1 de jan. de 2010

Apostilas Mensais com Sugestões de Encontros

Janeiro 2010

Temas para este mês:

Maria, Mãe de Deus
Epifania - Manifestação do Senhor
Batismo de Jesus
O 1 º Milagre de Jesus

Santo do mês: Santa Genoveva

Datas Importantes

01 - Virgem Maria, Mãe de Jesus
03 - Epifania - Comemora-se dia 06/01
03 - Santa Genoveva
10 - Batismo de Jesus
20 - São Sebastião
21 - Santa Inês
25 - São Paulo, apóstolo
28 - São Tomás de Aquino
31 - São João Bosco

Evangelhos:
03/01 - Jo 1,1-18 (O Verbo se fez carne)
10/01 - Lc 3, 15-16, 21-22 (Batismo de Jesus)
17/01 - Jo 2, 1-11 (As Bodas de Caná)
24/01 - Lc 1, 1-4, 14-21 (João Batista)
31/01 - Lc 4, 21-30 (Jesus não é aceito em sua própria pátria)


1 ª Semana
Tema: Maria, Mãe de Deus



Para os evangelizadores: Nesta 1 ª semana do ano daremos destaque a uma pessoa especialíssima No plano de Deus para nossa salvação: Maria, Mãe de Deus e nossa. Ela foi pensada amada, escolhida e preparada por Deus para trazer ao mundo o Filho Único do Pai, Jesus Cristo. Deus quis precisar de uma mulher e escolheu Maria.

Material: Querigma de Maria, atividades anexas

Acolhida: Fazer um momento descontraído de Acolhida, preparando o coração das crianças para Receber a visita da Mãe de Jesus! Invocar uma Santíssima Trindade cantando e pedir a intercessão de Nossa Senhora.

Oração de Entrega: Levar as crianças um fazer um momento de entrega a Deus, entregar seu coração, suas alegrias ou tristezas, sua família, seus estudos, etc
Levar as crianças rezarem um umas pelas outras.

Terço: Inicie cantando uma parte de uma música para Maria. Reze com as crianças o Creio, Pai Nosso, 3 Ave Maria e Glória. Cante mais uma estrofe. Nesta semana vamos meditar o 1 º Mistério Gozoso (ou Mistério da Alegria) - O Anjo Gabriel em Nazaré visita Maria e lhe diz que ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador. Mostre uma gravura do mistério e deixe que elas comentem o que aquela cena representa. COM ELAS Reze um Pai Nosso, 10 Ave Maria eo Glória. Após isso entregue para cada criança uma ilustração do mistério para elas colorirem. Coloque o nome da criança no desenho e guarde para ser entregue junto com as outras ilustrações que formarão os Mistérios Gozosos.

Louvor: Dois ou um Louvores Cante com as crianças.

Palavrinha de Deus: Querigma de Maria





Amarelo – Maria é Cheia de Graça (Lc 1,28)
Preto – Maria é a Imaculada Conceição. Imaculada = sem pecado. Conceição = concepção, concebida. Concebida sem pecado.
Vermelho – Maria é a Mãe de Jesus (Lc 1, 31) e Mãe de Deus (Mt 1,23)
Verde – Maria é a serva do Senhor (Lc 1, 38)
Branco – Maria é a Esposa do Espírito Santo (Lc 1, 35) e Rainha da Paz.
Azul – Maria é a Estrela da Evangelização – Nossa Mãe (Jo 19,27) e Bem Aventurada (Lc 1, 48).

Peça que as crianças olhem a figura e deixe que elas digam o que seu formato tem a ver com Maria. Apresente então uma figura de cada vez dizendo (leia várias vezes em casa, entenda o texto, reze... Que você possa conversar com as crianças olhando nos olhos delas, sem ler):


Amarelo – Maria é Cheia de Graça (Lc 1,28)
Quando o Anjo Gabriel foi levar o recado de Deus para Maria, ele disse: “Ave, cheia de graça”. Ave é um cumprimento e cheia de graça quer dizer cheia de amor, fidelidade, alegria, paz, etc.
Foi o amor de Deus por mim e por você que fez com que Ele escolhesse Maria e a preparasse para ser a Cheia de Graça, a filha predileta do Pai. Maria era uma pessoa importantíssima em Seu plano de amor para todas as pessoas de todos os tempos. Assim como a cor amarela envolve toda essa figura, também o Amor de Deus envolveu Maria e fez nela grandes coisas. O Amor de Deus também envolve você, pois Deus ama você imensamente!

