29 de set. de 2009
22 de set. de 2009
19 de set. de 2009
Encontro Diocesano do Ministério para Crianças
porque o reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham.”
Local: Comunidade Bom Jesus - Av. Rio Claro, 226 - Vl. Anita – Limeira/SP
Presenças confirmadas:
· Hyde Flávia M. Lobato - Coordenadora Nacional do Ministério para Crianças
· Ana Paula S. G. Speri - Coordenadora Estadual do Ministério para Crianças
· Editora ComDeus – Materiais de Evangelização Infantil
Valor: R$ 25,00
Informações e confirmação: (19) 3441.5329 – Ramal 210 (Escritório da RCC) ou 3445.2537 / 3039.6095 (tia Paula) / e-mail: mclimeira@bol.com.br
IMPORTANTE
Por gentileza, confirme sua presença até o dia 10 de novembro para que melhor seja organizado o encontro. Informe se precisará de alojamento. O valor da ficha dá direito a café da manhã, almoço e jantar no sábado e café da manhã e almoço no domingo e também alojamento no local do encontro.
18 de set. de 2009
Música para Coroação de Nossa Senhora
Música criada por Jania Cristina Romig no ano de 1996 na coroação a Nossa Senhora na cidade de Maria Helena estado do Paraná.
15 de set. de 2009
Ensino Religioso nas Escolas
Em agosto já houve aquela enquete do Correio Braziliense onde os votos eram pelo celular - e nós conseguimos uma virada nos números para 70% a nosso favor; agora, no site da Agência Senado, há uma enquete questionando a opinião do internauta sobre o Ensino Religioso facultativo nas escolas. Depois de ter estado quase meio a meio, o resultado até agora está em lenta reação favorável. mas se nós nos unirmos novamente podemos fazer a diferença ficar bem mais significativa. Vamos participar mais uma vez, votando e divulgando para os nossos contatos que também acreditam na importancia da formação religiosa da nossa juventude? Mas ATENÇÃO: o que está sendo perguntado NÃO É se o Ensino Religioso deve ser facultativo ou obrigatório, e sim se deve haver o Ensino Religioso facultativo ou NÃO HAVER ENSINO RELIGIOSO NENHUM. Portanto, se queremos que o ER continue sendo oferecido nas escolas pelo menos como facultativo ao aluno, devemos votar SIM.
www.senado.gov.br/agencia
11 de set. de 2009
Assuma o que é seu; o que Deus lhe deu!
Muitas vezes, somos enganados pelo inimigo de Deus e pela nossa consciência, a qual nos faz viver uma falsa “autopiedade”. Vivemos reclamando da vida em meio aos pequenos problemas diários, diminuindo-nos e negando os dons que o próprio Senhor nos deu e dá.
Não é diferente para os que seguem e servem a Cristo. Todos nós, membros de congregações, Comunidades Novas e da Renovação Carismática Católica, entre outros, por vezes, deixamos de assumir a experiência do encontro pessoal com Cristo e da efusão do Espírito Santo. Ficamos aguardando “grandes” manifestações enquanto que os detalhes da evangelização vão se perdendo.
No início da sua Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo nos diz: “Paulo, chamado a ser apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus [...]” e ainda “Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência […]. “Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum” (I Coríntios 1, 1.5.7).
Hoje, o meu convite a você, meu irmão e irmã, é assumir que a escolha é de Deus, é graça de Deus. Assim como você nasceu com essa cor de olhos, esse estilo de cabelo, essa altura, etc., o Senhor também lhe deu características espirituais, que são presentes. Tenho aprendido que a profecia só se cumpre na vida de alguém quando essa pessoa a assume e corre atrás dela.
Se você, ministro do Senhor, depara com o sentimento de incapacidade ou de indignidade, eu quero lhe dizer: de fato, você é incapaz e indigno por si só, mas, quando há o chamado, é o Senhor quem o capacita e utiliza instrumentos frágeis para demonstrar Seu poder.
