21 de abr. de 2009

Uma boa idéia para o Dia das Mães

Retirei do blog Trabalhinhos (cujo link está na blogoteca abaixo) e fiz algumas poucas modificações. Logo postarei idéias de lembrancinhas, mensagens etc. ok?

Fiquem na paz! Que Deus menino nos abençoe! Bjs!


"Programação e Atividades com música e muito mais para o Dia das Mães. É bom não deixar para a última hora, pois assim os catequistas e servos do Ministério para Crianças podem preparar tudo com calma.
Uma coisa muito importante que não deve ser esquecida é que hoje em dia existem muitas crianças criadas por avós, por tios ou que são filhas somente de pai, que já não têm suas mães entre elas. Nesse caso, o professor deve explicar que são como "mães" aqueles tutores que dão à criança amor, carinho e cuidado, além de fazer com que se sintam protegidas. Elas podem fazer ainda uma homenagem às mães que se foram através dessas pessoas especiais. Pergunte à criança quem ela acha que se encaixa com essas características. Essa pessoa deve ser convidada e homenageada da mesma maneira que as mães convencionais, para que a criança não se sinta triste em meio aos seus coleguinhas. Prepare um convite especial informando sobre a homenagem da criança àquele que tem por ela um amor verdadeiro, se comportando como uma verdadeira "mãe"!

1. Local: Pode ser feito no salão da igreja antes ou depois da Missa ou em uma sala que caibam as mesas e cadeiras suficientes para todas as suas convidadas.

2. Cardápio: Elabore um cardápio e combine com TODOS os catequistas ou servos do Grupo de Oração para ajudarem. Vocês podem preparar salgadinhos, pães diversos, queijo, presunto, patê e geléias, acompanhados de café, leite suco ou chá. Sirva também tortas e bolos doces. Tudo depende da quantidade de pessoas que ajudarem e dos recursos financeiros.

3. Decoração: Escolha um esquema de cores, e o utilize na escolha dos enfeites, por exemplo:- suave (cores "pastel", rosas, azuis e verdes claros);
- festivo e quente (dourado, amarelo, laranja);
- apaixonado (vermelho, rosa, violeta); de acordo com o tema e ambiente que se quer dar à festa.
Com balões (bolas de aniversário) é possível encher bem o salão, e é relativamente barato. Nas bancas (ou em sebos) há diversas revistas que ensinam a fazer enfeites com balões. É possível fazer arcos para colocar na porta e arranjos para pendurar nas paredes ou colocar nas mesas.
Flores: consiga vasinhos de plantas floridas (violetas, calanchoe, etc..), embrulhe com papel celofane colorido e coloque como centro de mesa. Ou faça vasos (latas de refrigerante ou garrafas pet cortadas) também embrulhados em celofane e com arranjos de flores naturais ou de papel.
Toalhas para a mesa: se não as tiver prontas, utilize TNT (procure em lojas de artesanato ou festas); é fácil de cortar e não desfia, assim não é preciso fazer bainha. Toalhinhas de plástico ou papel imitando renda podem ser colocadas por cima criando contraste.
Nas paredes você pode colocar pedaços de cartolina ou papel craft (um para cada mãe, com o nome delas) onde seus filhos e amigos podem escrever dedicatórias e fazer desenhos e no final elas podem levar para casa.
Ou, coloque fotos das mães com seus filhos, ou com suas mães, quando elas eram crianças. Assim, as pessoas terão uma divertida exposição de fotos antigas, e poderão adivinhar quem é quem.
Coloque nas mesas cardápios com os pratos que serão servidos ou etiquetas nos próprios produtos para facilitar a identificação.

4. Atividades: Sendo um café festivo, é importante ter tempo para a convivência e a conversa livre, mas você pode fazer uma ou outra das seguintes sugestões:
- apresentações de teatro e música das crianças (filhos e filhas) para as mães.
- homenagem dos maridos, que cantem uma música, ou leiam poemas, ou entreguem flores ou diplomas.
- gincana - mães e filhos competindo juntos;
- contar histórias curiosas sobre as crianças e suas mães (peça antecipadamente às convidadas que escrevam histórias de suas famílias, selecione algumas e prepare para serem lidas durante a festa).
- você também pode usar estas histórias para preparar um livrinho, intercaladas com desenhos das crianças, versículos bíblicos, poemas, etc. Faça tudo em preto e branco, tire xerox e dê o acabamento com grampeador ou coloque numa pasta apropriada para cada mãe.
Se a festa for apenas para as mães, sem as famílias, você pode convidar médico, pedagogo ou psicólogo para uma breve palestra sobre tema de interesse das mulheres (de acordo com a faixa etária das suas convidadas), por exemplo: menopausa; desenvolvimento infantil; relacionamento com os filhos, escolha de escolas, parto, gravidez, etc...
Para garçons convide alguns jovens ou os maridos; combine com eles que venham uniformizados (calça preta e camiseta branca, por exemplo) e providencie aventais (também podem ser feitos de TNT) ou gravatas borboleta para um toque divertido.
No mais, um fundo musical agradável e alegre e muita diversão!
Lembre-se de convidar as pessoas com antecedência e procure saber quantos vêm para poder calcular cadeiras e comida.
A igreja pode ampliar o café da manhã para todas as mães, porém, com a liderança do Ministério para Crianças ou da Catequese. Dessa forma, os recursos para a programação aumentam e pode-se sortear pequenos presentinhos às mães. Pode-se também oferecê-los para a Mãe Mais Vivida (ou Experiente), a Mais Recente Mamãe, a Mamãe Postiça a mais tempo (isso abrange as famílias não nucleares, ou seja, não convencionais) e assim por diante.

