7 de mar. de 2019

OS 7 PECADOS CAPITAIS E AS 7 VIRTUDES OPOSTAS


Todo ser humano é, em essência, bom. Todos nós trazemos inscritas em nossa mente e na nossa. consciência a moral e as leis de Deus. Mas nós podemos anestesiar esse instinto divino a partir do pecado (Rom 7, 16-20), que está presente como um mácula em nossa alma desde Adão e Eva, como nos mostra a Bíblia (Gen 3, 1-13).

Quando pecamos, nós preferimos a nossa lei à lei de Deus, fazemos o que bem entendemos, muitas vezes não levando em conta as consequências.

Pecado Capital (de “capita” = cabeça, o pecado que é a cabeça) é o pecado que leva a outros pecados, outros vícios.

Virtude (de “vir” = varão, homem, que significa firmeza) é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Não apenas pratiquemos atos bons (pois até o pior criminoso é capaz de ter atos bons ocasionalmente), mas sim sejamos bons, verdadeiros cristãos.

A Igreja ensina: temos 7 pecados capitais e 7 virtudes opostas:

1 - Orgulho X Humildade

Orgulho - O Princípio de todo pecado é o orgulho, a vaidade, pois é a tentativa de se igualar a Deus de ser auto suficiente, senhor de si, passando por cima da autoridade de Deus. O orgulho caracteriza-se por acharmos que os dons de Deus vêm de nós mesmos. Leva aos pecados da presunção, da vanglória (Gn 11 - O episódio de Babel). Nós passamos a procurar sempre reconhecimento, elogios, por nossos atos e acabamos nos gabando das coisas que fazemos. Com orgulho, a pessoa desanima no fracasso, pois acha-o impossível.

Humildade - É o reconhecimento de nossa pequenez. No final das contas. É e verdade sobre nó mesmos, sabendo que tudo é Dom de Deus. Devemos recorrer a Nossa Senhora, que foi exemplo de humildade, para pedir essa virtude.

2 - Avareza X Generosidade

Avareza - Desejo desordenado dos bens deste mundo. Os bens deste mundo foram feitos pra suprir nossas necessidades e a de nossos irmãos. A avareza é a síndrome de acumular, juntar, empilhar coisas. É o culto ao dinheiro. Leva a fraudes, roubos, mesquinharia e ambição - passar por cima dos outros. Em vez de senhores das coisas, passamos a ser escravos delas (Mt 6, 23-34)

Generosidade - É o despojamento quanto aos bens materiais, compartilhando-os com aqueles que necessitam. Dai e vos será dado - disse Jesus. Deus ama o que dá com alegria. Deus é generoso com seus filhos, portanto, todo cristão deve ser generoso com seu próximo.
  
3 - Inveja X Caridade

Inveja - É a tristeza diante com o bem do próximo. O invejoso está sempre de olho nos outros, no bem dos outros. O invejoso:

  • Não valoriza seus bens
  • Desenvolve o espírito crítico, diminuindo o outro
  • Calunia aquele que inveja
Histórias de inveja na Bíblia: Caim e Abel, José e seus irmãos, Saul e David

Caridade - É o olhar bom para o próximo, o amor para com o próximo. Amar nosso irmão sem julgá-lo. Ter paciência, perdoar sempre o irmão e a comunidade.
 O desafio da caridade é se alegrar com o bem do irmão. Devemos amar nosso irmão com palavras e obras.

4 - Ira X Mansidão

Ira - Estado emocional desordenado, é a raiva excessiva. A ira é um mal em si mesma, pois tira a paz do indivíduo. Leva à impaciência, furor, violência, ódio e assassinato. Devemos deixar bem claro que força é diferente de violência. Ser violento não significa que a pessoa seja forte. A paciência é a maior prova de força.

Mansidão - É a força revestida de veludo. É a calma, a tranquilidade e o equilíbrio emocional. A mansidão é necessária para agradar a Deus, para a convivência e para manter a paz.

5 - Luxúria X Castidade

Luxúria - É a erotização exacerbada e o mal uso da sexualidade. Vivemos num mundo altamente erotizado. A moda, os espetáculos, os shows, os programas televisivos tem sempre apelo sexual.
“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?”
Somos templo da Santíssima Trindade. A sexualidade deve ser governada pelo amor. O sexo, o amor e a transmissão da vida são três coisas que estão intimamente ligadas, mas foram separadas de forma lastimável pelo homem moderno.

Castidade - É o respeito ao nosso corpo e ao corpo do próximo. É o 6º mandamento da Lei de Deus.

6 - Gula X Temperança

Gula - É um vício em que há busca de um prazer desordenado na comida e na bebida.
  • Comer excessivamente
  • Comer com os olhos
  • Comer se preocupando com gostos requintados
  • Vícios como o fumo, álcool, tranquilizantes, etc.
Perde-se a força de vontade de se livrar dos vícios.

Temperança - Consiste em conservar o nosso corpo, a paz interior, a saúde. Por exemplo, ter uma alimentação balanceada, se livrar de substâncias que envenenam nosso organismo, etc.

7 - Preguiça X Diligência

Preguiça - É a negação do esforço, é o comodismo:
  • Fazer tudo de qualquer jeito
  • Não fazer as coisas com amor
  • Cansaço constante
  • Pelo fato de não poder fazer o excelente, não faz nada
  • Falta de Tempo

Diligência - A palavra diligência vem de “diliger” = amar. É não se cansar de fazer as coisas, valorizando-as sempre. Caracteriza-se pela garra, força e amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!