29 de jan de 2008

Workshop ensina como evangelizar crianças

O workshop para o Ministério para as Crianças no Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios teve início com animação da equipe de Uberlândia-MG. A coordenadora diocesana, Daniela, exemplificou de várias maneiras como falar querigmaticamente sobre o amor de Deus e sobre os outros temas do querigma a partir de brinquedos lúdicos.


Ane Rose, coordenadora do Ministério para as Crianças de Brasília, apresentou a Coroinha do Menino Jesus que é composta por doze contas, as mesmas representando cada idade de Jesus de um aos doze anos. Essa é uma forma de se rezar com as crianças buscando cura interior, pois ao conduzir as passagens da infância de Jesus fala-se às crianças sobre o seu crescimento ou o que é típico a cada idade, baseado nas teorias de desenvolvimento infantil.


Após o intervalo, Daniela, coordenadora da Diocese de Uberlândia, partilhou mais sobre o querigma para crianças, como pedir a efusão do Espírito Santo com a dinâmica do balão, a caixa de presente, a historinha do carrinho entre outras. Falou também sobre a Língua de Santo Antônio, que é uma relíquia da Igreja, e representando o Santo e sua língua, um boneco de E.V.A.. Contou que sua língua continua incorruptível, pois a usava para falar do amor de Deus.


Após o intervalo, Ana Paula coordenadora estadual do Ministério para as Crianças de São Paulo, discorreu sobre a importância de se defender a vida em todos os seus estágios, pois o tema da Campanha da Fraternidade 2008: “Escolhe, pois a vida”, suscita preparar um material querigmático para apresentar este tema às crianças nos Grupos de Oração Infantis.


Assim como com o tema da Campanha deve-se estar em unidade, pesquisar e estudar sobre os documentos da Igreja referentes às crianças. A CNBB designou o ano de 2009 como o ano da catequese e preparou formação através de Documento, este é um material que deve ser lido hoje, assim como os Documentos Calechesi Tradende, Catequese Renovada, Diretório Geral para a Catequese, Criança Mídia de Deus e o imprescindível Documento de Aparecida. Tais documentos devem nortear o trabalho realizado com crianças dentro da Igreja, assim estar-se-á em unidade.


Ressaltou a importância de se ter um cadastro nacional de servos dos Grupinhos e também das coordenações diocesanas e estaduais. E divulgou a cidade que acolherá o próximo Congresso Nacional do Ministério para as Crianças que será em Joinville, Santa Catarina, de 14 a 16 de novembro.


Susan, coordenadora do Ministério para as Crianças na Diocese de Manaus e também coordenadora estadual do Amazonas, partilhou seu testemunho em tais lideranças revelando as dificuldades que tem enfrentado e as vitórias que mostram que este é um projeto do coração de Deus. O encerramento contou com muita oração, louvor e a benção do Frei Nélio também de Manaus.




Débora Magalhães – Ministério para as Crianças – Arquidiocese de São Paulo


Fonte: http://www.rccbrasil.com.br/

Um comentário:

  1. Ola a Paz de Jesus e o Amor de Maria!!!
    Meu nome é Luane, tenho 18 anos, moro em Guarulhos...Gostaria de saber quando tera mais formaçoes para coordenadores e servos do Ministerio para Crianças e onde sera...Pois nos iniciamos em nossa paroquia em outubro do ano passado o Ministerio Vidinha Nova e gostariamos de estar fazendo formaçoes e especializaçoes para podermos melhor nos envolver com as formas de evangelizaçao...
    Desde ja agradeço e fico no aguardo de uma resposta...Fiquem na Pa do Senhor.....bjs
    http://vidinhanovarcc.blogspot.com/
    Esse é o link do nosso ministerio......Bjssssss..

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!