30 de jan. de 2008
A verdadeira Páscoa (Teatro)
A experiência do confiar
Hyde Flávia – Coord. Nacional do Ministério para crianças da RCC no Brasil
29 de jan. de 2008
Workshop ensina como evangelizar crianças
Débora Magalhães – Ministério para as Crianças – Arquidiocese de São Paulo
Fonte: http://www.rccbrasil.com.br/
26 de jan. de 2008
V Encontro Nacional do Ministério para Crianças
Realizou-se entre os dias 15 e 17 de novembro, na TV Século XXI, em Valinhos/SP, o V Encontro Nacional de Evangelizadores de Criança, com o tema “Criança, mídia de Deus”.
Nossa caminhada: O Ministério para Crianças da RCC-Brasil nasceu como um projeto do Ministério para as Famílias, no ano 2000, a fim de valorizar a criança, dentro da família, tornando-a agente de transformação. Além de evangelizar os pequenos por meio dos Grupos de Oração, o Ministério também tem como meta formar servos para evangelização infantil.
Ao longo dos anos, quatro encontros nacionais foram realizados. O primeiro em Divinópolis (MG), em 2003, com o tema "Ensina a criança o caminho que ela deve seguir", (Pv 22,6).
O segundo, em 2004, aconteceu em Goiânia (GO), com o tema "Deixai vir a Mim as criancinhas" (Mt 14,18).
Neste ano especial para o Ministério para Crianças, onde a criança foi tema central no 41º Dia Mundial das Comunicações Sociais, participamos também do CONCCLAT e ECCLA, onde nossos irmão latinos, do Caribe e Estados Unidos, se alegraram com nosso método pioneiro de evangelizar criança através de cores, brinquedos, jogos, cantigas de roda.
Agora queremos dar um passo além. É hora de evangelizar, já que Jesus aponta a criança como modelo para entrarmos no céu. Se Maria, em Lourdes e Fátima, convoca as crianças como mensageiras do Reino, o Ministério para Criança adere e diz: CRIANÇA, MÍDIA DE DEUS.
Estiveram presentes: Dom Bruno Gamberini, bispo da Arquidiocese de Campinas; Marcos Volcan, presidente da RCC-Brasil; Padre Eduardo Douguerty, Associação do Senhor Jesus; Padre Marcos Borges Silva, Diocese de Uberlândia(MG); Beatriz S. Vargas, secretária do Conselho Nacional; Hyde Flávia, coordenadora Nacional do Ministério para Crianças; Wilson e Marli; coordenadores Nacionais do Ministério para Famílias; Rosana e Paulo, Missão Arca de Noé; Ivna Sá, jornalista e professora universitária; Biblincando e coordenadores estaduais do Ministério.
Nos 40 anos da RCC é hora dos pequeninos fazerem parte deste exército de evangelizadores.
Tia Adelita (Cantinho da Criança) e Hyde Flávia
Grupo de Oração para Crianças (Cantinho do Céu - SP)
Momento de Adoração na Noite Carismática
21 de jan. de 2008
Encontro Estadual do Ministério para crianças em Ribeirão Preto/SP
6. Antonio, da Comunidade Maria Mãe de Deus, São José dos Campos, representou a Editora ComDeus, falou do seu chamado, trabalho, e apresentou as publicações da editora especialmente direcionadas à evangelização de crianças.
Fonte: http://www.rccsp.org.br/
4 de jan. de 2008
15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais
1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
2. Leia com eles;
3. Conte-lhes histórias da família;
4. Limite seu tempo de ver televisão;
5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;
8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que mais interessante com eles;
12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;
13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
15. Mantenha sempre contato com seus professores.
Fonte:U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series
3 de jan. de 2008
A HISTÓRIA DE SAMUEL
Elcana era casado com Ana, que era estéril (I Sm 1,5). Um dia no Templo Ana chorava suplicando a Deus o dom da maternidade. O sacerdote Heli achou que Ana estava bêbada e foi chamar sua atenção. "Não é assim, meu senhor, respondeu Ana, eu sou uma mulher aflita; não bebi nem vinho, nem álcool, mas derramo a minha alma na presença do Senhor. Não tomes a tua escrava por uma pessoa frívola, porque é a grandeza de minha dor e de minha aflição que me fez falar até aqui." Heli respondeu: "Vai em paz, e o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes".
Ana consagra seu filho a Deus, na verdade a vocação de Samuel começa com a vocação de sua mãe à maternidade. Assim, depois de um ano, Ana se apresenta no templo com seu filho no colo. Quando ele é desmamado Ana leva seu filho para morar com Heli e Samuel passa a dormir na parte mais sagrada do Templo e tem a função de manter o fogo que havia caído do céu acesso.
Uma vez por ano Ana tecia uma túnica e levava para Samuel. A túnica sempre ficava pequena.Os pais nunca acham que seus filhos cresceram.
A voz de Deus há muito tempo não era ouvida. "Os filhos de Heli eram maus; não conheciam o Senhor" I Sm 2,12. "O menino Samuel crescia na companhia do Senhor" I Sm 2,21 b.
Um dia estava Samuel dormindo quando escutou chamar seu nome. Correu até Heli pensando ser ele que o chamava. Heli pediu a Samuel que voltasse a se deitar. "Pela terceira vez o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Heli: Eis me aqui, tu me chamaste. Compreendeu então Heli que era o Senhor quem chamava o menino. "Vai e torna a deitar-te disse-lhe ele, e se ouvires que te chama de novo, responde: "Falai, Senhor que vosso servo escuta!
1 de jan. de 2008
Dez Mandamentos Para os Pais em 2008
Não diga que uma coisa é má apenas porque lhe aborrece.
Não fale da criança em sua presença, nem pense que ela não escuta, não observa, nem compreende.
Não interrompa o que uma criança está fazendo, sem avisá-la previamente.
Não manifeste inquietação quando a criança cai, ou não quer comer, etc. Faça o que for necessário sem se agitar e alarmar-se.
Ocupe-se dos interesses e necessidades da criança, em vez de somente demonstrar amor acariciando-a constantemente.
Vá passear com a criança, em vez de levá-la para passear.
Não faça sermões morais à criança pequena.
Sempre cumpra as suas promessas.
Sempre diga a verdade para a criança.