24 de mar de 2012

Dinâmica para falar sobre o Sacramento da Confissão


Copiado do blog CATEQUESE CAMINHANDO


Essa dinâmica foi enviada pela Catequista Carolina Cristina da Silva de Mogi das Cruzes-SP.
Carol, muito obrigada pela dica!!!
Temos certeza que todos irão gostar.

Abraços,
Clécia e Sandra


Material: um copo, uma colher, sal, um ovo e pires.


Enquanto estiver falando do que acontece para quem peca,coloque o ovo dentro do copo com água e chame a atenção pelo fato do ovo afundar rapidamente.
Retire com uma colher o ovo de dentro do copo e coloque-o no pires.
Fale sobre a importância do sal nos alimentos, que conserva e dá sabor. Compare o sal com a graça de Deus em nossa vida.
Coloque o sal na água do copo. Mexa com a colher por uns instantes para que se dissolva, enquanto o sal se dissolve , desaparecendo, fazer a comparação que quando confessamos nossos pecados ao Sacerdote e estes vão se consumindo até desaparecerem ao receberem a absolvição dos pecados.
Diga que assim como os alimentos sem sal ficam ruins, sem gosto, nossa vida em pecado é também ruim, sem graça.
Agora coloque o ovo dentro da água salgada (ele irá flutuar) e vá dizendo o que acontece com quem se confessa: fica leve, livre de todo o peso que tinha antes de confessar-se.Diga qual importância de confessarmos os pecados e de vivermos na graça de Deus.

10 comentários:

  1. Ótima sugestão para refletir sobre este sacramento tão importante. Obrigada por partilhar. Já estou levando a idéia para ser usada em minha comunidade. Que Deus te abençoe e te guarde. Um grande abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, Paula!
    É de tamanha importância que as crianças saibam o sentido deste sacramento, e explicando junto com a dinâmica deixa o encontro de catequese mais criativo , interessante e proveitoso! Valeu pela sugestão :)
    Um abraço fraterno, paz e bem!
    http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula...

    passo para lembrar de nossas troquinhas de páscoa...

    já está planejando o presentinho do seu amigo secreto?

    Bjo

    catequeseepartilha.blogspot.com

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  4. ótima ideia de falarmos sobre o sacramento da confissão ideal para as criança que vão se confessar para fazer a primeira eucaristia, obrigada pela partilha.
    katiuscia

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Paula, a paz! Quero esclarecer um pequeno mal entendido. As imagens das orações que publiquei no meu blog, eu tinha guardadas há bastante tempo, antes mesmo de pensar em criar um blog, algumas, inclusive, eu mesma fiz a tradução, como é o caso, por exemplo, da Salve Rainha e do Ato de Contrição. Quando publiquei, não lembrava exatamente onde e como eu havia encontrado. Lembrei então que aquele blog que eu citei me serviu e serve de inspiração para vários trabalhos. Não tive, nem tenho a intenção de ser desleal com o autor, tanto que tenho o cuidado de citar a fonte das postagens que não são de minha autoria. Por esse motivo, não vou trocar a fonte, mas acrescentá-la como co-autora da postagem. Desculpe-me por ter publicado seu trabalho sem a devida citação, mais uma vez, afirmo que não tive a intenção. Que Jesus te abençoe, te proteja, te guarde e te conceda a paz. Uma Semana Santa bem abençoada pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  6. Passo para desejar uma boa semana santa pra você.

    bjo

    http://catequeseepartilha.blogspot.com.br/

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  7. Ótima dinâmica adorei vou fazer domingo com meus catequizandos

    ResponderExcluir
  8. AQUI NA NOSSA PAROQUIA ESTAMOS FAZENDO TIPO RETIRO COM DINÂMICAS INCLUSIVE ESTA DO OVO,APÓS ACONTECE A CONFISSÃO E OS PAIS SÃO CONVIDADOS PARA FAZER O ALMOÇO E TRAZER PARA SER PARTILHADO COM TODOS ESTA SENDO MUITO BOM

    ResponderExcluir
  9. Obrigada,precisava de uma dinâmica sobre esse assunto,abs...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal, vou aplicar hoje com minhas crianças! Parabéns pela criatividade e amor.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!