Vamos lá:
"Eu recebi um e-mail da catequista Joana de João Pessoa na Paraíba, uma catequista muito dedicada e preocupada com sua crianças. A dúvida dela era:“Como se tratam de crianças algumas demonstram total desconhecimento sobre o Santíssimo. Eis a minha dúvida: como falar (inclusive preparar) a essas crianças algo tão místico e muitas vezes até para nós adultos difícil de entender?”
Minha resposta foi:
“Fiquei muito feliz em receber o seu e-mail. Percebi que você tem uma grande responsabilidade e Jesus precisa de verdadeiros adoradores. Vou te ajudar me colocando no seu lugar, descrevendo o que eu faria, OK?!
Bom, para que muitas pessoas amem e sigam Jesus, eu preciso ser em primeiro lugar um exemplo. Não adianta eu cobrar que as crianças rezem ou visitem o Santíssimo, se eu não fizer isto sempre, mas não como obrigação e sim por amor a Jesus Sacramentado.
Não posso querer fazer com que as crianças entendam este mistério magnífico que é o Santíssimo Sacramento, antes do entendimento é a fé que precisa estar evidente. Eu mesma tenho que acreditar e aceitar isto em minha vida. A partir daí, você começa a irradiar o amor que Jesus nos oferece.
Não minta ou invente histórias, faça as crianças vivenciarem o que realmente o Santíssimo Sacramento é: Jesus vivo e presente na Hóstia Consagrada.
Ensine as crianças o comportamento que devemos ter diante do Santíssimo: genuflexão ao entrar no Sacrário, ficar de joelhos ou sentar-se com respeito, não fazer bagunça ou ficar conversando; o silêncio e a oração são importantes. Na parte mais prática, quando estiver com as crianças diante do Santíssimo, não faça orações complexas ou bem elaboradas, é na simplicidade que Jesus toca nos corações e você pode se surpreender com as crianças.
Sugestão:
1- Antes da adoração peça que cada criança escreva uma oração para Jesus (arquivo anexo), e em um dos momentos da adoração, peça que elas leiam a oração que fizeram diante do Sacrário. No final, encerre pedindo que Jesus acolha todas as orações.
2- Leia para as crianças antes da adoração o livrinho: Deus me ama como sou da editora Canção Nova. Ilustra muito para as crianças a importância que temos para Deus e o quanto Jesus Sacramentado é importante também.
3- Faça uma oração com as crianças diante do Santíssimo, peça que elas repitam com você.
Oração: Jesus eu te amo e te adoro. Sei que o Senhor está presente diante de nós no Santíssimo Sacramento. Não posso vê-lo com meus olhos, mas sinto a paz e o amor que vêm de Ti. Envia o teu Espírito Santo para que eu tenha a fé e possa acreditar sem querer entender. Tu és o meu Senhor e meu Deus. Amém.
Você vai acabar se surpreendendo com as crianças, pois elas são puras e o que mais agrada a Deus é esta pureza de coração que elas tem.”
A catequista Joana e eu esperamos poder ter ajudado a todos e ficaremos aguardando os comentários. A seguir está o anexo para as crianças escreverem suas orações."
Fonte: http://pequenogigante.blogspot.com/2009/03/o-santissimo-sacramento.html
Obrigada, Ana Paula, irmã amada! Que Deus lhe abençoe!
Fiz esse selinho para homenagear blogs que estão a serviço da Evangelização, levando o evangelho a todas as criaturas até os confins do mundo. Que Deus continue abençoando e iluminando vcs a cada dia.
ResponderExcluirÉ so copiar e colar, passa no meu blog.
Era minha duvida também,como fazer eles entenderem a importancia da visita a Jesus
ResponderExcluirGostei muito dessa ideia, parabéns!!!!
ResponderExcluirQuero imensamente agradecer por este post... Vai me ajudar muito com o encontro de hoje. Vou levar minhas crianças diante de Jesus e fazermos uma experiência diferente. Deus te abençoe!
ResponderExcluirObrigada. Ajudou me bastante. Deus te abençoe.
ResponderExcluirOlá muito boa orientação, também sou catequista e vou me apropriar desta análise também você ajudou a joana e a min também. Muito obrigado.!
ResponderExcluir