2 de fev. de 2010

Teatro das Bem-Aventuranças

Teatro elaborado por: Alessandra Rennó Mouallem.

Catequista da Com. N. Senhora do Sagrado Coração de Itajubá-MG

Historinha para ilustrar o evangelho de Mt 5, 1-12

Personagens:

A=Aninha / L=Luizinho (dois adultos fantasiados de crianças)

A: Bom dia crianças... (espera resposta...)

Bom dia Luizinho

L: Bom dia (Luizinho fala bem desanimado)

A: Ô Luizinho, você tá parecendo tão triste e desanimado...

L: É... hoje eu tô triste mesmo.

A: Mas o que aconteceu com você?

L: É lá em casa...

A: O que aconteceu na sua casa?

L: Briguei com meu irmão, e quando minha mãe foi falar comigo acabei respondendo pra ela... E até palavrão eu falei... Ai que raiva do meu irmão... grrr Ele é muito chato mesmo... É ele que me irrita demais.

A: ô Luizinho então é isso que tá te deixando triste assim? Às vezes a gente faz coisas que não deveria fazer. E no fundo a gente sabe que está fazendo errado. E acaba ficando triste, desanimado...

L: E é tão ruim quando a gente se sente assim...

A: É Luizinho, mas Jesus veio para que nós não precisássemos nos sentir assim. Jesus convida quem está cansado e triste para aprender com Ele.

L: Como assim?

A: É, Luizinho, hoje, por exemplo, no Evangelho, Jesus nos ensina uma receita de felicidade.

L: Receita de felicidade?? Como assim?

A: É. Alguém sabe o que significa ser bem aventurado como Jesus falou no evangelho?

(espaço para as crianças participarem.)

Bem aventurado quer dizer felizes...

Quem quer ser feliz?

L: Eu quero (Luizinho levanta a mão bem rápido)

A: Eu também! (Aninha levanta a mão também) E vocês crianças?

L: Então vamos rever uma parte dessa receita e tentar entender o que Jesus vem nos ensinar...

(Aparecem no telão algumas bem aventuranças e cada hora uma criança lê no microfone. Pode-se fazer cartazes também)

Felizes os pobres de coração (Jesus nos ensina a ser humildes)

Felizes os que choram, pois Jesus consola. (Jesus nos ensina a enfrentar nossos problemas com otimismo )

Felizes os mansos (Jesus nos ensina a sermos calmos)

Felizes os misericordiosos (Jesus nos ensina a sermos caridosos)

Felizes os limpos de coração (Jesus nos ensina a sermos honestos e puros)

Felizes os pacificadores (Jesus nos ensina a procurarmos a paz e não a guerra)

A: Sabe o que é Luizinho? Jesus, com seu amor tão grande por nós, quer ver a gente feliz. E Ele sabe que só seremos felizes quando seguirmos Seus ensinamentos.

Deixa-me perguntar para alguma criança aqui...

Quando você briga em casa ou na escola, você se sente feliz?

(deixar responder)

Não, né... Ninguém é feliz com raiva no coração... Por isso Jesus nos ensina para perdoar, pois Ele sabe que só assim você será feliz...

Entendeu Luizinho?

L: Entendi e gostei muito. Jesus é demais!!! Toda essa conversa me deu uma vontade de rezar...

A: Então vamos rezar todos juntos...

Eu falo e vocês repetem...

Jesus querido, eu quero ser feliz seguindo os seus ensinamentos, mas às vezes é tão difícil... Por isso eu lhe peço Jesus, vem nos ensinar, vem nos ajudar a fazer a vontade do pai, como você nos ensinou, a seguir a sua receita de felicidade. Eu amo seus ensinamentos. Eu te amo, meu Deus querido! Amém.

3 comentários:

  1. maravilhoso !como é bom encontrar conteudo explicativo para as crianças entenderem melhor as palavras de Jesus .amem
    obrigado

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!