28 de fev. de 2019

Prepare-se para a Quaresma


Quaresma é tempo de conversão. É um tempo especial de graças que devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. São Paulo insistia: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2 Cor 5,20); “exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: ‘Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação’ (Is 49,8)”. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6,1-2). Eis algumas práticas que podem nos ajudar a viver bem este tempo:
1- Quarta-feira de Cinzas
Comece bem a Quaresma recebendo as Cinzas e meditando o seu significado: “voltamos ao pó” que as cinzas lembram. “És pó, e ao pó tu hás de tornar” (Gen 2,19). Esse sacramental da Igreja lembra-nos de que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; portanto, devemos viver em função disso.
2 – Oração
Intensifique a oração, seja ela pessoal ou comunitária. Orar é entrar em comunhão com Deus, é tornar-se intimo d’Ele, que é nosso Pai. Marque um tempo para rezar e obedeça o previsto.
3 – Palavra de Deus
Medite a Palavra de Deus, sobretudo as leituras que a Igreja coloca na Liturgia da Missa neste tempo. Decida, com um ato de vontade, a fazer o que Deus lhe pede na meditação.
4 – Jejum
Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo seja sujeito ao espírito. Pode ser um jejum a pão e água, um jejum só de líquidos, um jejum parcial, etc., especialmente nas sextas-feiras.
5 – Esmola
Dê uma boa esmola aos pobres. Pode ser de muitas formas: ajudar uma família necessitada, um pobre necessitado etc. “Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados” (S. Francisco).
6 – Visitar os doentes
Visite os doentes que precisam de ajuda, sobretudo os velhos e abandonados. “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).
7 – Confissão
Faça uma boa confissão geral, depois de um bom exame de consciência, revendo toda a vida passada. Não omita nada, lance em Deus todas as suas misérias. Perdoe todas as pessoas que o ofenderam.
8 – Santa Missa
Participe da Santa Missa sempre que puder e comungue bem. Faça uma boa ação de graças após a comunhão, colocando toda a sua vida para Jesus. Louve-O, adore-O, interceda pela Igreja, pela sua família etc.
9 – Via-sacra
Participe da via-sacra sempre que puder ou a faça você mesmo, em uma Igreja, acompanhando os quadros que a compõem, meditando o sofrimento de Jesus na Sua Paixão.
10 – Exercício de mortificação
Faça algum exercício de mortificação. Por exemplo: cortar um doce, deixar a bebida, o cigarro, os passeios e churrascos, a TV, a internet, o celular, alguma diversão, para vencer as fraquezas da carne.
11 – Liturgia das Horas
Reze a Liturgia das Horas com toda a Igreja neste tempo forte de orações. Ao menos, as Laudes e as Vésperas se tiver condições.
12 – Peregrinação
Faça uma peregrinação, ao menos uma vez na Quaresma, a um Santuário Mariano ou outro Santuário, participando da Santa Missa.
13 – Moderar as palavras
Esforce-se para moderar suas palavras, fale com discrição, evite a maledicência, o julgamento dos outros, o falar mal dos outros, prefira elogiar a criticar.
14 – Perseverança
Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento; lute para evitá-lo e reze pedindo a Deus a graça de vencê-lo. Pratique a virtude da perseverança.
15 – Humildade
Evite falar de você mesmo, de exibir-se, de querer aparecer, defender seus pontos de vista de maneira acirrada. Procure o último lugar, viva a humildade.

26 de fev. de 2019

QUAL PENITÊNCIA ESCOLHER PARA VIVER ESTE PERÍODO DA QUARESMA?

A penitência é a reparação de uma injustiça cometida. Ela não deve acontecer apenas na cabeça, mas tem de se exteriorizar em atos de amor e em compromisso a favor dos outros. Também se faz penitência rezando, jejuando e promovendo os pobres espiritual e materialmente [Leia no Catecismo da Igreja Católica os parágrafos 1434-1439]
A penitência é com frequência entendida falsamente. Ela nada tem a ver com autoflagelação ou escrupulosidade. Não é a cisma de quem acha que é uma péssima pessoa. A penitência liberta-nos e encoraja-nos a recomeçar.
Com a chegada da Quaresma, muitos católicos sentem-se perdidos sobre quais penitências devem adotar neste tempo de reflexão e preparação para a Páscoa.
Pensando nisso, o Padre José Eduardo separou algumas sugestões de mortificação:

1. Penitências gastronômicas:
– Trocar a carne por peixe, ovos ou queijo (ou mesmo comer puro);
– Comer menos arroz, feijão, pão, macarrão, para sair da mesa com um pouco de apetite;
– Eliminar todos doces, refrigerantes, chocolate e demais guloseimas;
– Nas refeições, acrescentar algo que seja desagradável, como diminuir a quantidade de sal ou colocar um condimento que quebre um pouco o sabor;
– Comer algum legume ou verdura que não se goste muito;
– Diminuir ou mesmo tirar as refeições intermediárias (como o lanche da tarde);
– Tomar café sem açúcar, ou água numa temperatura menos agradável;
– Reservar algum dia para o jejum total ou parcial.

