25 de set. de 2013

O homem rico e o mendigo Lázaro - Lucas 16, 19-31

Você usa despertador para acordar de manhã? Muitos despertadores têm um botão chamado soneca. Quando o alarme tocar, você pode pressionar o botão e voltar a dormir. Cerca de dez minutos depois, o alarme soará novamente. Você pode continuar fazendo isso e continuar dormindo.
Embora seja bom ter aqueles minutos extras para dormir mais um pouco há dois problemas com esse alarme soneca. O primeiro é que, se você continuar apertando o botão de soneca pode se atrasará. O segundo problema é que você pode se acostumar com o som de alarme e não perceber mais quando ele tocar e assim você vai continuar dormindo e perderá a hora.
Deus às vezes parece um "despertador" em nossas vidas? Ele fala aos nossos corações: "É hora de levantar-se e seguir-me." Algumas pessoas apertam o botão de soneca e dizem: "Agora não, Senhor, me acorde mais tarde." Alguns apertam tantas vezes o botão quando ouvem a voz de Deus, que quando eles finalmente desejam seguir o Senhor já é tarde demais. Isso foi o que aconteceu na nossa história de hoje.
Jesus contou a história de um homem rico que se vestia com as melhores roupas e vivia no luxo. Um mendigo chamado Lázaro sentou-se à porta da casa do homem rico. Lázaro estava com fome e seu corpo estava coberto de feridas. Ele esperava que o homem rico tivesse compaixão dele e pudesse lhe satisfazer a fome com o que lhe caia da mesa. Mas o rico o desprezava. Lázaro ia diariamente à porta da casa do rico, mas ele nem percebia Lázaro mendigando ao seu lado. Imagino que isso aconteceu tantas vezes, que finalmente chegou o tempo que o rico não o viu mais.
A Bíblia diz que Lázaro morreu e foi para o céu. O homem rico também morreu, mas foi para o inferno. Do inferno ele viu Lázaro no céu com Abraão. O homem rico pediu a Abraão para que Lázaro molhasse a ponta do seu dedo na água e viesse tocar a sua língua para matar a sede que ele estava sentindo, mas Abraão disse que não. Abraão lembrou o homem rico quanto ele tinha apreciado as coisas boas na terra, enquanto Lázaro não tinha nada.
O homem rico, em seguida, pediu a Abraão que permitisse Lázaro regressar à Terra para advertir sua família para que eles também não acabassem indo parar no inferno com ele. Abraão novamente disse que não. O homem rico tinha despertado, mas já era tarde demais.
Deus continua a soar o alarme para acordar as pessoas. Oremos para que eles ouçam o alarme, ouçam a voz do Senhor e siga-O antes que seja tarde demais.

Querido Pai, quando você soar o alarme me dizendo que é hora de acordar e segui-Lo, não posso tocar o botão de soneca e dizer: "Mais tarde, Senhor." Em vez disto, vou levantar-me e segui-Lo. Amém.






3 comentários:

  1. gostei do encontro, é interessante...

    ResponderExcluir
  2. Excelente! A paz do nosso Senhor e Salvador Jesus.👐

    ResponderExcluir
  3. Adorei ❤ Que como já disse no texto , que as pessoas ouçam o a voz de Jesus

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!