Independentemente do que você faz na sua comunidade paroquial, saiba que o seu seguimento é vontade do Todo-poderoso, sim! Deus quis e quer, então, assuma! Se você já recebeu a efusão do Espírito Santo, você é portador de todos os dons. Claro que um ou outro se manifestam com mais facilidade, mas sabemos que assim como os dons naturais são aperfeiçoados à medida que os praticamos (tocar violão, pintar, etc), o mesmo acontece com os dons espirituais. Portanto: Assuma-os!Assuma o que é seu, o que Deus lhe deu, pois “o chamado e os dons de Deus são irrevogáveis” (Romanos 11,29). Como diz uma linda canção “abraça o que é teu, permanece fiel, luta sem desanimar!”Eu assumo. E você?!
Com orações,
Seu irmão,
Emanuel Stênio
Comunidade Canção Nova
7 de set. de 2009
Primeiro passo para conhecer a Bíblia é ler a própria Bíblia.
Com as "Sete Chaves" você encontra a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.
Veja só:
1) Pés: Bem plantados na realidade.
Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7).
2) Olhos: Bem abertos.
Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.
3) Ouvidos: Atentos, em alerta.
Um ouvido deve escutar o chamado de Deus e o outro escutar o seu irmão.
4) Coração: Livre para amar.
Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em conversão.
5) Boca: Para anunciar e denunciar.
Aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu a palavra de Deus e a vida.
6) Cabeça: Para pensar.
Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.
7) Joelhos: Dobrados em oração.
Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir o dom da sabedoria ao Espíri to Santo para entender a Bíblia.
Regras de ouro para ler a Bíblia
1) Leia-a todos os dias.
Quando tiver vontade e quando não tiver também. É como um remédio, com ou sem vontade tomamos porque é necessário.
2) Tenha uma hora marcada para a leitura.
Descobrir o melhor período do dia para você e fazer dele a sua hora com Deus.
3) Marque a duração da leitura.
O ideal é que seja de 30 a 40 minutos, no mínimo, por dia.
4) Escolha um bom lugar.
É bom que se leia no mesmo lugar todos os dias. Deve ser um lugar tranqüilo, silencioso que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Se, num determinado dia, não se puder fazer o trabalho na hora marcada e no lugar escolhido, não faz mal. Em qualquer lugar e em qualquer hora devemos ler. O importante é que se leia todos os dias.
5) Leia com lápis ou caneta na mão.
Sublinhe na sua Bíblia e anote no seu caderno as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que Deus falou ao seu coração de modo especial. Isto facilita encontrar as passagens qua ndo precisar delas.
6) Faça tudo em espírito de oração.
Quando se lê a Bíblia faz-se um diálogo com Deus; você escuta, você se sensibiliza, você chora. É um encontro entre duas pessoas que se amam.
MOURA, Jaime Francisco de. Apostolado Veritatis Splendor: Sete chaves para ler e conhecer a Bíblia. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/3337. Desde 17/10/2005.
Quem é Jesus?
A confissão de Pedro
Escritura: "Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesaréia de Filipe. Pelo caminho, ele perguntou a seus discípulos:"Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: “Alguns dizem que João Batista, outros Elias, e outros, um dos profetas". Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?" "Tu és o Cristo", disse Pedro" (Marcos 8:27-29).
Do que você gosta de jogar? Eu sempre gostei de jogar. Um jogo que eu gosto é "Quem sou eu?". Eu acho que seria legal a gente jogar "Quem Sou Eu?", o que vocês acham?
Estas são as instruções: Eu dou uma pista de uma personagem da Bíblia. Tenho quatro dicas para cada personagem. Vou ler uma dica de cada vez. Quando você souber quem é a pessoa levante sua mão e em seguida responda. Se você responder errado está fora do jogo.
Você sabe quem sou eu? (Zaqueu)
Esta é a primeira dica:
Eu era um cobrador de impostos
Enganava as pessoas tirando o seu dinheiro
Sou muito, muito baixo
Eu posso ser encontrado em uma árvore
(Continue jogando se o tempo permitir. Acabar com as dicas de "Jesus" e continuar com a pregação).
Quem sou eu? (Maria)
Eu sou uma jovem agraciada por Deus
Fui escolhida para algo muito importante
Fui visitada por um anjo
Eu vim para ser a mãe do Filho único de Deus
Quem sou eu? (Jonas)
Deus me disse para ir pregar
Em vez disso, escapei e fui para outro lado
Por minha culpa, houve uma enorme tempestade no mar
Um grande peixe engoliu-me.