2. Penitências corporais:
(Apenas para ajudarem a não perdermos o sentido do sacrifício ao longo do dia, a não sermos relaxados, devendo ser pequenas e discretas).
– Dormir sem travesseiro;
– Sentar-se apenas em cadeiras duras;
– Rezar alguma oração mais prolongada de joelhos;
– Não usar elevadores ou escadas rolantes;
– Trabalhar sem se encostar na cadeira;
– Cuidar da postura corporal;
– Descer um ponto antes do ônibus e fazer uma parte do caminho à pé;
– Deixar de usar o carro e pegar um transporte coletivo.

3. Penitências Morais:
(São as mais importantes)
– Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus;
– Sorrir sempre, mesmo quando haja um nervoso;
– Moderar a frequência às redes sociais, celular e computador (reduzir a poucas vezes ao dia);
– Desligar as notificações do celular;
– Fazer os serviços mais incômodos na casa e no trabalho, ajudando os outros;
– Acordar mais cedo para fazer oração;
– Não ouvir música no carro;
– Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura;
– Não usar jogos eletrônicos, caso seja viciado;
– Fazer algum trabalho voluntário;
– Rezar mais pelos outros, do que por si mesmo;
– Reservar dinheiro para dar esmolas, mas sobretudo, atenção aos mendigos;
– Não se defender quando alguém lhe acusa;
– Falar bem das pessoas que se gostaria de criticar;
– Ouvir as pessoas incômodas sem as interromper;
– Dormir no horário, mesmo sem vontade.

Resultado de imagem para penitência

Padre José Eduardo

Sacerdote da Diocese de Osasco. Pároco da Paróquia São Domingos. Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma).

24 de fev. de 2019

Dinâmicas de Louvor


Dinâmicas retiradas da apostila de Carnaval do Ministério para Crianças e Adolescentes da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano - MG

LOUVOR DA CRIAÇÃO

Em uma caixa coloque figuras, recortes de revista ou objetos que representem a criação de Deus, passe a caixa de mão em para que cada criança tire um símbolo, então convide-a a louvar a Deus, agradecendo por aquela obra da criação.

LOUVOR COM A BOLA
Vamos usar uma bola (pode ser de qualquer tamanho). Posicione as crianças em círculo,
sentadas ou em pé. Cada um louva dizendo: “Eu louvo a Deus porque Ele é...” e joga a bola para outra criança, que fará o mesmo.

LOUVOR DA RODA
Fazer uma roda e escolher uma criança para ficar no centro. As crianças, girando ao redor do
escolhido, devem cantar: “As crianças por que vieram? Viemos louvar o Senhor! Aleluia, Aleluia, glória e louvor ao Senhor (2x)”
Quem estiver no centro deve fazer um louvor. Repetir a dinâmica de louvor com todos os participantes.

LOUVOR UNI DU NI TÊ
Formar um círculo e pedir as crianças que deem as mãos, de modo que a mão direita fique por
cima e a esquerda por baixo. A primeira criança louva e bate na mão do próximo e assim
sucessivamente até que todos façam um louvor.

LOUVOR DA VELA
(Mostrar imagens de vela) Vocês sabem o que é isso? São velas. Pra que servem? Pra iluminar.
No escuro dá pra gente encontrar o caminho? (Pode pedir que todos fechem os olhos e tentar
achar um objeto escondido) É possível encontrar o caminho sem luz? Não. Jesus é a nossa luz,
ele é nosso caminho, nossa salvação. (Cada criança escolhe uma das imagens de velas e louva
a Jesus pelo que Ele faz em sua vida que demonstra luz. EX: Jesus eu te louvo por que foi luz pra mim numa cirurgia, na escola...)

LOUVOR CONCENTRAÇÃO
As crianças formam 2 filas, sentadas de frente uma à outra. Entre cada criança coloque uma bola. Ao comando do evangelizador, a criança tem que colocar a mão na cabeça, no ombro, na barriga, no chão e na bola, quem pega a bola continua na brincadeira. Quem não pega a bola sai da brincadeira e faz um louvor. Pode alternar pra quem pegar primeiro fazer o louvor.


