4 de abr. de 2016

Como fazer um Grupo de Oração Infantil

Estou postando uma ideia de como é um GOI pra vocês se orientarem na hora de fazer no seu Grupo de Oração. Lembro que é indispensável que nós oremos pedindo a direção ao Espírito Santo sobre o que e como conduzir o GOI. Outra observação importante é que o grupo é das crianças, elas devem cantar, rezar, pregar... Nós só vamos ajudar a conduzir. O que não pode faltar no GOI é o CICLO CARISMÁTICO e  a PALAVRA DE DEUS, caso contrário não é GOI (é evangelização infantil, mas não é Grupo de Oração). Sempre peçam a ajuda das crianças pra acolher as outras, pra fazer as orações, a pregação, as atividades... A CRIANÇA É PROTAGONISTA DO GOI, nós somos coadjuvantes! As crianças não podem ser coadjuvantes e muito menos expectadoras.  



SUGESTÃO DE ROTEIRO DO GRUPO DE ORAÇÃO INFANTIL (GOI)


ACOLHIDA: Acolha as crianças com muito amor e alegria! Abrace as crianças, pode ser que esse seja o único abraço que ela receba na semana!


ORAÇÃO INICIAL: Reze com as crianças uma dezena do terço ou o terço querigmático ou a Coroinha do Menino Jesus


ANIMAÇÃO: Cante duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalize com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.


ORAÇÃO: (CICLO CARISMÁTICO):
1º) Louvar a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).


2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orar em línguas)


3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus


4º) Exercício dos carismas e profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)


5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).


PALAVRA: Use fantoches, bonecas, material de E.V.A., luvas, teatro...



ORAÇÃO CONTEMPLATIVA: Leve uma  imagem  para as crianças contemplarem (o que elas estão vendo, o que sentem, o que querem falar, o que ouvem)


BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE FIXAÇÃO: Aqui é a hora de fazer com as crianças oficinas de brinquedo, desenho, teatro, dedoches, etc... É interessante fazer algo que eles levem pra casa pra evangelizarem outras crianças e também a família.


TESTEMUNHOS: Sugerimos orientar em três partes o testemunho para ficar mais clara a compreensão:
- como eu era antes de Cristo;
- como Jesus interveio, o fato em si; e
- como eu fiquei depois de Cristo.


ANIVERSARIANTES DA SEMANA:  Se houver, o dom da vida deve ser celebrado com muita alegria, gratidão e simplicidade.


ORAÇÃO FINAL:
- Oração de agradecimento através de gestos e palavras;
- Oração de intercessão por pessoas e pela missão;
- Oração de petição com imposição de mãos; e
- Oração rezada como Pai Nosso, Anjo da Guarda, Salve Rainha, etc.


29 comentários:

  1. Tia Paula: obrigado pela divulgação da TV Criança Católica aqui no site.
    A Editora Emílio Carlos mudou de nome. Agora se chama Livraria Paz e Bem e está nesse site: https://livrariapazebem.bpg.com.br/
    Você poderia mudar o link? Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida.
    Todos os GOI tem que ter o querigma,ou pode trabalhar de acordo com o tema do grupo de Oração (adultos)??

    ResponderExcluir
  3. A pregação deve ser querigmática, ou seja, independente do tema, deverá ser uma pregação que anuncie o amor de Deus, que nos leve a reconhecer nosso pecado e nos leve ao arrependimento, aceitando a salvação, nos fazendo busca a conversão através da fé e desejar receber o Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  4. Belíssima explicação,Deus abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Tia Ana Paula, Amei suas orientações !!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde tia Ana Paula, adoro crianças e gostei muito do GOI gostaria muito de levar pra minha paróquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, procure alguém do Ministério para Crianças em sua cidade/diocese pra lhe orientar. Deus abençoe!

