Quando falamos de dinâmicas nos reportamos ao brincar. A brincadeira ocorre primeiramente no plano da imaginação, entretanto para que isto aconteça é preciso apropriar-se de elementos da realidade atribuindo significados. Isto ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. A brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade vivenciada anteriormente.
Quando brinca, a criança recria e repensa a sua realidade e ou ações “acontecidas” sabendo que estão brincando. Por meio das brincadeiras, podemos observar e constituir uma visão total da criança, de suas individualidades, assim como a utilização de recursos afetivos e sociais utilizados pela criança. Através do brincar e com o auxílio do evangelizador, a criança elabora de forma pessoal e independente, suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais.
Segundo Elias (2008, Módulo Serviço Apostila: Ministério para as Crianças): "O brincar é uma atividade que deve ser levado a sério. O brincar está para a criança assim como a fala está para o adulto. O brincar é meio eficaz para a estruturação do conhecimento, da afetividade, e da espiritualidade do ser humano. Todas estas dimensões são existentes na criança, o que deve nos levar à consciência de que a infância não é uma lacuna no processo de desenvolvimento.” (Elias 2008, p.37)
Segundo o autor, brincar é uma forma de a criança contar algo de seu mundo interior. Devemos com sensibilidade observar, escutar e decodificar, para inferir nas dificuldades emocionais e de socialização apresentadas pela criança, pois brincar é um meio que a criança utiliza de recursos internos e externos, construindo consciência do mundo que o cerca. É uma atividade que transporta tudo que há em sua volta para a fantasia, portanto não é um passatempo.
Quando ela nasce não tem consciência de mundo, do outro, e dela própria, mas é capaz de descobrir se houver quem lhe apresente, neste sentido o outro sempre se fará necessário.
Hyde Flávia (2008) define 4 características que a criança apresenta ao brincar:
Para a criança, o brincar é sério, importante, ela investe emocionalmente, ressignifica algo do mundo externo e coloca a serviço de seu desejo através da fantasia. A brincadeira no Ministério para crianças é utilizada não como pretexto, mas sim como contexto, ou seja, a mesma está relacionada ao tema que será desenvolvido.
- PRETEXTO: utilizar a brincadeira como forma de somente diversão ou ocupar o tempo, simplesmente divertir-se, não que isto não seja benéfico, mas a brincadeira pode alcançar objetivos mais amplos;
- CONTEXTO: as brincadeiras estão relacionadas ao tema gerador, apresentar a proposta do plano de Deus por meio de brincadeiras coletivas, das cantigas de roda e jogos cooperativos, brincar é comunicar-se.
DEZ MANDAMENTOS DO FACILITADOR DE JOGOS
1. Todos são iguais;
2. Todos devem participar, com oportunidades e responsabilidades iguais. Por isso, para maior proveito pessoal e grupal, ninguém deve recusar tarefas;
3. Não expor as pessoas, declarar “guerra” ao medo do ridículo e ao medo de errar; afinal, tudo é aprendizagem;
4. Durante os momentos de reflexão, ressalte os aspectos positivos. Eles sempre existem;
5. Em grupo, fale o suficientemente claro e alto para que todos possam ouvi-lo e entendê-lo. Seja simples e objetivo;
6. Todos merecem ser ouvidos. Evite conversas paralelas;
7. Respeite e aproveite opiniões diferentes como fatos enriquecedores do grupo;
8. Antes de responder, saiba ouvir;
9. Evite formas sutis de influenciar opiniões alheias ou de “manipular” o silêncio dos inibidos;
10. Coloque seu coração em tudo o que for fazer.
ALGUNS TOQUES NA PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DOS JOGOS:
(Fonte: Bellini. Rogério: Jogos & Brincadeiras para a catequese. Paulus. 2010).
FONTE: RCCBRASIL
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