9 de out. de 2014

Semana das Crianças: Como organizar o Ministério para Crianças?

O Ministério para Crianças acontece a partir do Grupo de Oração para Crianças (GOC). A coordenação do GOC deve estar em unidade com a coordenação do GO de adultos e com a coordenação do Ministério diocesana, estadual e nacional, facilitando assim a orientação, formação e realização de projetos.
Para servir no Ministério para as Crianças só é necessário se sentir chamado. Informações sobre a estrutura do GOC, a evangelização, o evangelizador, a criança e material de apoio já estão disponíveis na Apostila 1 do Módulo Básico do Ministério para Crianças (Adquira aqui). Cursos de formação também são oferecidos em instância diocesana, estadual, nacional. 
Na página 39 desta mesma Apostila, temos o Modelo de Projeto de Estruturação do Ministério para as Crianças na Comunidade que tem como objetivo esclarecer o que é o GOC para ser apresentado ao coordenador do GO adulto, ou ao Pároco, caso não conheçam. Após a formalização do serviço a ser desenvolvido no GOC, é hora de formar equipe de servos. Reunir a equipe para oração, divisão de tarefas e preparação das atividades.
altPreparando o ambiente para acolher as crianças
São quatro os espaços necessários para acolher os pequeninos. Os dois primeiros espaços ficam dentro do local onde acontece o GO de adulto. Escolher um espaço seguro e limpo, onde os bebês e seus pais serão acolhidos. Para os pais cuidarem de seus filhos, ofereceremos um trocador (fraldário) e se o bebê dormir, colchonetes. O segundo espaço é um cercadinho, ao lado de onde os pais deverão ficar assentados. Neste, os servos do Ministério para as Crianças evangelizam através de historinhas, cantigas de roda, desenhos, pinturas, brinquedos. Para este serviço, dois ou três servos são o suficiente. Atenção: Não é permitido aos servos alimentar, trocar fralda, ficar com a criança o tempo todo no colo, pois sua missão é apenas evangelizar.

Os dois outros espaços serão para atender as crianças acima de quatro anos e os “adoleSantos” (modo como o Ministério chama os adolescentes). Como nesta idade as crianças não estranham o local e o distanciamento dos pais, estes espaços serão anexos ao GO adulto evitando ao máximo que o barulho de um atrapalhe o outro. O GOC desenvolve-se como se encontra na página 41 da Apostila 1.  O tema a ser desenvolvido nos GOC serão os mesmos do GO adulto adaptado para a linguagem de cada idade.
altO Ministério para as Crianças entende que a criança é capaz de receber e transmitir a fé, por isso as atividades de oficina, as dinâmicas realizadas no GOC, serão para fixar o tema e preparar a criança para ser uma evangelizadora e não uma simples forma de ocupar seu tempo dando-lhe papel e lápis para colorir. A partilha da Palavra e o uso da Bíblia se aplica a todas as idades, principalmente, aos “adoleSantos” que formarão equipes de pregadores, animadores, intercessores, música, teatro, acolhida, entre outras.
Uma coisa muito importante, o GOC é para as crianças, elas devem pregar, animar, acolher... Os adultos devem dar espaço à medida em que as crianças vão sendo formadas para estes fins. Atenção: O GOC não pode ficar sob a responsabilidade de crianças, elas não podem responder por imprevistos ocorridos. A presença de adultos é imprescindível.
altOs GOC devem ser inscritos no SAVIC no Portal da RCC com o nome do Grupo, nome do coordenador e endereço onde se reúne. O coordenador diocesano deverá visitar os GOC e reunir com seus coordenadores para formação, partilha, planejamento e avaliação dos trabalhos realizados.
Já o coordenador estadual deverá visitar as dioceses e manter contato mensal para formação, partilha, planejamento e avaliação dos trabalhos realizados em cada diocese. De dois em dois anos, deverá promover o EEEC (Encontro Estadual de Evangelizadores de Crianças) com workshops, apresentação de trabalhos de evangelização das dioceses e participar do ENEC (Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças) levando trabalhos de seu estado.
Sonho para o Jubileu de ouro da RCC
Em 2017, quando a RCC completar seus 50 anos, o Ministério para as Crianças da RCC do Brasil quer dar de presente ao Menino Jesus um Grupo de Oração para Crianças em cada Grupo de Oração adulto. Você aceita esse desafio? Sigamos juntos na missão de evangelizar nossas crianças!
FONTE: RCCBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!