Quem sou eu? (Adão)
Eu vivo, mas não fui nascido de uma mulher
Eu dei os nomes de todos os animais
Eu morava em um belo jardim chamado Éden
Eu fui o primeiro homem
Quem sou eu? (José)
Eu era o filho favorito de meu pai
Meus irmãos me odiavam
Meus irmãos me venderam como escravo
Usava um casaco de muitas cores.
Quem sou eu? (Davi)
Eu era um pastor
Eu gostava de tocar harpa
Ele ia muito bem com uma funda
Eu era famoso por ter matado um gigante
Quem sou eu? (Eva)
Fui a primeira, mas também a segunda
Fui feita a partir da costela de um homem
Vivi em um belo jardim
Eu fui tentada por uma cobra
Quem sou eu? (Dalila)
Eu simpatizava com um homem muito forte chamado Sansão
Eu sabia que o segredo da força de Sansão vinha de seu cabelo
Queria cortar o cabelo de Sansão
Quando cortei o cabelo de Sansão, ele perdeu toda a sua força
Quem sou eu? (Jesus)
Algumas pessoas pensaram que era um grande mestre
Algumas pessoas pensavam que eu era João Batista
Algumas pessoas pensavam que eu era Elias ou um dos profetas
Eu sou o Filho de Deus
Tema: Tome a sua cruz e siga Jesus.
Escritura: Então, ele chamou a multidão juntamente com os seus discípulos e disse: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". Marcos 8:34
Eu tenho algo para lhes mostrar (mostra-se uma das cruzes). Vocês sabem o que é isso, não é? Claro que vocês sabem, é uma cruz. Tenho várias cruzes para lhes mostrar. Aqui está uma cruz em uma corrente que você pode usar em seu pescoço. Aqui está uma ficha feita na forma de uma cruz, e esta é uma bela cruz que é feita para ser pendurada na parede.
Todos os dias vemos muitas cruzes que nos rodeiam. As pessoas as usam como jóia, penduram na parede, e usam como chaveiros. Quando você passa por uma igreja, não é raro ver uma cruz no campanário. Chegamos mesmo a ver muitas pessoas que usam a cruz como uma tatuagem em seu corpo. O que vem à sua mente quando você vê uma cruz? O que a cruz significa para você? É apenas uma peça de joalheria ou uma obra de arte?
Um dia, quando Jesus e seus discípulos estavam caminhando por uma estrada, Jesus lhes perguntou: "Quem dizem que eu sou?"
Os discípulos responderam: "Alguns dizem que João Batista, ou um dos profetas."
"E vocês - quem dizeis que eu sou?" Jesus respondeu.
Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Messias".
Pedro tinha dado a resposta certa. Você pensa que seria o fim da lição de Jesus, mas não foi. "Não diga nada a ninguém", disse Jesus, "porque é necessário que eu sofra muitas coisas terríveis. Eu vou ser preso, julgado e morto, mas depois de três dias eu viverei novamente."
Pedro não gostou disso! Ele levou Jesus à parte e lhe disse para parar de falar assim.
Jesus repreendeu a Pedro: "Fique longe de mim, Satanás! Você está olhando as coisas de um ponto de vista humano, não de Deus."
Então Jesus chamou a multidão de pessoas que se reuniram em torno dele e seus discípulos. "Se algum de vocês quer ser meu seguidor, deixe o seu modo egoísta, tome a sua cruz e siga-me. Se você tentar aproveitar a sua vida, vai perdê-lo. Mas se você desistir de sua vida por minha causa, vai salvá-la. "
Então, o que significa para nós? Isso significa que temos um Salvador, Jesus Cristo, que estava disposto a desistir de tudo para que pudéssemos ter a vida eterna. Isso também significa que aqueles de nós que querem ser seus seguidores devem também estar dispostos a tomar a nossa cruz, desistir de tudo e segui-lo.
A cruz é muito mais do que uma jóia, uma obra de arte, ou uma decoração em uma torre. É um lembrete de nosso amor Salvador para nós e nosso chamado para segui-lo!