21 de mar. de 2016

GOC Tema: Páscoa (Símbolos)

Responsável: Daniela Lopes - Uberlândia/MG

Acolhida: (se quiser pode usar uma imagem de Cristo ressuscitado ou o flanelógrafo da ressurreição) Boa noite amiguinhos. Hoje é um dia muito especial. Estamos chegando perto de uma data importante. Alguém sabe qual? A páscoa. Neste domingo entramos na semana santa. Semana que nos prepara para celebrarmos a Páscoa. Alguém sabe o que é páscoa? Páscoa significa passagem... Cristo vai da morte a vida trazendo também para nós mudanças... Temos que sair da morte, da tristeza, do abatimento e vir pra vida. Vida em abundância, feliz, agradecidos a Deus. Vamos nos apresentar a Deus e pedir que tudo em nós seja transformado? Que as tristezas se tornem alegrias, que a mágoa de espaço ao perdão, que a raiva de lugar ao amor. Finalizar com um pai nosso e uma ave Maria.

(outra sugestão é levar um coelhinho de verdade) Vocês conhecem esse animalzinho? É um coelho. Porque ele é um símbolo da páscoa? Por que ele gera muitos filhos... lembra vida nova...vida que Deus quer pra cada um de nós. Coelho bota ovo? Não. O ovo também é um símbolo porque dentro dele está sendo gerada uma vida. Jesus quer nos dar vida nova nessa páscoa.

Perdão: (esse será o ultimo grupinho antes da páscoa então sugerimos um momento de perdão) Jesus nessa páscoa quer nos dar vida nova. Precisamos esperar o dia da páscoa com o coração limpo. (montar uma pedra com bola de isopor e por um coração dentro) Deus quando nos criou, nos deu um coração limpinho e maravilhoso, mas vamos crescendo e desobedecendo o papai e a mamãe, vamos contando uma mentirinha, ficando com raiva do irmãozinho, brigamos com o coleguinha e nosso coração vai ficando duro como uma pedra. Será que podemos continuar assim? Não. Precisamos pedir que Jesus venha nos dar um coração novo, manso e humilde. (conduzir uma oração de perdão)


Louvor: (mostrar imagem do círio pascal) olha que lindo alguém sabe como se chama essa vela? Círio Pascal. Essa luz será acesa em todas as missas, batizados, crisma lembrando que Cristo é a luz. Ele ilumina e nos conduz nos caminhos seguros. Vamos louvar a Ele porque Ele é tudo pra nós? Ele é o caminho, a verdade, a vida, é o salvador, o pastor, o médico, o amigo...

Efusão: (levar um sino) Vocês já repararam que antes da missa começar tocam os sinos da igreja. Ele anuncia a boa nova. Venha pessoal Jesus está esperando vocês. Eles soam e produzem um lindo barulho não é? Sabe eles me lembram o Espírito Santo. Ele produz um verdadeiro barulho em nosso coração para nos dizer o que é certo ou errado. Vamos clamar por Ele e pedir que Ele fale conosco?

Pregação: (Teatro com um coelho, uma menina e um anjo)
Coelho: (entra com uma cesta de ovos) Até que enfim chegou meu dia. Todos gostam de mim e ficam me esperando. As crianças não querem saber de nada além de mim. Eu sou o melhor.
Anjo: psiu! Coelhinho! Acho que está enganado.
Coelho: tô nada! Quem está dizendo isso?
Anjo: sou eu, o anjo.
Coelho: Você é doido. Jesus está morto. Hoje é dia de chocolate. Olha quantos ovos eu tenho.
Menina: Tô chegando.... Oi (fala de qualquer jeito pro anjo, se vira e abraça o coelho) oi coelhinho...Estava doida pra te ver... Você é tão fofinho... você é...é... é...muiiiiito importante pra mim.
Coelho: viu , eu não te disse.
Anjo : coelhinho você não bota ovo! Venha cá, amiguinho.
Menina: como assim? Você não bota ovo? Você está me enganando?
Coelho: está bom você me pegou. Por que estou aqui então.
Anjo: O dia da Páscoa é para comemorar a ressurreição de Jesus. É a passagem da sua morte para a vida. Ele venceu a morte e isso traz coragem aos filhos de Deus. Ele foi condenado, carregou uma cruz por nós, dividiu conosco sua mãe. Ele curou os doentes. Amou pobres e pequeninos. Ele abençoava as crianças.
Menina: Então por que o ovo?
Coelho: e eu? Onde eu entro nesta historia?
Anjo: ao longo dos anos a igreja usa alguns símbolos para representar páscoa de Jesus. O pão e a uva, para lembrar a partilha que Jesus fez com seus amigos na última ceia. O sino, pois toda vez que ele toca, ele reúne o povo para celebrar e dar as boas novas. O ovo lembra uma nova vida que vai nascer e você coelhinho também representa vida, multiplicação. Você representa nova vida lembrando a vida nova que Jesus oferece ao povo na ressurreição.
Coelho: já sei, então ao invés de ovos de chocolate vou espalhar a noticia que Jesus esta vive no meio de nós. Que devemos ser mais amigos, partilhar o que temos e perdoar o próximo.
Anjo : isso mesmo amiguinho. Todos na terra devem fazer aquilo que Jesus ensinou. Amar a Deus e ao próximo. Ele venceu a morte para que todos vocês tenham vida em abundância. Uma vida alegre e cheia de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!