Preto – Maria é a Imaculada Conceição. Imaculada = sem pecado. Conceição = concepção, concebida. Concebida sem pecado.
O pecado que nos impede de sentir esse amor de Deus, em Maria não teve nenhum poder, pois ela é a Imaculada Conceição, isto é, ela foi concebida e nasceu sem o pecado original (pecado da desobediência a Deus cometido por Adão e Eva). Todos nós nascemos com esse pecado, mas Maria não. O pecado original foi apagado em nós quando recebemos o sacramento do batismo. Assim como o pecado não teve lugar na vida de Maria, também não pode ter na sua vida.

Vermelho – Maria é a Mãe de Jesus (Lc 1, 31) e Mãe de Deus (Mt 1,23)
Devemos dizer não ao pecado em todos os instantes de nossa vida justamente por causa do Filho de Maria.
“... porque realizou em mim maravilhas Aquele que é poderoso e cujo nome é santo”. São palavras de Maria no cântico do Magnificat (Lc 1, 49). E a maior e mais importante maravilha que Deus fez em Maria foi gerar no ventre dela, por obra do Espírito Santo, Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele morreu na cruz por causa de nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou, dando-nos uma vida nova, vida de ressuscitados e de filhos amados de Deus. Ele venceu a morte, o mal e o pecado! Jesus já pagou o preço de nosso resgate com seu sangue precioso, o sangue de um Deus. Somos livres para amar e seguir Jesus!

Verde – Maria é a serva do Senhor (Lc 1, 38)
Maria acreditou nas palavras de Deus ditas através do anjo Gabriel, que ela seria a mãe de Jesus, o Filho de Deus e que “o Espírito Santo desceria sobre ela e a força do Altíssimo a envolveria com sua sombra”. Maria é o exemplo de pessoa cheia de fé, pois sua atitude foi de entrega e de serviço; “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1, 38). Devemos imitar Maria, crer em Deus, crer em Jesus Cristo e mudar de vida, trocar os nossos planos pelos de Deus, fazendo a Sua Vontade que é infinitamente melhor que a nossa.

Branco – Maria é a Esposa do Espírito Santo (Lc 1, 35) e Rainha da Paz.
Dizemos que Maria é esposa do Espírito Santo porque Ele gerou nela Jesus Cristo, Filho de Deus.. “Vocês não sabem que o Espírito Santo habita em vocês?” Nós também, pelo nosso batismo, recebemos o Espírito Santo e precisamos todos os dias pedir que Ele envolva todo nosso ser. Devemos pedir todos os dias; “Enche-me, Espírito Santo!”. Ele nos ajuda a mar como Jesus ensinou e como Maria amou: perdoando, repartindo, tratando a todos com respeito e atenção.

Azul – Maria é a Estrela da Evangelização – Nossa Mãe (Jo 19,27) e Bem Aventurada (Lc 1, 48).
Deus é uma família: Pai, Filho e Espírito Santo. Por Jesus, nós também somos da família de Deus. Nossa família tem uma Mãe, porque Jesus nos deixou uma Mãe. “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe”. Naquele momento João representava cada um de nós.
Com Maria e os irmãos formamos uma comunidade cristã, pois temos em comum o amor por Jesus e por Ele vivemos em unidade. Deus nos quer uma comunidade de amor que celebra a fé, partilha o pão, se une em oração, perdoa-se e ajuda-se sempre e segue a doutrina dos apóstolos.
Maria é Bem Aventurada (Lc 1, 48) – Bem Aventurada quer dizer muito feliz, aquela que tem a felicidade do Céu. Maria, como mãe de Jesus e nossa mãe, quer que todos os seus filhos também tenham a felicidade do Céu. Viver em comunidade é o meio mais eficaz para se ter essa felicidade verdadeira. Somos cidadãos do Céu e lá é o nosso lugar!


Atividade: Uma das atividades Anexas sobre Nossa Senhora

Oração Final: Ore com as crianças pedindo uma graça de ser cheios do Espírito Santo, assim como foi Maria e que ela Peça conosco, como em Pentecostes, uma porção dobrada do Espírito de Deus, "Vem, Espírito Santo, vem!"


Este é o Encontro proposto para 1 ª semana.
A apostila n º 1 mais Contém 4 Encontros:

Epifania - Manifestação do Senhor
Batismo de Jesus
O 1 º Milagre de Jesus
Santa Genoveva


Um comentário:

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!