perceber ela está crescendo. E cresceu mais um pouquinho... é como se ela fosse uma montanha. Ela ficou bem grande agora. O que você está vendo? Só a montanha. Dá pra ver as flores? Não. Dá pra sentir o cheiro? Não. O jardim saiu do lugar? Não. A montanha é que impede você de ver o belo jardim não é mesmo.

Pois é. Somos como esse jardim. Deus nos criou com todo amor e colocou em nós o seu cheiro e a sua imagem. Lá em Gênese diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Fomos criados para exalar o perfume de Deus, fomos criados por amor e para o amor. Cada detalhe nosso foi sonhado por Deus. Por isso somos assim cada um diferente do outro. Como as flores com cores, tamanhos e perfumes diferentes. Mas às vezes esquecemos disso e deixamos o pecado agir em nossa vida. Quando ele aparece vem de mansinho. Como se fosse aquela pedrinha que vai tampando o brilho de Deus em nós e às vezes ele cresce até ser essa montanha que esconde tudo que existe de Deus em nós. Deixamos de exalar o perfume do amor. Deixamos de olhar o próximo com amor e misericórdia. Deixamos de acolher o irmão. Deixamos de perdoar. Passamos a guardar mágoas e rancor dentro de nós. Nos tornamos tristes.
Mas mesmo diante da montanha o jardim mudou de lugar? E nós diante do nosso pecado deixamos de ser filhos de Deus? Deixamos de ser amados de Deus? Não. Deus é tão misericordioso que se dermos um espaço poderemos deixar Ele derramar sua misericórdia e mandar essa montanha do pecado para bem longe de nós, jardins maravilhosos de Deus. Não vemos, mas podemos sentir a misericórdia de Deus, que é maior que qualquer pecado. Não há limites para o perdão. Jesus sempre nos perdoa. Jesus nos acolhe, nos ama, nos lava desse pecado. Mas pra isso precisamos reconhecer o nosso pecado, arrepender de te ló cometido e pedir perdão. Quem aqui acredita que é um filho amado de Deus? Quem acredita que tem o cheirinho mais gostoso de Deus? Quem aqui já cometeu um pecadinho? Não precisa responder... quem as vezes já mentiu, desobedeceu o papai e a mamãe, ficou com raiva, brigou com o irmãozinho? Vamos pedir pra Jesus nos lavar de todo pecado, tirar toda essa sujeira do pecado de dentro de nós? (Conduzir uma oração de perdão).



4 comentários:

  1. Ola paula!
    Amo seu trabalho, sou catequista de primeira eucaristia, e tento passar para minhas criancas tudo que vc posta da super certo.

    ResponderExcluir
  2. bom dia meninas estou iniciando agora com as crianças, fiquei com uma duvida. Em relação a gota é 1 só ou duas? estou com bastante duvida para monta-las. Se puderem me ajudar porque minha aula é hoje. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu que mandei perguntando sobre a gota meu nome é Jennifer de mandaguari PR próximo a maringá.

    ResponderExcluir
  4. São 2 - 1 gota com uma montanha preta representando o pecado e outra maior representando a misericórdia. Dentro das montanhas um coração com Jesus e uma criança.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!