(Você pode determinar quem as crianças louvarão: a Santíssima Trindade ou separadamente Deus Pai, Filho ou Espírito Santo)

Resultado de imagem para carnaval com jesus crianças

Acesse a apostila completa clicando no link abaixo:


23 de fev. de 2019

Apostila Carnaval com Jesus - 2019

A tia Paula (minha xará), do Ministério para Crianças e Adolescentes da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano - MG, preparou uma apostila com atividades para serem desenvolvidas nos encontros de carnaval deste ano com o tema 2019 da RCC Brasil: 
Acesse a apostila clicando no link abaixo:

Deus abençoe a todos da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano e do estado de Minas Gerais! Obrigada!

Para colorir:




KIT DA FELICIDADE (para catequistas, adolescentes e jovens)


Prepare um saquinho de celofane com todos ou alguns desses itens: um pedaço de fita dourada, um elástico, um clipe, uma borracha, um coração (de papel ou de EVA), uma vela (pode ser aquelas bem fininhas de aniversário), uma pedrinha, uma bexiga e uma bala ou um bombom.

A FITA DOURADA: Representa a família e os amigos. ELES VALEM OURO!

O ELÁSTICO: Lembra o círculo de amizades, ele poderá ficar maior ou menor, conforme sua capacidade e vontade de se relacionar com outras pessoas.

O CLIPE: É para juntar todos os ensinamentos e experiências da sua vida.

A BORRACHA: É para apagar todo mal-entendido que houver.

O CORAÇÃO: Aberto para a Palavra de Deus. É o símbolo do amor do Pai. Sem amor, nada vale a pena!

A VELA: Para iluminar sua caminhada, ela representa a luz de Cristo.

A BEXIGA:
 Refere-se à liberdade de deixar que o Espírito Santo leve você aonde Ele quiser.

A PEDRA: Para lembrar de não deixar que as pedras atrapalhem seu caminhar. Faça delas instrumentos de alicerce para construir sua vida.

E, finalmente A BALINHA para que você não esqueça de adoçar a sua vida e a do próximo.

Teatro - Um cego não pode guiar outro cego - Lucas 6,39-45 - 8º Domingo Comum


GENTILMENTE ENVIADO POR REGIANE CRISTINA DA SILVA SANTOS, DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - LIMEIRA/SP 
Resultado de imagem para “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?


“Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?

Catequista
– Bom dia, crianças!!!! Vamos chamar nossa amiga Aninha? Será que ela veio hoje? Todos juntos vamos lá... Aninha!!!

