12 de jun. de 2008

Teatro Festa Junina e a vida dos santos juninos dedicados a DEUS.

Algumas pessoas vestindo trajes caipiras entram cantando:
_ “Eu pedi em oração, ao querido São João, que me desse o matrimônio...São João disse que não, São João disse que não, isso é lá com Santo Antônio!!”
_ Eu gosto muito do mês de junho porque é cheio de festas para gente ir!!!
_ É mesmo! Mas você sabia que toda essa alegria vem de antigamente, quando comemoravam no mês de junho o início do preparo da terra para o plantio. Hoje, a festança começa no dia 12, véspera de Santo Antônio, e termina no dia 29, dia de São Pedro e São Paulo. No meio, está a noite de 23 para 24, dia de São João Batista.
_ Nossa!! Quantos santos em um só mês!!! Mas a história de alguns deles eu conheço, como por exemplo, a de São Pedro. Pedro chamava-se Simão. Ele era um simples pescador até que foi chamado para ser um dos doze apóstolos de JESUS. JESUS lhe deu o nome de Pedro que quer dizer pedra e disse: "És Pedro! E sobre esta pedra construirei minha Igreja". Pedro viveu muitos anos após a Ressurreição de Jesus, dedicando sua vida à pregação do Evangelho para as pessoas. Pedro é o primeiro papa da Igreja!
_ Que bacana!! E a história de Paulo é também muito interessante! Seu nome original era Saulo. Ele perseguia os cristãos. Um dia, no caminho de Damasco, veio uma luz do céu, mais brilhante que a luz do sol e derrubou-o. Ouviu-se então uma voz que dizia: "Saulo, Saulo, porque me persegues? Respondeu ele então: "Quem és tu Senhor?" Ele respondeu: "Eu sou Jesus a quem tu persegues. Levanta-te e vai à cidade e aí se te dirá o que te convém fazer. Paulo foi para cidade, ficou cego, sem comer, nem beber, orando e meditando sobre a revelação que Deus lhe fizera. Ao terceiro dia, o Senhor mandou que Ananias fosse ver Paulo e impor-lhe as mãos para recobrar a vista. Ananias obedeceu. Paulo confessou a sua fé em Jesus, recobrou a vista e recebeu o Batismo; e daqui em diante começou a pregar em toda a parte que Jesus é o Filho de DEUS!!!
_ Muito legal!! Já a história de Santo Antônio é mais recente. Seu nome era Fernando. Nascido de família rica, formou-se padre. Aos 25 anos, trocou a Ordem de Santo Agostinho pela Ordem dos Franciscanos. Adotou o nome de frei Antônio. Passou os cinco últimos anos de vida em um convento de Pádua, na Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos. Por isso, é chamado de Santo Antônio de Pádua.
_ Já São João é primo de JESUS e filho de Isabel e Zacarias. João Batista batizou Jesus. João Batista vivia no deserto e comia gafanhotos e mel. Ele pregava a conversão e a chegada do cordeiro de DEUS, que é JESUS. Por isso, a imagem de São João Batista é apresentada como um menino com um carneirinho no colo.
_ Todos esses homens têm algo em comum...
_ Acho que já sei!! Todos se tornaram discípulos de JESUS de verdade, amando-o mais que às outras coisas!
_ É isso aí!! JESUS não quer que deixemos de amar nossos pais, irmãos e amigos, e sim que coloquemos a vontade de DEUS em primeiro lugar em nossa vida!!
Saem cantando:
__ “Eu pedi em oração, ao querido São João, que me desse o matrimônio...São João disse que não, São João disse que não, isso é lá com Santo Antônio!!”

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. TIA PAULA,
    PARABÉNS PELO TRABALHO , QUE DEUS TE ABENÇÕE E LHE CUBRA DE GRAÇAS , POR FAVOR CONTINUE ENVIANDO SUGESTÕES DE ATIVIDADES E TEATROS SOBRE OS EVANGELHOS DO DOMINGO PARA SEREM TRABALHADOS NOS ENCONTROS DE CATEQUESE E OS TEATROS NA CELEBRAÇÃO.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Sou Catequista na Paróquia Santissimo Sacramento em Rib.Neves-MG e sempre consulto o blog para encontrar sugestões para os encontros. Obrigada pela ajuda, é bom saber que a internet também é um meio de evangelizar.
    Deus abençõe a todos.
    Joelma.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!