27 de fev de 2012

Sugestões práticas para a Campanha da Fraternidade 2012



Chegou o tempo quaresmal,tempo em que a Igreja do Brasil nos leva a refletir sobre algum tema relacionado a situação do País,e este ano não será diferente,pois refletiremos sobre a questão da saúde pública.Por isso postarei algumas sugestões de gestos concretos sobre o tema: "Fraternidade e saúde Pública".

1.Realizar um Encontro formativo com os catequistas e pais dos catequizandos,com profissionais da saúde afim de esclarecer como anda a real situação da saúde em nossos bairros e cidades.

2.Propor parcerias com Pastorais ou órgãos que trabalham com DOENTES afim de conhecer de perto essa realidade.(Vicentinos,Pastoral da Criança,Pastoral da Pessoa idosa,Agentes de saúde e outros...)

3.Realizar um ato solene com as Crianças da Catequese em frente a estabelecimentos de saúde (unidades de saúde dos bairros,PSF e outros).Um exemplo seria rezar um terço onde cada mistério contemplado poderia ser uma passagem bíblica encenada e que fale de milagres,ajudas ou curas (cura dos leprosos,bom samaritano,etc...).

4.Concurso de paródias,desenhos e produção de textos sobre a campanha da fraternidade deste ano.

5. Sugerir as crianças visita aos enfermos da comunidade,e em suas casas pedir as crianças para rezar com eles,cantar ou ajudar em algo que seja preciso.

6.Realizar uma via sacra com as crianças ,levando em consideração a via sacra que a saúde passa no Brasil...

7.Convidar pessoas idosas da comunidade afim de que as crianças perguntem como era que eles tratavam das doenças antigamente,ou até mesmo ensiná-los a fazer remédios caseiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!