30 de mai de 2017

Brigadeiro da Santíssima Trindade

CRIAÇÃO: Andrea Boeira - Caxias do Sul/RS

Material: uma bacia ou recipiente para misturar os ingredientes e forminhas para o brigadeiro.
                      
Ingredientes: uma lata (400gr) de leite em pó, uma lata pequena (200gr) de achocolatado e uma caixa de leite condensado. O leite em pó representará Deus Pai; o achocolatado, Deus filho e o leite condensado, o Espírito Santo.                       

Em uma bacia coloque o leite em pó e fale de Deus Pai criador de tudo, depois coloque o achocolatado e fale de Deus filho redentor dos homens e vá misturando, eles ficam homogêneos, aqui dá para dizer que quem crer no Pai crê no Filho, quem crê no Filho crê no Pai.

"Eu e o Pai somos um." 
João 10, 30
Conferir também João 17, 21

Por último colocamos o leite condensado que representa Deus Espírito Santo, é aquele que une, aquele que Jesus nos deixou como defensor, o paráclito. Ele disse que não nos deixaria sozinhos!       
     
"Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão”.
João 16, 13

           
"Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo."
Atos dos Apóstolos 1, 8


Finalmente faça bolinhas coloque nas formas e dê para as crianças degustarem o brigadeiro da Santíssima Trindade.

(É importante ver com os pais antes se não há crianças alérgicas a alguns dos ingredientes ou com intolerância à lactose)

***************
Veja essa outra dinâmica também:
Para saber um pouquinho mais:

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d’Ele mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Não a podemos compreender, porque o Mistério de Deus não cabe em nossa cabeça, mas é a verdade revelada.

Santo Agostinho (430) dizia que: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão” (A Trindade, 15,26,47).

Só existe um Deus, mas n’Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria menor que o outro, e Deus não pode ser menor que outro, pois não seria Deus.

A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas só Deus em três pessoas: "a Trindade consubstancial". As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: "O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, O Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza". "Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina".

“Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (IV Conc. Latrão, em 1215, DS 804).

A Profissão de Fé do Papa Dâmaso diz: “Deus é único, mas não solitário” (Fides Damasi, DS 71). Pai, Filho, Espírito Santo não são simplesmente nomes que designam modalidades do ser divino, pois são realmente distintos entre si: “Aquele que é Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho” (XI Conc. Toledo, em 675, DS 530). São distintos entre si por suas relações de origem: “É o Pai que gera, o Filho que é gerado, o Espírito Santo que procede” (IV Conc. Latrão, e, 1215, DS 804).

A Igreja ensina que as Pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a unidade divina, a distinção real das Pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras:
Nos nomes relativos das Pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três Pessoas, considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância. (XI Conc. Toledo, DS 675).

“Tudo é uno [n’Eles] lá onde não se encontra a oposição de relação” (Conc. Florença, em 1442, DS 1330).

“Por causa desta unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho” (Conc. Florença, em 1442, DS 1331).

Deus é “Pai’, não só enquanto é Criador do universo e do homem, mas sobretudo porque, no seu seio, gera eternamente o Filho, que é o seu Verbo, “resplendor da sua glória, e imagem da sua substância” (Heb1, 3). Ele falou do Espírito Santo e o enviou a Igreja (cf. Jo 14, 15.



7 comentários:

  1. Meus Deus fiquei maravilhada, muito bem explicado os catequizandos vão amar esse tema kkkk
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. fico triste ao ver as pessoas nao compreendendo mais a Santissima trindade. Pq é um unico Deus. no caso dessa dinamica ficou interessante, mas a união dos ingredientes se transformou num quarto objeto: o doce brigadeiro. A familia é uma só e não se ve, nela se contempla 3 elementos principais: o pai, a mae e os filhos. Os 3 elementos que formam uma só unidade.

    A explicação aqui esta belissima, mas catequistas, prestem atençao na hora de criar dinamicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que vc não deixou seu nome. Muito boa essa observação, mas aí estamos falando que 3 ELEMENTOS DISTINTOS FORMAM 1 SÓ. O leite em pó não deixou de ser leite em pó, o achocolatado não deixou de ser achocolatado e o leite condensado não deixou de ser leite condensado, e os 3 estão unidos formando um só elemento.

      Excluir
    2. Você pode utilizar essa outra dinâmica: http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/2016/03/para-falar-da-santissima-trindade.html

      Excluir
  3. A quantidade de leite em pó equivale a quanto pq compro leite em pó de saquinho vem 400g quantas gramas exatamente de leite em pó e de achocolatado precisa pra fazer???

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!