Peça: Minha Mãe é Linda!
Essa peça pode ser feita com uma classe pequena, dentro do templo, ou com somente uma criança como "a criança perdida na rua" caso a classe tenha um grande número de crianças.
Depois da primeira criança entregue, outras crianças começam a aparecer. (Entra uma outra criança e a cena se repete até todas as crianças entrarem). Você pode pedir para as crianças desenharem um cartão para a mamãe, e dar no dia da apresentação da peça. É uma sugestão simples, mas que qualquer mãe vai adorar ou dar alguma outra lembrancinha.
Personagens:Guarda - que pode ser um jovem vestido de acordo, uma professora ou uma ajudante.Criança perdida na rua: cada aluno de sua classe fingindo estar perdida. Devem ser da idade que já saibam atuar.
Modelos: moças bonitas ou muito enfeitadas, com aspecto de ricas, falando ao celular, usando óculos escuros e jóias.
Narrador: alguém com voz alta e compreensível para narrar a história enquanto os personagens atuam.

Encenação: As crianças se colocam em fila num local escondidinho, para que entrem uma a uma assim que encontrar a sua mãe.
Narrador:- Tem uma criança perdida na rua, e ela pede ajuda ao guarda. O guarda percebe e chega perto para perguntar: Guarda: - Olá criança. O que você está procurando?
Criança: - A minha mãe.
Guarda: - Como é a sua mãe?
A criança responde: - Ela é a pessoa mais linda dessa cidade!! (fala com alegria)
(Guarda pega a criança pela mão). Guarda: - Vamos procurá-la.
Narrador: - Então eles saem procurando a mãe da criança e passam por várias mulheres que o guarda considera lindas, mas não encontram a mãe procurada. De repente, a criança encontra uma mulher e corre para abraçar. (A criança entrega a ela o seu presente de dia das Mães). Criança: - Viu? Essa é a mulher mais linda do mundo!! O guarda sorri, cumprimenta a mãe e sai feliz de volta ao seu posto. (O Guarda se posiciona no centro da peça) Guarda: - É, realmente a nossa mãe é a mulher mais linda do mundo. É ela que merece toda a nossa admiração e carinho. Por isso a todas as mamães desejamos: (o Guarda e as "modelos" dizem juntos) Todos: um Feliz dia das Mães!!
Fim.


Atividades

Dobradura de coração que pode ser usada para decorar o convite, cartões ou para ser o próprio cartão.
Material:
Papel espelho com proporções 4x1 (se tiver 4 cm de largura o comprimento deverá ser de 16 cm).

Tulipa de Origami

Você pode fazer em convitinhos para entregas às mães, usar como atividades para as crianças ou usar para decorar a igreja. Essas tulipas podem ser feitas em vários tamanhos, criando um ambiente em 3D nas paredes e ficando com um resultado muito bonito.Brincadeiras entre Mães e Filhos

Elogios com o Nome

Faça uma roda com todos sentados no chão: mães atrás dos filhos. Cada mãe deve ajudar seu filho a encontrar um elogio com a inicial do nome de um dos colegas, falando baixinho no ouvido.
Uma criança vai para o centro da roda e o líder escolhe uma outra criança. A criança se coloca de frente para ele e diz: "( fulano: nome do colega ) eu gosto de você por que você é..." e um adjetivo que comece com a mesma letra do nome da criança escolhida para ser elogiada. Depois dá de presente para a criança elogiada o coraçãozinho de papel ( ver Atividades ), junto com um abraço e volta ao seu lugar.
A criança que recebeu o elogio entrega à sua mãe o coração, dá um beijo e vai para o centro da roda recomeçar o jogo. Aquela que estava no centro da roda anteriormente, volta para seu lugar na roda e é abraçado por sua mãe, para que todos saibam que ela já brincou. No final todos aplaudem e voltam aos seus lugares.

4 comentários:

  1. Oi Tia Paula, fico feliz que tenha gostado dos layouts qye estão no blog. O seu esta bem lindinho.

    Bjus e fique com Deus!

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Que lindo post! eu como catequista amei as dicas e como mãe fiquei emocionada!
    obrigada!!!
    bjinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, estou preparando as homenagens, para as mães obrigada

    ResponderExcluir
  4. Parabéns excelente ideias. Precisamos muito de pessoas como você que contribui, e com isso enriquece nossos grupos e Ministérios e também facilita nossas Práticas. Deus abençoe

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!