1 de mai de 2010

Noé

Deus viu que a maldade crescia no coração das pessoas e se arrependeu de ter criado tudo o que criou.
Mas nessa época existia um homem muito bom, chamado Noé. Ele era casado e tinha três filhos, que também eram casados. E Deus disse a Noé:
- Para mim chegou o fim de todos, pois a Terra está cheia de maldade no coração do povo. Construa um barco bem grande, uma arca. Nela você colocará um macho e uma fêmea de cada espécie de animal que existe.
E então Noé obedeceu a Deus e fez a arca. Colocou nela os animais e entrou com toda a sua família. Depois de sete dias , quando Noé já estava dentro da arca com os animais e sua família, Deus fez chover durante quarenta dias e quarenta noites. A Terra foi sendo inundada, e a arca começou a flutuar sobre as águas.
Após os quarenta dias e as quarenta noites, Deus soprou um grande vento, fazendo com que as águas abaixassem, e a Terra ficou seca.
Então Deus ordenou a Noé:
- Saia da arca com sua família e os animais.
Noé obedeceu. Ao sair da Arca, ele construiu um altar para agradecer a Deus por tudo.
E Deus fez uma promessa a Noé:
- Nunca mais vou mandar uma inundação para destruir a Terra. Em dias de muita chuva, colocarei um arco-íris entre as nuvens, e esse será o sinal da minha união com todos os seres vivos. Assim, sempre que o arco-íris aparecer, me lembrarei dessa união.




Vamos brincar???

Noé, posso entrar?
Tema: arca de Noé.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho. Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?" O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho". Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente. E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.


Alguns animais para cortar e colar numa cartolina:

Macaco    Leão    Girafa    Cachorro    Gato 
   
Hipopótamo    Passarinho    Jacaré    Onça    Porco    Boi

Galo    Cavalo    Elefante    Pinguim    Canguru    Peixe

    Tartaruga    Cobra    Sapo

Um comentário:

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!