6 de mar. de 2016

GOC Querigma da misericórdia: Jesus Salvador

Responsáveis: Daniela Lopes/ Graziela - Uberlândia - MG

Bom, pessoal, essa semana o tema é Jesus misericordioso. Quero partilhar que ao escrever a pregação comecei a chorar e a experimentar o amor de Deus. Que cada criança possa também experimentar esse amor.

Acolhida: Acolher as crianças com alegria. (Pode colocar imagens de Jesus com as crianças enfeitando o lugar do grupinho). Vejam crianças nesta noite Jesus quer nos abraçar, brincar conosco, nos ouvir... Cada criança pode se aproximar da imagem que mais gostou e partilhar por que gostou? O que chamou a atenção? Depois da partilha cada um reza um Pai Nosso. 



Louvor: (mostrar imagens de vela) Vocês sabem o que é isso? São velas. Pra que servem? Pra iluminar. No escuro dá pra gente encontrar o caminho? (pode pedir que todos fechem os olhos e tentar achar um objeto escondido) É possível encontrar o caminho sem luz? Não. Jesus é a nossa luz, ele é nosso caminho, nossa salvação. (Cada criança escolhe uma das imagens de velas e louva a Jesus pelo que Ele faz em sua vida que demonstra luz. EX: Jesus eu te louvo por que foi luz pra mim numa cirurgia, na escola...) 



Efusão: Onde podemos ser luz para nosso irmão? Em casa? Como? Na escola? Como? (deixar que falem e deem sugestão de como ser bom com o outro). Vamos pedir que o Espírito Santo nos ajude a sermos bons? 



†Jesus Salvador
Reflexão para o pregador - No horizonte da misericórdia Jesus viveu sua paixão e morte, ciente do grande mistério de amor que se realizaria na cruz. Não há nada em Jesus que seja desprovido de compaixão e misericórdia. Ele cura o cego por compaixão, ele multiplica os pães por compaixão, ele ressuscita Lázaro por compaixão, Ele morre na cruz por compaixão... Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em consequência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo – é por graça que fostes salvos! (Ef 2,4)



Pregação
Material – Gota com imagem de Jesus misericordioso.
Estamos vivendo o ano da misericórdia e o tempo da quaresma. Tempo oportuno para vivermos e experimentarmos a misericórdia de Deus. Viver a misericórdia? Como assim? Deus é tão amoroso conosco que nos criou por amor e para vivermos esse amor. Ele nos criou na misericórdia para sermos misericordiosos com o outro. Deus chegou até nós por meio do seu filho Jesus que veio para nos ensinar como ser realmente a imagem do Pai. Nós, por meio do pecado, adquirimos uma dívida com Deus e Jesus veio para pagar essa dívida por nós pregando-a na cruz. Jesus viveu a vida humana em toda sua plenitude e riqueza e deu sentido à nossa existência.
Quando Jesus veio ao mundo tinha muita gente sofrendo, poderosos ficando cada vez mais ricos explorando os outros, tornando homens escravos. Então Jesus nasceu, cresceu e começou a semear amor. Ele amava os pobres, doentes, feridos. Ele incomodou os poderosos e então o que aconteceu? Ele foi condenado à morte. Mas condenado por que? Porque amava o povo. Porque não era servo do dinheiro. Porque não fazia distinção das pessoas. Ele foi obrigado a carregar uma cruz e caminhar por toda cidade carregando essa cruz até o calvário. Todos tinham que o ver ser humilhado pra que ninguém tentasse fazer o que Ele fazia. Assim Jesus começou a caminhada. Enquanto carregava era chicoteado, cuspido e humilhado. Então Ele caiu pela primeira vez. Estava ao chão. Ele podia ter ficado lá. Podia ter desistido, mas não o fez. Naquela cruz estavam nossos pecados, nossas misérias, nossa falta de perdão, nossas mentiras, orgulho. Ele precisava continuar. Sua misericórdia por nós é sem fim.
Ao longo do trajeto até o calvário sua mãe o acompanhava. Ela conseguiu então se aproximar dele. Sua presença deu força e coragem para que ele cumprisse sua missão. Ele continuou carregando em suas costas os nossos pecados. Mas ele estava cansado, abatido. Então Cireneu o ajudou a carregar a cruz. Foi bem rapidinha essa ajuda, só pra entendermos que aquela cruz nenhum homem poderia carregar. Era pesada demais. Ela levava todo peso do nosso pecado. Jesus ainda caiu mais duas vezes. E mesmo assim não desistiu. Ele precisava vencer o pecado. Ele precisava libertar cada um de nós. Ele queria nos salvar. Esse era seu objetivo. Ele tem por nós compaixão. Sabe que somos pecadores, que estamos presos ao dinheiro, à inveja e não ao amor ao próximo.
Como Jesus não desistiu, os soldados resolveram humilha-lo mais, arrancaram suas vestes. Jesus chegou então ao calvário e foi pregado na cruz. Lá de cima da cruz Ele olhou para nós e derramou sua misericórdia mais ainda. Primeiro pede a Deus: Pai perdoai-os, eles não sabem o que fazem. Depois, num imenso gesto de amor, olhou para Maria e disse: “Mulher, eis aí teu filho! Filho, eis aí tua mãe!”. É como se ele suplicasse: Mãe, olha por esse povo como olha pra mim. Incentiva e dá coragem a eles como a senhora fez por mim. Reza por eles como rezou por mim. Jesus é mesmo misericordioso. Ele estava prestes a morrer e sua única preocupação era conosco. Queria nos livrar do pecado e não queria que ficássemos sozinhos e desamparados.
Ali naquela cruz todo sangue e água do corpo de Jesus foi derramado. Aquela é a água da vida, Jesus a derramou para que nós tivéssemos vida e vida em abundância e aquele sangue era para que nós sentíssemos o seu amor. Jesus abomina todo o pecado, mas ele ama o pecador. Ele está de braços abertos nos esperando todos os dias para conversar, para contar das nossas dores, das nossas dificuldades, para nos acolher e nos amar, e nos perdoar. Precisamos querer todos os dias e sentiremos esse Deus vivo no meio de nós. Jesus misericordioso quer nos encontrar, você quer? (se tiver violão, ir solando uma música bem baixinho) Então feche seus olhos por um minuto, vamos pedir que ele venha passear em nosso meio, que ele venha nos tocar, nos abraçar, curar nossas feridas. Vamos sentir o seu amor. (deixar tocar uma canção e enquanto isso você pode tocar as crianças, abraçar... procure manter os olhos fechados e a musica tocando). Amém. Jesus é mesmo maravilhoso!








2 comentários:

  1. como eu consigo estes desenhos para fazer,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Daniela não usa moldes, vc pode procurar no Google pra fazer parecido.

      Excluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!