Aninha – Já estou aqui, eu vim sim, não falto à Missa não, tia! Não consigo viver sem Jesus na Eucaristia. Ah, como eu amo Jesus! Oi, amiguinhos, bom dia pra todos!
Catequista – isso mesmo Aninha! Já dizem: um fim de semana sem missa é uma semana sem Graça!
Aninha – Exatamente, tia! Concordo com você! Tia, tia hoje falou no evangelho que quem tem uma trave no olho, não pode querer tirar o cisco do olho do irmão.
Catequista – Isso mesmo, Aninha! Você prestou atenção mesmo, hein?! falou também que um cego não pode guiar outro cego.
Aninha – Falou mesmo, mas o que Ele quis dizer com isso, tia? Estou curiosíssima! Quero saber tudo sobre Jesus!
Catequista – Vamos explicar: algum amiguinho aqui já teve algum cisquinho no olho? Dói, né? Machuca. Com o cisco no olho a gente não consegue enxergar porque fica incomodando. Jesus nos fala que, como que uma pessoa que está com uma trave no olho (cisco bem grande) pode enxergar pra tirar o cisco do olho do outro irmão? O que Ele quis dizer? Como eu, que sou pecadora também e cometo erros às vezes piores que o do meu amiguinho, posso corrigir e querer ensinar ele? Pra eu poder querer ensinar (com amor) preciso ser um exemplo, quis dizer que temos que corrigir nosso irmão quando conseguimos ser exemplo pra ele.
Imaginem crianças, Aninha e todos aqui, se um cego que não consegue enxergar nada for guiar outro cego? O que vai acontecer? Vamos fazer esta experiência?
(nesta hora pegar duas crianças vendá-las e colocar uns obstáculos pelo caminho sem que eles vejam onde estão, colocar caixas de papelão, para não machucar,  e pedir pra um ir guiando o outro, eles vão derrubar as coisas, tropeçar... Depois pedir pra um tirar a venda e ir guiando o outro que estará vendado, enquanto isso a catequista vai explicando e a Aninha vai torcendo pelas crianças que estão vendadas).
Catequista- Quando os dois estão cegos, eles tropeçam juntos, caem juntos. Na nossa vida, como podemos querer ensinar outro amiguinho que ele não pode mentir, se nós mesmos mentimos? Como podemos ensinar outro amiguinho a não brigar, se nós brigamos em casa com a mamãe, com o papai, com nosso irmão? Como podemos ensinar nosso amiguinho a não roubar, se nós mesmo pegamos coisas dos nossos amigos e não devolvemos, pegamos um troco errado na padaria e não voltamos para devolver? Pode isso, crianças?
Aninha – Nãooooooo! De jeito nenhum! Nossa, tia, eu torci tanto pra eles conseguirem passar, mas não teve jeito mesmo, os dois cegos não têm como guiarem um ao outro. Agora entendi o que meu querido Jesus quis me ensinar com esta história.
Catequista – Que bom que você entendeu! Mas agora vamos fazer a experiência com um cego e outro não.
Olha como fica mais fácil quando um dos dois enxerga! Um pode ajudar o outro a não cair, ajuda a levantar se cair. Na nossa vida é assim, se eu dou exemplo, se eu não fico toda hora brigando em casa, mas quando brigo peço desculpas, quando eu falo sempre a verdade, mesmo que às vezes possa ficar de castigo, quando faço coisas erradas e peço perdão também, o Espírito Santo vem e limpa meu coração e daí sim posso ajudar meu amiguinho a ser melhor cada dia também. Nós nascemos pra sermos santos, temos que lutar pra isso, cada dia ir melhorando até um dia estarmos com Jesus e Maria lá no Céu.
Aninha – Heeeeeee!!! Que delícia!!! Um dia vou estar no Céu, vou trabalhar muito pra isso acontecer, cada dia vou melhorar mais, pedir a ajuda do Espirito Santo e do meu anjão da guarda, porque ele é bem grandão e me protege.
Catequista – crianças como tem sido nossa vida? será que estamos sendo exemplo para nossos amiguinhos? Ou agimos como aquele velho ditado: FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO?
Vamos agora dar um tchau pra Aninha e escutar o que o nosso sacerdote tem a nos dizer.

REFLEXÃO:
É nosso dever, em primeiro lugar, examinar como estamos vivendo e qual o testemunho que nós estamos oferecendo ao mundo para que as outras pessoas sejam guiadas por nós. Se estamos cegos e não reconhecemos as nossas próprias falhas; se não buscamos emendar o que está torto em nós, nunca poderemos nós, aconselhar, exortar ou admoestar alguém que também é passível de erro. A trave nos nossos olhos nos impede de enxergar as nossas fraquezas e limitações. Para tirá-la, nós precisamos pedir ao Espírito Santo que purifique os nossos pensamentos, sentimentos e as nossas atitudes. Do contrário, Jesus nos lembra, nós poderemos cair no barranco e levar muita gente conosco. Porque não fazemos isso, é que muitos se decepcionam conosco e têm a sua fé enfraquecida se afastando do convívio da comunidade e culpando a Deus pelas nossas incoerências. A começar em mim, eis a regra de ouro!
Você é responsável na condução de alguém? Como pessoa comprometida você tem conseguido ser um exemplo a ser seguido? Ou você é daqueles que dizem “façam o que digo, mas não faça o que eu faço”?


18 de fev. de 2019

Teatro - "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama." João 14, 21

GENTILMENTE ENVIADO POR REGIANE CRISTINA DA SILVA SANTOS, DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - LIMEIRA/SP

Resultado de imagem para os mandamentos de deus infantil

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." 

