16 de jul. de 2017

Papa: catequista não é profissão, mas vocação

FONTE

Cidade do Vaticano (RV) – Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação: é o que afirma o Papa Francisco na mensagem enviada aos participantes do Simpósio  Internacional sobre Catequese, em andamento na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA), em Buenos Aires.

No texto, o Pontífice cita um diálogo de São Francisco de Assis com um de seus seguidores, que queria aprender a pregar. O santo lhe diz: Quando visitamos os enfermos, ajudamos as crianças e damos de comer aos pobres já estamos pregando. “Nesta lição, está contida a vocação e a tarefa do catequista”, escreve o Papa.
Ser catequista
Em primeiro lugar, a catequese não é um trabalho ou uma tarefa externa à pessoa do catequista, mas se “é” catequista e toda a vida gira em torno desta missão. De fato, “ser” catequista é uma vocação de serviço na Igreja, que se recebeu como dom do Senhor para ser transmitido aos demais. Por isso, o catequista deve constantemente regressar àquele primeiro anúncio ou “kerygma”, que é o dom que transformou a própria vida. Para Francisco, este anúncio deve acompanhar a fé que já está presente na religiosidade do povo.
Com Cristo
O catequista, acrescentou o Papa, caminha a partir de Cristo e com Ele, não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Ele, porque é este olhar que faz arder o coração. Quanto mais Jesus toma o centro da nossa vida, mais nos impulsiona a sair de nós mesmos, nos descentraliza e nos faz mais próximos dos outros.
Catequese “mistagógica”
O Papa compara este dinamismo do amor com os movimentos cardíacos: sístole e diástole, se concentra para se encontrar com o Senhor e imediatamente se abre para pregar Jesus. O exemplo fez do próprio Jesus, que se retirava para rezar ao Pai e logo saía ao encontro das pessoas sedentas de Deus. Daqui nasce a importância da catequese “mistagógica”, que é o encontro constante com a Palavra e os sacramentos e não algo meramente ocasional.
Criatividade
E na hora de pregar, Francisco pede que os catequistas sejam criativos, buscando diferentes meios e formas para anunciar a Cristo. “Os meios podem ser diferentes, mas o importante é ter presente o estilo de Jesus, que se adaptava às pessoas que tinha a sua frente. É preciso saber mudar, adaptar-se, para que a mensagem seja mais próxima, mesmo quando é sempre a mesma, porque Deus não muda, mas renova todas as coisas Nele.
O Papa conclui agradecendo a todos os catequistas pelo que fazem, mas sobretudo porque caminham com o Povo de Deus. “Eu os encorajo a serem alegres mensageiros, custódios do bem e da beleza que resplandecem na vida fiel do discípulo missionário.”
O Simpósio Internacional sobre Catequese teve início no dia 11 de julho e prossegue até o dia 14. O encontro tem como tema "Bem-aventurados os que creem”, e entre os conferencistas estão o Arcebispo  Luis Francisco Ladaria sj, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Mons. José Ruiz Arenas, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

VEJA A MENSAGEM COMPLETA (em espanhol) AQUI 

6 de jul. de 2017

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - JULHO/2017

INTENÇÕES:

- Pelo cumprimento da profecia dada pelo Senhor no Encontro Nacional de Formação:
“Renovação Carismática Católica, eu vos quero criança novamente! Com o coração de criança para amar, para perdoar e para acreditar”;

- Pelo bom êxito da reunião do núcleo nacional do Ministério em setembro;

- Pelas crianças, especialmente as que se encontram enfermas;

- Pela libertação dos adolescentes de todo pensamento de suicídio;

- Por todos os servos que se encontram doentes física e espiritualmente;

- Pelos nossos familiares enfermos;

- Pela renovação da nossa aliança com o Senhor; pela nossa conversão sincera, obediência e busca da comunhão fraterna.

- Pelo sincero desejo de um “PENTECOSTES PERENE”.

ORAÇÕES:

- Terço de São Bento
Vamos começar a Mobilização pedindo a ajuda de São Bento, para que, a exemplo da radicalidade vivida por Ele, possamos também buscar a conversão sincera em tudo que fizermos.

Terço de São Bento

(†) Pelo sinal da Santa Cruz, (†) livrai-nos Deus, nosso Senhor, (†) dos nossos inimigos!
(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Na cruz: CREDO
1 - PAI NOSSO
3 - AVE MARIA


Entre cada dezena (No lugar do Pai Nosso):
São Bento, rogai por nós!

1ª : A Cruz sagrada seja minha Luz (10x)
2ª : Não seja o Dragão meu guia (10x)
3ª : Retira-te Satanás (10x)
4ª : Nunca me aconselhes coisas vãs (10x)
5ª : É mal o que tu me ofereces (10x)
6ª : Bebe tu mesmo do teu veneno (10x)

Ao final: São Bento, água benta, Jesus Cristo no altar, o inimigo que estiver por aqui, saia que eu quero passa. (3x)

- Declaremos que Jesus é o Senhor da nossa vida e família, num desejo constante de sermos todos de Deus.

Consagração ao Senhorio de Jesus 
(Ironi Spuldaro)

Na presença de Deus Pai ninguém poderá desfazer esta consagração que agora faço livremente. Na presença de Deus eu (dizer seu nome) e minha casa serviremos ao Senhor nessa vida e por toda a eternidade e para que fique bem claro, alto e em bom som, eu declaro agora, para que o céu se encha de adoração, para a alegria dos anjos e dos santos, para que haja júbilo no céu, eu declaro agora que eu (…) e a minha casa serviremos a Jesus Cristo agora e por toda a eternidade. Eu e toda a minha família queremos servir ao Senhor, nosso único Senhor, hoje e sempre, aqui na Terra e em toda a eternidade com Deus no céu e para que se ouça e trema no inferno, para que se cale o inferno e nunca mais invistam contra mim ou contra a minha família e saiba que eu declaro agora e para sempre que eu (…) e minha casa serviremos ao Senhor Jesus para todo o sempre. Amém. Obrigado Jesus, glórias e louvores sejam dados ao Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

- Louvemos com a Palavra de Deus – Efésios 4, 17-31.

“Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas ideias frívolas. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza. Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade. Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. Não deis lugar ao demônio. Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados. Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia”.

Após a leitura da Palavra de Deus, escolha um versículo e louve com o referido. Ouça a voz do Senhor através dessa palavra.

Faça sua oração utilizando o Ciclo Carismático. Esteja atento ao que o Espírito Santo quer revelar pela sua oração para o Ministério para Crianças.

* Partilhe com seu coordenador(a) a moção revelada. *

Unidos em oração.
Ministério para Crianças Nacional

HORÁRIOS DE CADA ESTADO NO MÊS DE JULHO:

HORÁRIO
ESTADO (S)
0h às 1h
Santa Catarina
1h às 2h
São Paulo
2h às 3h
Sergipe e Tocantins
3h às 4h
Acre
4h às 5h
Alagoas
5h às 6h
Amapá
6h às 7h
Amazonas
7h às 8h
Bahia
8h às 9h
Ceará
9h às 10h
Distrito Federal
10h às 11h
Espírito Santo
11h às 12h
Goiás
12h às 13h
Maranhão
13h às 14h
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
14h às 15h
Minas Gerais
15h às 16h
Pará
16h às 17h
Paraíba
17h às 18h
Paraná
18h às 19h
Pernambuco
19h às 20h
Piauí
20h às 21h
Rio de Janeiro
21h às 22h
Rio Grande do Norte
22h às 23h
Rio Grande do Sul
23h às 24h
Rondônia e Roraima