      Excluir
  7. A paz tia. Eu sou tio abreu cono e bom trabalhar com nossos pequeninos. Essa dinâmica. Esse momento de oração .como nossas crianças .sofre pela ausência do papai do céu. E através do goi ela tem o seu primeiro encontro com papai do céu

    ResponderExcluir
  8. Como falar para as crianças sobre este tema"Es o tempo favorável "?obrigada

    ResponderExcluir
  9. A paz de Jesus e quando o grupinho está iniciando e tem poucas crianças, podemos usar esse mesmo direcionamento.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana Paula aqui na minha paróquia em bento de abreu nao temos nada voltado pras crianças.....apenas a catequese isso tem me deixado um pouco triste pois tenho dois filhos 6 e 7 anos e eles ja nao querem mais ir pra igreja comigo pois ele ficam entediado...mas Deus tem colocado no meu coraçao que é necessario um trabalho somente para crianças e quando pesquisei no google e te achei minha nossaeu chorei muito ppos aqui tem muitas crianças carente..as eu nao sou a frente em nada da igreja e nao sei como chegar no cordenador do grupo e falar com ele...o que eu faço pra a vontade de Deus seja feita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!Que pena que vc nao deixou seu nome... Em primeiro lugar, pra que a vontade de Deus seja feita, precisamos ouvir o que Ele tem a dizer, em oracao. N'ao necessariamente a evangelizacao infantil precisa ser feita em um Grupinho de Oracao. Mas vc pode come;ar fazendo uma evangeliza;'ao muito eficaz com seus filhos em casa. Conte com o blog pra lhe ajudar nas ideias! Deus abencoe!

      Excluir
    2. Lindo desabafo. Espero que já tenha posto em prática algum trabalho.

      Excluir
  11. A paz do menino Jesus 🤗❤ Meu nome é Bruna e eu sou de São José da Boa Vista pr, quero deixar aqui um comentário que seu blog é muito especial, nos da ótimas dicas de evangelizar nossas crianças e que Deus a abençoe irmã .🤗 Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado, Bruna! E que Ele te abençoe também! Bjs

      Excluir
  12. Muito obrigado Eu Louvo e agradeço senhor por ter conhecido os seus trabalhos são lindos maravilhosos Eu amo as crianças de trabalhar com as crianças mas ainda estou cheia de dúvida parece que não dou conta mas são lindos os teu trabalho para que a gente possa também aprender um abraço que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. Ana Paula. Meu nome é Ana Cristina. Eu sou catequista e senti a inspiração de formar com minhas crianças (pré-comunhão) um grupo de oração para crianças.
    Aqui como já tem o grupo de terco dos homens e das mulheres, pensei em fazer algo voltado para elas, como o grupo de terço dos filhos e filhas de Deus. Mas com a ênfase do GOI qual seria a sua sugestão..no roteiro so fiquei com dúvida em relação a escolha dos temas?!!!
    Obrigada.
    A paz de Jesus e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Cristina, seria bom vc procurar alguém da coordenação do Ministério para Crianças em sua cidade/diocese pra criar esse grupo. Mas como sugestão, posso indicar usar a liturgia da Palavra.

      Excluir
  14. boa noite Paula suas dicas estão me ajudando muito na criação de um GOI.QUE O ESPIRITO SANTO CONTINUE LHE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  15. Paz e bem
    Minha irmã o dia Espírito Santo está aucitando em mim,criar um Encontro para crianças que fizeram a primeira comunhão,e as que ainda não ingressaram em missão na minha paróquia,amei as dicas agora montarei um relatório ao pároco da minha comunidade e pedirei permissão a ele para começar os trabalhos para 2020.
    Obrigada por ser luz no nosso coração 🕊️
    Paz e bem
    Abraço fraterno
    Laureni Abreu

    ResponderExcluir
  16. A paz do menininho jesus. Estamos com uma dúvida, o GOI pode ter um nome diferente do GO,ou deve, pois para manter a sua identidade de um grupinho para crianças e adolescentes com os carismas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quando eu estava no Ministério para Crianças poderia ser outro nome, inclusive era feito um cadastro no site da RCC Brasil, mas atualmente não sei se houve mudança. É bom se informar com a coordenação diocesana do Ministério.

      Excluir
  17. Encantada com essa temática levantada. Iniciei tem uns dias um trabalho voluntários junto à Igreja de minha pequena cidade. Estou à frente de um grupo de oração e pretendo usar ferramentas de coaching para potencializar a percepção dos pequeninos e acelerar suas descobertas e as maravilha de Deus em nossas vidas. Espero que a Luz do Espírito Santo chega a todas as famílias em nome de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se além do blog, Tia Paula tem algum canal no YouTube ou no Instagram. Pesquisei mas tive dificuldade de encontrar.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!