6 de dez. de 2008

De São Nicolau a Papai Noel

No século XVI os holandeses emigraram para os Estados Unidos levando a tradição de celebrar São Nicolau (Sinter Klass em holandês). Começa o processo de americanização, isto é, mudança de história e imagem. Lentamente desaparece a imagem do homem cheio de do amor de Deus que socorre quem precisa. Transforma-se em um velhinho simpático em um trenó puxado por renas, que dá fortes risadas e saudações e que entra pelas chaminés para deixar os presentes para as crianças boas... A popularidade mundial desse Papai Noel com jaqueta, calça e gorro vermelhos aconteceu em uma campanha publicitária da Coca-Cola em 1931.

HO HO

HO HO

O cristão e Papai Noel

As crianças esperam com ansiedade a noite de Natal para receber algum presente de papai Noel e nem sempre associam esse momento com o nascimento do filho de Deus. Por isso, é importante resgatar a bonita origem da história do bom velhinho, associando-o ao acontecimento do Natal.
A bondade de São Nicolau era o modo de agradecer a Deus pelo grande presente de Natal: JESUS CRISTO. Quem tem a Ele é bom com seus semelhantes. Para São Nicolau presentear uma criança ou necessitado era o melhor modo de testemunhar o amor de Deus. O verdadeiro amor manifesta-se por gestos. Cada pessoa é a oportunidade para amar Jesus: " Tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; era peregrino e me acolheste; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim... todas as vezes que fizeste isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a Mim mesmo que o fizeste" (Mateus 25, 35-36.40)

O resgate da figura de São Nicolau como um dos símbolos do Natal ajuda as crianças a serem também generosoas com outras crianças.


Extraído do livro: Católico pode ou não pode? Porquê? - Pe. Alberto Gambarini

Um comentário:

  1. Ola Galera!!! Apaz de Jesus e o Amor de Maria esteja com cada um de vcs....Meu nome é Luane e participo da RCC em Guarulhos...Amei o blog de vcs,realmente fiquei encantada...Pois estou começando agora com o ministerio para as crianças em minha paroquia e pude absorver muitas ideias atravez desse maravilhoso meio de evangelizaçao....Eu tbm criei um blog para o nosso minsterio o "Vidinha Nova"...estou adicionando o o de vcs no mu como blogs prediletos...Se poderem adicionar o meu ficarei muito grata e muitissimo feliz.......Muito obrigada desde já.....E que a presença do Espirito Santo de Deus preencha cada minuto da vida de vcs.........Bjs ....

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!