São João 14, 21
 
Catequista:  - Bom dia amiguinhos! Bom dia, crianças lindas e amadas de Deus!
Aninha(Aninha entra calada, de cara feia e de mal humor) 
Catequista: - Oi Aninha! Que bom que você veio! 
Aninha: (Continua calada, com a cara feia e depois fala)
- Que foi? Por que está me olhando assim? Hoje eu não estou boa, não, estava tãaaaaaao cansada e só vim porque minha mãe me obrigou a vir com ela. 
Catequista:  - Nossa Aninha, que mal humor, hein?! Sua mãe fez bem em lhe trazer, Aninha. Vou começar de novo:
- Bom dia, crianças! (elas respondem bem-humoradas)
- Bom dia, Aninha! 
Aninha: - E o que tem de bom nesse dia? Estou com sono, cansada de ir à escola todos os dias... E quando chega o domingo, que eu posso descansar, minha mãe me acorda cedo...  Ó dia, ó céu, ó vida... 
Catequista: - Nossa Aninha, estou lhe estranhando, viu?! Você não é assim!
Aninha: - É tia, mas hoje, hoje... eu estou assim desanimada... 
Catequista: - Você está precisando se abastecer de Deus, Aninha! Se encher do Espírito Santo! Todos nós precisamos nos abastecer de Deus todos os dias, senão desanimamos mesmo. Fica difícil aguentar o dia a dia se não buscarmos conversar com Deus, orar, pedir perdão... 
Aninha: - Será que é isso, tia? Esta semana eu faltei mesmo à Missa e à catequese... e não conversei com Deus... às vezes estava tão cansada de brincar e ir à escola que chegava à noite, deitava na cama e nem rezava... nem de manhã quando acordava.
Catequista: - É logico que é isso, Aninha! Vou dar um exemplo: nós somos iguais a um carro, se você não colocar combustível nele, ele não vai andar, vai ficar paradinho no lugar, vai enferrujar, estragar... porque o carro foi feito para... andar!  Nós também precisamos de Jesus todos os dias, senão também ficamos parados, tristes, estragados. Fomos feitos para amar e louvar este Deus maravilhoso e quando a gente não faz aquilo que fomos criados para fazer, ficamos tristes.
Aninha: - É mesmo, né, tia?! Quando a gente fica triste, deixa todo mundo que está perto da gente triste também. Minha mãe ficou triste comigo porque eu não queria acordar cedo pra ir à Missa e porque eu reclamei muuuuuito. 
Catequista: - Você falou uma verdade, Aninha. Quando a gente fica resmungando e reclamando o tempo todo, as pessoas até saem de perto da gente, porque ninguém gosta de ficar perto de quem só reclama e resmunga.  
Aninha: - Nossa, tia! Será que é por causa disso que minha mãe até saiu da cozinha quando estávamos tomando o café da manhã? Eu estava reclamando tanto... 
Catequista: - Deve ser sim, Aninha. No evangelho de hoje Jesus nos fala que quem O ama, faz o que Ele ensinou. E você sabe, né, Aninha? Jesus viva rodeado de pessoas, todos queriam estar perto dele, porque Ele era alegre, falava só coisas boas, dava esperança para as pessoas, curava, amava a todos, até aqueles que implicava com ele, Ele nunca mentia, Ele falava a verdade sempre. Todos que chegavam perto de Jesus com o coração aberto, mudavam de vida.  
Vou dar outro exemplo do que acontece com a gente quando faltamos à Missa, à catequese, ou quando deixamos de orar, de conversar com Deus ou de pedir perdão a Deus e às pessoas quando as magoamos. (pegar um pano e molhar em uma vasilha com água, vai ficar ensopado) 
Quando vamos à Missa, quando oramos e conversamos com Deus todos os dias ficamos como este pano, cheios de Deus e quando estamos cheios, nós transmitimos Deus para as outras pessoas (ir virando o pano e espirando água em todas as crianças, falando: Deus ama você! Eu amo você! Não desista! Fique alegre! Sorria! Etc...) Mas quando deixamos de nos abastecer de Deus, vai acontecendo coisas no nosso dia a dia e vamos ficando secos (espremer o pano para que ele não espirre mais água).
Porém, quando oramos, conversamos com Deus, pedimos perdão ao nosso amiguinho, a gente volta a ficar cheio de Deus, cheio do Espirito Santo! (molhar novamente o pano e virar, espirrando nas crianças). 
Aninha: - Nossa tia! Aprendi a lição, viu? Não vou mais deixar de rezar e conversar com Deus e vou pedir perdão sempre e também perdoar sempre, pra ficar como este pano que a tia mostrou aí... (ela olha para as crianças e começa a dizer:)
- Ei, você aí! Deus ama você, viu?! E eu também! (olha para outro lado e fala a mesma coisa) Vocês desculpam o meu mal humor? Prometo que não vou mais ficar assim. Depois vou pedir perdão pra minha mãe também, foi muito bom ela me trazer aqui, mesmo eu não querendo vir hoje. 
Catequista: - E qual é nosso compromisso pra esta semana e pra todos os dias de nossa vida, crianças?  
Crianças: Fazer sempre o que Jesus nos ensinou!!  


Cantar: Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz