27 de out. de 2019

10 sugestões para celebrar os Santos e “esquecer” o Halloween


Em um artigo publicado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), a advogada Alejandra María Sosa Elízaga, propõe 10 sugestões práticas para festejar em família, em grupo ou com a comunidade paroquial na véspera da Solenidade de Todos os Santos, dia 31 de outubro.
“Como todos os anos, por causa dessa data, comércios e ruas estão inundados de diabos, fantasmas, monstros, esqueletos (caveiras), e demais parafernálias de ‘Halloween’. Muitas pessoas tomam isso como algo normal e até divertido, mas, pensando bem, do ponto de vista cristão, o que tem de divertido em disfarçar as crianças ou decorar a casa com personagens que representam o mal, a escuridão, o oposto daquele que é a Luz do mundo, inimigos do Senhor em quem cremos?”, explica a autora no artigo intitulado “Celebramos os santos, não os espantos!”.
Além disso, acrescentou que a intenção é organizar “uma festa simples, divertida, na qual estejam presentes as duas coisas que as crianças mais gostam do Halloween: fantasias e doces, mas dando-lhes um toque, para que não seja uma festa pagã e muito menos anticristã”.
A seguir, 10 dicas práticas para uma boa celebração:
1. Fantasias de santos
Que todos, crianças e adultos, se fantasiem de santos e cada um diga por que escolheu essa fantasia, o que mais gosta desse santo ou santa.
2. Doces com santinhos
Não dê guloseimas decoradas de Halloween para crianças que baterem à porta pedindo doces. Dê doces normais, enfeitados com carinhas sorridentes com auréolas; presenteie também com santinhos.
3. Realizar atividades por equipes
Divida os participantes da festa em equipes, dê materiais (papel, cordas etc.) para que se divirtam elaborando uma fantasia de santo para algum membro do grupo; que cada equipe explique por que escolheu aquele santo e conte o que sabe sobre sua vida. Dê a todos prêmios por sua criatividade e esforço.
4. Desenhar os santos
Que crianças e adultos se entretenham fazendo e pintando desenhos de seus santos favoritos (não precisa sair perfeito) para colá-los na parede em exposição.
5. Fazer fotografias dos participantes com auréolas
Recorte auréolas de papel e cole-as na parede em diferentes alturas, para que os participantes parem diante delas e possam fazer uma foto, na qual pareça que têm auréola. As fotografias de todos como santos ficam muito simpáticas.
6. Contar histórias
Que cada um dos participantes se prepare antecipadamente para contar alguma história interessante, comovente ou divertida sobre algum santo.
7. Festival de vídeo
Organize um mini festival de vídeos da vida dos santos.
8. Frases de santos por todo local
Coloque entre os avisos da Igreja ou em alguma parede do local papéis com frases favoritas de diversos santos, sobretudo, do santo padroeiro dessa igreja particular.
9. Celebrar uma Missa
Participem juntos no dia 1º de novembro da Missa da Solenidade de Todos os Santos.
10. Ler o Catecismo
Leia o que o Catecismo da Igreja Católica ensina sobre os santos (entre eles os numerais 956 e 957) e, ao final, faça uma oração para pedir a intercessão dos santos, em especial dos padroeiros ou favoritos dos participantes.

FONTE

4 de out. de 2019

27º Domingo do Tempo Comum (Lc 17,5-10) - Quanta fé é suficiente?

Quando chegamos à igreja, ouvimos falar muito sobre a fé. Nós lemos sobre a fé na Bíblia e cantamos músicas sobre a fé, mas o que é a fé? Quando dizemos que temos fé, isso significa que nós acreditamos que algo é verdadeiro, mesmo quando não podemos vê-lo. Eu ouvi uma história que pode nos ajudar a compreender melhor o que é fé.

Um dia, uma menina se perdeu na mata em uma fazenda perto de onde ela morava. O fazendeiro, proprietário do terreno encontrou a menina e disse-lhe: "Não tenha medo, eu vou levar você para casa"

A menina olhou para ele, e com um sorriso, disse: "Eu não tenho medo, eu sabia que você viria... Eu estava esperando por você"
"Esperando por mim?" disse o homem. "O que fez você pensar que eu estava vindo?"
"Eu estava orando para que você viesse." disse ela.
"Você estava orando?" perguntou o fazendeiro. "Quando ouvi você pela primeira vez, você estava apenas dizendo 'ABCDEFG'... O que significa isso?"
Ela olhou para cima novamente e disse: "Eu não tinha certeza do que dizer, então eu estava orando todas as letras do alfabeto e deixando Deus uni-las da maneira que Ele queria. Ele sabia que eu estava perdida e Ele sabia como juntar as letras melhor do que eu."
Mesmo que a menina não pudesse ver Deus, ela tinha fé que Ele a ama e cuida dela. Ela tinha fé que, se ela lhe pedisse para ajudá-la, Ele o faria.

Quanta fé é suficiente? Nós precisamos ter muita fé, ou será que apenas um pouco de fé? A resposta pode surpreendê-lhe!

Os seguidores de Jesus lhes disseram um dia: "Aumenta a nossa fé."
Respondeu-lhes Jesus: "Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: 'Arranque-se daí e plante-se no mar', e ela obedeceria a vocês". Você sabe o tamanho de uma semente de mostarda? Ela é tão pequena que você mal consegue vê-la!

Quando temos fé em Deus, não é uma questão de quão grande é a nossa fé, é uma questão de quão poderoso é nosso Deus, e com Deus tudo é possível!

BRINCADEIRAS:


ESCUDO DA FÉ - Faça um grande escudo de cartolina e deixe que as crianças desenhem uma cruz no meio e escrevam .  Faça dois furos na parte superior e passe um barbante, coloque sobre os ombros como um escudo. Podemos brincar falando momentos, acontecimentos em que precisamos ter fé (ex. doença, tristeza, medo, etc...).

CÍRCULO DE ORAÇÃO - Peça para as crianças sentarem em círculo e entregue para uma delas uma semente de mostarda (ou outra semente qualquer, se não achar a de mostarda), peça para que ela faça uma oração por ela mesma, por outra pessoa ou por uma situação.
Então ela vai entregar a pequena semente para outra criança, que vai fazer o mesmo. Continue até que todas tenham feito uma oração.


LANCHE - Morangos (banana ou kiwi) cobertos com chocolate. Deixe a criança falar sobre as pequenas sementes dessas frutas e aplicar a nossa Palavra de hoje!

CORRIDA DE REVEZAMENTO - Divida as crianças em equipes. Dê a cada criança uma vassoura pequena e uma "semente" para empurrar a semente até a linha de chegada. Deixe que cada criança em ambas as equipes tenham a chance de empurrar a semente com a vassoura.

CORRIDA DE SOPRO - As crianças sentam em um lado da mesa ou atrás de uma linha no chão. Elas terão cada uma um canudo e quando o evangelizador disser "VAI" as crianças vão ver quem pode soprar as sementes até o outro lado da mesa o mais rápido possível... ou até a linha de chegada no chão.


QUEBRA CABEÇA DA FÉ: O evangelizador pode ter uma imagem de uma semente de mostarda ou de um arbusto grande com o versículo da Bíblia impressa na imagem - corte em vários pedaços e dê como um quebra-cabeça em um envelope para cada criança montar e citar o versículo da Bíblia juntos.

EU ESCOLHO TER FÉ - Faça um cartaz ou desenhe na lousa uma árvore grande e bonita e um arbusto de  mostarda. Cada criança pode escrever seu nome no arbusto da mostarda se eles escolherem ter fé em DEUS. Orar pedindo a Deus mais fé para acreditar e confiar, pois Ele tudo pode!